Jasmim Manga
Essa planta possui esse nome no Brasil devido à suas características físicas, uma vez que as suas flores são muito parecidas com as flores do belíssimo jasmim e suas folhas por sua vez são muito semelhantes à folhagem da árvore de mangas, no entanto ela não se trata do jasmim original, não é nem do mesmo gênero e nem da mesma família do jasmim verdadeiro. Essa variação que estamos vendo também é popularmente conhecida como frangipani e como arvore pagode, o seu nome frangipani é como ela é conhecida fora das Américas, principalmente na Europa.
A jasmim manga é da ordem Gentianales, da família Apocynaceae e o seu gênero é Plumeria e seu nome cientifico, portanto é Plumeria Rubra. Essa planta, na verdade é uma árvore que pode atingir altíssimas estaturas e chegar até os seus 6 metros, as suas flores como já dito são muito parecidas às flores de jasmim e são muito comuns na combinação das cores amarela e branca, mas pode ser vista também em outras tonalidades como na cor rosa.
O jasmim manga é natural da América ele é nativo da região do México, do Equador, também das Antilhas e por último das Guianas, mas hoje ela já pode ser vista em muitos outros países do mundo, pois nesses locais onde ela foi introduzida artificialmente. Uma curiosidade é que essa planta também tem frutos, mas esses não são comestíveis. Na verdade, há algumas pessoas que os consomem e até consideram que esses frutos de fato tenham funções e finalidade medicinal, mas o que se sabe mesmo é que eles são muito passiveis de causar alergias nos seres humanos.
Uma curiosidade sobre essa planta é que segundo as histórias sobre ela, ela costumava aparecer em cemitérios, era uma flor conhecida por isso, mas o seu “status social” mudou tanto que ela acabou por passar de planta de cemitério para planta de celebrações, principalmente de ocasiões de boas-vindas, afinal quem nunca viu o jasmim manga nas famosas vestes havaianas, nos colares havaianos, nos enfeiteis tropicais, principalmente nas famosas ilhas paradisíacas como as Maldivas ou as ilhas do arquipélago da polinésia francesa. Os jasmins manga são itens obrigatórios nas vestimentas, nas festividades e nas comemorações desses paraísos tropicais.
Características
Quanto às suas preferencias, o jasmim manga gosta muito de sol, afinal é nativo de áreas com grande incidência solar, ela gosta também de uma rega média, nem muito, mas também não pouca água, normalmente se aconselha fazer essa rega mais ou menos umas 3 vezes ao longo da semana, dependendo dos padrões climáticos. Seu plantio geralmente ocorre através da produção de mudas e pode ser feito durante todo o ano, no entanto a sua floração é mais comum de acontecer nos meses de primavera e de inverno.
Uma especificidade da Plumeria Rubra (seu nome científico) é que antes de sua floração ela perde todas as suas folhas, ficando totalmente “careca”, inclusive por isso é tão fácil identificar um jasmim manga, principalmente na sua época de florescimento, além disso outra maneira de identificá-la é pelo seu grande tamanho, afinal uma arvore de jasmim verdadeiro não é tão alta e com toda a certeza não chega a uma altura de 4 ou 6 metros.
Além da tradicional cor amarela e branca, que é a cor mais usada até mesmo nas ilhas paradisíacas onde é encontrada, as suas variações podem ser na cor branca, totalmente branca que é muito comum, na cor rosa clarinha a até um rosa mais vivo, e por último na cor vermelha, independente disso, ela é linda de todas as formas.
Um fato muito interessante sobre as Plumerias Rubras é que o seu cheiro pode ser diferente de acordo com a tonalidade de suas flores, normalmente o cheiro mais persistente e resistente é registrado para a variedade nos tons de branco completo, no entanto, o seu odor agradável é forte em todas as suas cores, por isso é uma ótima planta para se fazer perfumes e óleos essenciais, elas dão também uma fragrância muito especial aos jardins em que estão plantadas.
Como Plantar
Ela pode ser plantada por mudas ou através de seus galhos, há muitos registros do seu crescimento a partir do galho. Primeiro você tem que pegar um galho da planta, deixar secar um pouco os seus líquidos e então colocar o galho na terra, a partir deste ponto é esperar e regar quando o solo em questão estiver muito seco e com falta de chuvas, algumas pessoas dizem que ela brota logo, outras que demorou meses, o seu tempo será definido pelas condições locais, condições do solo e também pela exposição ao sol, já que ela gosta da grande incidência solar. As suas folhas podem algumas vezes demorar a aparecer, chegando a um tempo de espera de até uns 6 meses, mas tenha paciência e deixe a natureza agir nessa pequena obra de arte.