Você sabe o que é o composto orgânico e a diferença que ele faz para que a sua planta cresça forte e bonita? Se tem um composto orgânico transformando a matéria orgânica em um “produto” que serve para usar no cultivo de qualquer espécie.
O “processo” para se obter esse material é chamado de compostagem que nada mais é do que a decomposição feita pelos micro-organismos, que são chamados de agentes. O composto orgânico pode substituir os fertilizantes que encontramos em lojas especializadas.
É Possível Produzir o Próprio Composto Orgânico
Não é necessário muita técnica, maquinário e espaço para fazer o composto orgânico em casa, que vale ressaltar, também pode comprar em lojas especializadas. Um metro cúbico no seu jardim é o suficiente para fazer uma boa quantidade de composto orgânico.
Deixar uma caixa pequena com terra e minhocas e ir colocando cascas de verduras e frutas, por exemplo, rende um excelente composto orgânico. Não pense que para fazê-lo é sempre necessário fazer o uso de esterco.
O objetivo do uso do composto orgânico no cultivo é ajudar que as plantas cresçam fortes e bonitas e para isso, não é necessário fazer uso em grande quantidade. Basta pouco desse composto misturado a terra e pronto. Ele dará mais energia e o seu cultivo dará o melhor resultado.
A Diferença que faz o Composto Orgânico no Cultivo das Plantas
- Quando colocamos um pouco de composto orgânico na terra ela está sendo enriquecida e bons micro-organismos se desenvolverão, melhorando-a ainda mais. Isso porque eles deixam no solo nutrientes que são excelentes para as plantas.
- O composto orgânico também ajuda as plantas porque ele faz alterações na estrutura do solo. Ele faz com que o solo fique mais permeável, o que significa uma boa capacidade de reter água. Sem falar que o solo fica mais arejado. Desta forma, as raízes da planta cultivada encontram um excelente ambiente para crescer.
- As raízes ficam mais fortes com o uso do composto orgânico.
- Um bom uso do composto orgânico é no solo argiloso para deixá-lo mais permeável. O mesmo se observa no solo arenoso. Quando se retém um pouco de água nesse tipo de solo se tem um aproveitamento melhor dos nutrientes.
Para Fazer um Bom Composto Orgânico dá Para Usar:
Você pode usar para fazer o composto orgânico em casa: fúngicos, restos orgânicos animais e vegetais. São exemplos de compostos que podem ser usados para fazer uma decomposição rápida e ter um bom composto. Dá até mesmo para misturá-los.
Voltando a falar dos micro-organismos, que dão uma forcinha para as plantas oferecendo energia. Se alimentam e ficam mais fortes com carboidratos e proteínas. Por isso, siga a “receita” para ter um bom composto orgânico para ajudar a sua planta crescer:
- São fontes de proteínas e podem fazer parte do composto orgânico:
restos de comida fresca, grama que tenha apenas sido roçada, cascas de frutas e brotos. E ainda, mamona, algodão e torta de soja.
- São fontes de carboidratos para as suas plantas: farinha de sangue, chifre, estercos e ossos.
- Os alimentos secos e fibrosos são aqueles que possuem mais energia, isso porque o nível de celulose e lignina deles é muito mais alto. Esses são chamados de carboidratos complexos. Veja alguns exemplos: serragem, folhas secas, palhas, papel, galhos e apararas.
O grande segredo para se ter um bom composto orgânico que ajude as suas plantas crescerem é buscar enriquecê-lo o máximo possível, por isso, quanto mais alimentos ricos de fontes de nutrientes é muito melhor.
É muito importante que esse composto orgânico seja equilibrado na proporção proteínas (nitrogênio) mais carbono (carboidratos complexos). Então, caso você opte por fazer em casa esse composto orgânico busque a relação nitrogênio e carbono, que deve ser respectivamente, 1 e 30. Isto é, uma parte de nitrogênio para cada 30 partes de carbono.
Os micro-organismos usam somente 3 das 5 partes de carbono e a proporção passa ser de 10 por 1. Por isso, é muito importante que a proporção seja respeitada, não deve ser superior nem inferior para garantir o bom crescimento da sua planta. Se você erra nas proporções corre o risco de fazer mal a sua planta.
Quando a opção é pela pilhar de serragem o processo de decomposição é bem mais lento e a explicação é simples, a falta de proteínas. Neste caso, é melhor optar pela pilha de grama, que vai bem mais rápida, graças a relação que existe entre nitrogênio e carbono, que é de 1 para 30. No caso da grama, porém, se percebe a falta dos materiais que liberam a energia necessária para sua planta que são as fontes de carbono. E outro problema de fazer a compostagem de pilha é o nitrogênio que acaba sendo liberado em forma de amônia e o cheiro não será nada agradável.
Para que as Suas Plantas Sejam Beneficiadas com o Composto Orgânico
O composto orgânico funciona sim, mas para isso é necessário que ele tenha sido feito da forma correta. Quando é comprado é fácil saber é perfeito e ajudará no crescimento da sua planta, mas quando nós mesmo é que o fazemos pode ser que sim pode ser que não. Mas, tem um jeito de saber se o composto orgânico feito por você mesmo foi feito como se deve. Veja!
- É necessário pegar um pouco do composto orgânico na mão e com a outra mão ir jogando um pouco de água, bem pouquinho. Depois feche a mão, apertando bem e termine esfregando uma na outra, como se estivesse lavando as mãos. Agora abra a mão e confira o resultado do teste:
- Composto orgânico cru: quando as duas mãos ficam limpas.
- Composto orgânico quase cru: quando as mãos ficam um pouco sujas.
- Composto orgânico pronto para usar: quando as mãos ficam brilhando e com a cor preta.
Outra forma de avaliar se o composto orgânico está pronto para ajudar as suas plantas crescerem é fazendo todo o processo e depois lavando as duas mãos em uma bacia. Verifique a cor da água.
- Se a água ficar amarelada é porque o composto orgânico está cru.
- Se a água ficar amarelada mais para marrom é porque o composto orgânico está quase cru.
- Se a água ficar preta é porque o composto orgânico já está pronto para ser usado.