As flores precisam sempre de cuidados especiais, mas quando o outono se aproxima e mais ainda, com a chegada do inverno, esse cuidado deve ser redobrado. Na verdade, não é cuidar mais na estação fria do que era feito antes, mas dar uma atenção diferenciada neste período.
Imagina que depois de ficar meses sob a temperatura alta do verão e aqui no nosso país, o calor já começa na primavera, as flores se preparam para se “recolher” no inverno. E neste período é hora de dar a elas um outro tipo de atenção.
Para as flores funciona dessa forma, chega o outono e para elas inicia-se um outro período. Não importa se elas estão plantadas no seu jardim ou em vasos, em ambos os casos, elas sofreram com as altas temperaturas do verão. Para as flores a chegada do outono e depois do inverno é um momento para que elas se recuperem e voltem a estar lindas na próxima primavera.
Os Cuidados Devem Começar no Outono
Nós vamos falar do cuidado com as flores no inverno, mas não seria possível sem falar antes no outono. Será nessa estação do ano que você deverá dar início a realização de adubação e limpeza das suas flores e plantas.
É hora do que chamamos de “faxina geral” e o primeiro passo para essa faxina é justamente a limpeza. Então, faça uma “fiscalização” em todas as suas flores e elimine as ervas daninhas e os insetos. É muito comum que um e que outro tenham invadido o seu jardim ou os vasos de planta durante o verão e não os perca de vista porque costumam fazer o mesmo até no inverno.
Outra parte importante da faxina das suas flores é a poda de limpeza, isto é, retire todos os galhos secos e folhas velhas das plantas. Se precisar de uma ajuda, use um rastelo para facilitar.
O canteiro que está formado também deverá receber uma boa manutenção e outra coisa muito importante que deve ser feita é escarificar, isto é, mexer na terra para entrar mais oxigênio e dar mais aeração as raízes. Porém, os jardineiros explicam que pás e enxadas não devem ser usado para fazer esse trabalho, o indicado são o sacho ou escarificador. São ferramentas apropriadas porque não danificam as plantas mesmo sendo possível chegar no espaço entre uma e outra.
Terminada a tarefa de faxina geral é hora de adubar o solo. Não importa se as flores foram plantadas no chão ou no vaso, com a ajuda de um ancinho mexa na terra, somente na superfície dela. E os ingredientes mais indicados para fazer o adubo são os orgânicos, como por exemplo, torta de mamona, farinha de osso e húmus de minhoca.
Fique Atento a Alguns Detalhes Para não Prejudicar as Suas Plantas
É preciso conhecer bem as plantas que temos em casa para cuidar de cada uma delas como se deve. No caso da poda, por exemplo, as suas plantas que tem como o período de floração o inverno ou o começo da primavera, não podem ser podadas durante o outono, isso iria interferir no processo.
Outras plantas que não devem passar pela poda durante o outono e nem durante o inverno são as que possuem folhas crescendo dirigindo as folhagens, são as chamadas podas educativas. Por isso, limite-se a poda para retirar os galhos secos, as folhas velhas e com tonalidade amarelada. É um modo de permitir que o pouco sol que virá nos próximos meses chegue entre toda a planta.
Só quem não pode esperar de jeito nenhum a poda completa é a cerca viva.
Como Fazer a Poda nas Plantas Durante o Outono e o Inverno
Não confunda poda com sair arrancando galhos secos e folhas amareladas de qualquer jeito, existe a maneira correta de fazê-la e para o bem das suas flores é melhor segui-la.
A poda deverá ser sempre feita com uma tesoura apropriada para floricultura e que tem a ponta fina, assim será mais fácil chegar a pontos difíceis, como é no caso de cercas vivas e de arbustos. Porém, algumas hastes são lenhosas, e neste caso, a tesoura de ponta fina deverá ser substituída por um utensílio mais forte. Caso você tente podar com a tesoura fina acabará criando um efeito mastigado no caule.
Aliás, as flores só não serão prejudicadas durante a poda se os utensílios forem sempre bem afiados.
No caso das folhas velhas e feias deverá ser feito um corte na extremidade do pecíolo, isto é, bem localizado no encontro do ramo e da folha.
Cuidados Essenciais com as Flores no Inverno
Além da poda e dos cuidados de limpeza as suas flores também vão precisar de mais atenção especial.
É comum que a partir do outono, as plantas comecem a perde as folhas e isso fará com que você consiga observar se será necessário dar “apoio” ou não a elas, como por exemplo, usando treliças ou qualquer outro tipo de suporte.
O suporte é uma forma de ajudar que os ramos da suas flores consigam crescer na direção certa e isso acontecerá no verão. Por isso, no inverno é necessário corrigir o problema. Antes de colocar o suporte, retire alguns ramos, caso considere necessário. Devem ser retirados aqueles que estão com pragas, por exemplo, ou estão quebrando, aqueles que possuem um ataque maciço de insetos, entre outros problemas. Como diz o ditado “é melhor cortar o mal pela raiz”. Assim, passando o inverno a sua planta estará linda de nova para primavera e verão.
Cuidado Para não Encharcar as Plantas Durante a Rega de Inverno
É inevitável que a rega no inverno tenha que ser mudada, uma vez que mudando a temperatura, isto é, com menos calor, as suas flores vão precisar de menos água. Até porque a evaporação no outono e no inverno são é bem menor do que aquela da primavera e verão. E por isso é necessário muita atenção para não inundar as suas plantas.
Sem falar que ainda tem um outro particular durante o inverno, que a quantidade de chuvas tende a ser menor e o solo por sua vez como a ficar mais seco.
O inverno se trata de um período delicado para não errar na mão e colocar mais água ou menos água do que suas flores precisam. O ideal é que o solo esteja sempre úmido. E uma boa dica é caprichar na quantidade de húmus de minhoca para ajudar com mais nutrientes para suas flores.
Flores inverno
Podendo ser usadas em diferentes ambientes, as flores de inverno dão um grande realce nas decorações. Geralmente as flores de inverno costumam ser mais resistente e com uma beleza única. Vale ressaltar que essas flores necessitam de mais tempo no sol, mas também não é uma boa ideia deixá-las o tempo todo em contato com geadas, pois isso pode acabar com as pétalas. Separamos para vocês alguns exemplos dessas flores de inverno:
- Boca de leão.
- Begônia.
- Camélia.
- Cíclames.
- Cravos.
- Lírios.
Todas elas podem ser cultivadas tanto dentro quanto fora de casa, porem para que elas possam desabrochar utilizem sempre terra vegetal, úmida e adubada.