Ter flores perto da gente é sempre uma satisfação. Isso porque a presença de plantas (e animais) sempre deixa o ambiente mais animado, sem aquele clima mórbido que muita gente não gosta. Apesar de que animais tem uma alegria e energia boa em dobro, cultivar plantas é uma das maneiras mais fáceis de estar ligado junto ao meio ambiente.
Isso porque elas precisam de cuidados mínimos para sobreviver, podendo ser cultivadas, inclusive, em locais onde não há muito espaço (como apartamentos, por exemplo). Fora que elas também deixam o ambiente muito mais bonito, dependendo de suas folhagens e, claro, da cor de suas flores.
A flor que será tratada nesse artigo é a Gardênia, cuja aparência chama muito a atenção.
A Gardênia
A gardênia nada mais é do que uma das flores mais cultivadas pelos jardineiros amadores do planeta. Isso se dá por ser uma planta de muito fácil cultivo, na qual é um gênero com mais de 140 espécies, estando localizada em vários locais do planeta, como a região tropical e subtropical da Ásia, Austrália e Oceania. O seu nome, Gardênia, está totalmente atrelado a uma homenagem feita ao Dr. Alexandre Garden, um importante naturalista de origem escocesa que foi naturalizado estadunidense.
Em termos mais técnicos, a gardênia é um conjunto de arbustos e também pequenas árvores que podem atingir de 1 a incríveis 15 metros de altura, na qual as suas folhas se revelam em uma cor verde escura com uma textura que é muito semelhante com a do couro.
Suas flores são consideradas solitárias ou, no máximo, em pequenos grupos, com cores que variam do branco até um amarelo mais pálido, tendo uma coroa tubular adornado por 5 a até 12 pétalas por flor. A sua floração se dá, basicamente, entre metade da primavera até o início do verão, sendo que a grande maioria das espécies de gardênia têm um perfume surpreendente.
Como já dito anteriormente, a Gardênia é uma flor que é natural de outros locais do planeta, porém, ela pode ser cultivada aqui no Brasil normalmente. Isso se dá pelas condições climáticas brasileiras serem bastante parecidas com as dos países asiáticos.
Como o ser humano gosta sempre de atrelar misticismo com tudo o que é ligado à natureza, a gardênia representa a doçura e a inocência, sendo que o amor platônico e aquele que supera fronteiras também é representado nessa flor. Se você for agraciado, em algum momento, com uma gardênia, saiba que para a pessoa que o presenteou você tem um inestimável valor: é uma pessoa muito agradável.
É muito comum, também, que a flor seja escolhida para compor buquês de casamento, justamente pelo seu significado. A gardênia cuja as pétalas são de cor branca faz referência a um amor puro. Já em relação às pétalas amarelas, estas remetem ao significado de “amor secreto”.
Cuidados com a Gardênia
Se optar por cultivar essa planta, a pessoa deve se atentar a alguns detalhes para que o cultivo possa se dar da melhor forma possível e, dessa maneira, transtornos não acontecerem durante o seu cultivo.
A primeira coisa a se atentar é que ela é uma planta que adora água. Ou seja, regá-la frequentemente é de suma importância para a sua saúde. Dessa maneira, é importante que as plantas permaneçam sempre regadas com o propósito de assegurar que ela fique úmida em todas as etapas de seu desenvolvimento.
O mesmo cuidado deve ser dispensado ao solo; afinal, nenhuma planta merece estar plantada em um solo pobre em nutrientes, não é mesmo? Manter o solo sempre adubado e fertilizado é importante para o desenvolvimento da Gardênia, principalmente nos primeiros meses.
A planta também gosta muito de sol, ou seja, a luz solar tem que estar sempre presente onde a gardênia estiver plantada.
Como várias plantas, as gardênias também sofrem com algumas doenças, sendo a mais comum a que causa a queda do broto. Porém, é registrado que a planta também sofre com as ações de insetos parasitas, como pulgões, ácaros e até mesmo fungos. Por conta disso, é importante interpretar a chamada “linguagem corporal” da planta. Ou seja, quando ela começar a apresentar queda de brotos ou as folhas começarem a amarelar, pode ser indicativo da falta de água, fertilizante, luz solar ou até mesmo o calor.
A gardênia é uma planta que gosta muito da presença de luz solar. Porém, é necessário ter um cuidado extra com ela no que diz respeito à luz solar extrema. Dessa maneira, durante os meses de calor, é importante que ela tenha momentos de sombra, para que a luz solar não a “torre”.
Um cuidado especial deve-se tomar com solo: ao adubar, prefira os adubos mais orgânicos possíveis. Desse modo, a gardênia pode crescer bem saudável e, também, evita que ela tenha problemas no futuro.
Voltando ao caso das pestes, se notar uma espécie de mosca branca pousando incessante nas folhas, o melhor a se fazer é procurar por um sabonete pesticida que é encontrado em lojas especializadas em jardinagem. Essa mosca pode acabar atrapalhando o desenvolvimento dessa planta.
Propriedades Medicinais da Planta
Assim como grande parte das plantas, a Gardênia também tem propriedades medicinais. Uma delas, por exemplo, é a de sua utilização na aromaterapia, ou seja, terapia que envolve os aromas de plantas e flores, perfeita para criar relaxamentos em pessoas tensas demais. Em sua composição há elementos e substâncias que podem ser empregados para o combate de gripes e resfriados, sendo que o seu chá é bastante consumido justamente por conta dessas propriedades.
Ou seja, a gardênia é uma planta muito completa, conseguindo ser agradável tanto para os olhos quanto para aqueles que desejam utilizá-la como presente para outras pessoas. Com certeza, essas pessoas se sentirão muito especial se ganharem essa flor como presente, pois elas se sentirão especiais. Fora tudo isso, a planta ainda tem a capacidade de ter várias propriedades medicinais com o propósito de ajudar a saúde de quem a planta. Ou seja, somente vantagens! Se for bem cuidada, todas essas vantagens serão retornadas ao cuidador. Então, fique ligado nessas dicas!