O Brasil é um dos maiores países do mundo, não é verdade? Com uma dimensão considerada como um continente dentro de outro, o nosso país começou a ser formado não a partir de 1500, mas sim a partir de 1490, quando o primeiro colonizador europeu, o espanhol Cristóvão Colombo, desembarcou na atual América Central, dando brecha para outros colonizadores se aventurarem no mar em busca de novas terras e, consequentemente, novos recursos minerais e naturais pronto para serem explorados.
E, justamente, essa sede por metais preciosos e outros recursos da natureza fizeram com que a natureza começasse a perecer muito cedo. E não somente aqui na América do Sul: no mundo inteiro onde o colonialismo começou a mostrar a sua verdadeira face. Nesse sentido, o resultado de séculos de exploração desenfreada está acontecendo agora: aumento nas temperaturas, aumento da poluição, aumento do lixo em rios e mares, enfim. Uma verdadeira tristeza.
Voltando ao Brasil, por causa de sua grande extensão, existem mais de cinco mil quinhentos e cinquenta municípios registrados por aqui, sendo esse número maior no estado de Minas Gerais, que consegue concentrar mais de 850 municípios em seu território. O curioso nesses casos não é o grande número de municípios, mas sim os nomes deles: Em Minas, por exemplo, existem cidades exóticas como “Pintópolis”.
O estado de São Paulo, também, não fica muito atrás quando o assunto é “nomes exóticos”: várias são as cidades que tem nomes bastante peculiares também. E, o nosso artigo de hoje será dedicado a uma dessas cidades: vem conhecer um pouco mais sobre a interiorana Fernandópolis.
A Cidade de Fernandópolis
É um município brasileiro que está localizado no noroeste do Estado de São Paulo, estando a uma altitude de quinhentos e trinta e cinco metros em relação ao nível do mar. A população estimada da cidade é de setenta mil habitantes, com uma área equivalente a quinhentos e cinquenta mil quilômetros quadrados. A cidade está localizada a exatos 554 quilômetros de distância da capital do estado, a cidade de São Paulo. Além do município, ele também é formado pelo distrito de Brasitânia.
Assim como a maioria das cidades pequenas do país, Fernandópolis foi fundada recentemente, em 1939. A fundação da mesma se deu com o levantamento de uma capela católica, como uma benção inicial ao novo lugar. Posteriormente, a capela foi derrubada para o erguimento da Igreja Matriz da cidade. Em 1943, o interventor Federal Fernando Costa, que governou o estado de São Paulo de 1941 a 1945, visitou o arraial , sugerindo que os habitantes se reunissem com Brasilândia (que mais tarde virou brasitânia) para se tornar uma cidade. E, como uma homenagem ao homem que deu a ideia às autoridades, a nova cidade passou a se chamar, então, Fernandópolis.
O Distrito de Fernandópolis e a Sua Posterior Importância
Só que, até o ano de 1944, Fernandópolis foi considerado como um distrito do município de Tanabi. Só em 1945, portanto, é que a cidade foi elevada como cidade propriamente dita.
A importância de Fernandópolis se fez na agropecuária: era conhecido que a criação de Gado em Minas Gerais e no Sul do estado de Matogrosso meio que forçou uma ligação entre Santana do Parnaíba e uma região que estava em pleno desbravamento no interior: a conhecida “Estrada Boiadeira”. Atualmente sendo território de Mato Grosso do Sul, esta fez com que essa estrada fosse uma ligação entre os boiadeiros sul-mato-grossenses, passando por São José do Rio Pardo e, em seguida, atingir Barretos, importante região agropecuária do Brasil.
Assim como a maioria das cidades do Sudeste, a vegetação que se encontra em Fernandópolis nada mais é do que grandes vestígios da Mata Atlântica que, um dia, ocupou a maior parte do litoral brasileiro e de parte do seu interior, hoje se encontrado em apenas sete porcento de sua mata original. Em relação ao seu clima, a apresentação de um clima bastante marcado, com um inverno seco e um verão bastante úmido faz com que haja relação com o clima tropical que predomina na maior parte do território Brasileiro.
Em relação a informações econômicas, Fernandópolis se destaca por ter um PIB de 1,6 milhão de reais, além de apresentar um IDH de 0,797, considerado alto.
O Toque de Recolher
Uma das maiores curiosidades que envolve Fernandópolis é a presença de um toque de recolher para todos os menores de 18 anos. Essa é, inclusive, uma das medidas mais pioneiras que foram tomadas em relação ao resto do país, já que, além de Fernandópolis, apenas 100 outros municípios tem uma lei parecida. Em 2005, essa lei foi sancionada por um juiz da cidade, como uma forma de diminuir os índices de violência na cidade. Essa decisão, porém, não foi uma unanimidade na cidade, despertando diversos questionamentos acerca da atuação do magistrado.
Esse questionamento, por exemplo, perdurou até 2012, quando, depois de uma análise de órgãos do governo, foi constatado que a lei mais maquiava um problema do que o resolvia, efetivamente. Apesar dos efeitos sentidos na diminuição da criminalidade e de porte de drogas por meio de menores, a portaria foi cassada nesse mesmo ano.
Durante muito tempo, a agricultura foi a principal atividade econômica da cidade, onde o café era o principal item a ser comercializado. Porém, com as diferenças dos solos que existem na cidade, o café abriu espaço para outros tipos de cultura. Atualmente, o setor que mais retorna para o município é o setor de serviços, com quase 70% do PIB da cidade.
Multiflora Fernandópolis
Como já dito, a cidade de Fernandópolis apesar de não ter uma população muito grande apresenta uma importância nunca antes vista na região, principalmente em relação à sua natureza. A cidade conta com a Multiflora Fernandópolis, que pode te atender em necessidades relacionadas com a floricultura. No link a seguir, há algumas informações sobre a Multiflora: