As flores desidratadas são um ótimo decorativo para festas, eventos e para a casa. Elas duram muito tempo, são lindas e naturais. Melhores do que as flores artificiais e tão lindas quanto as vivas. Mas para conseguir um efeito legal, deve-se fazer a desidratação das flores com muito cuidado, da maneira correta. Algumas espécies precisam de técnicas específicas para secar, outras podem ser feitas de várias maneiras. Veremos a seguir algumas maneiras para fazer a desidratação de flores.
Secagem de Pétalas em Livros
Para secar flores e folhas em livros você precisa escolher o momento certo para colher. As flores deverão estar bem desenvolvidas mas sem muito fenecimento. Corte as folhas com o cabo e, de preferência sem as folhas (estas tem um tempo de secagem diferente e devem ser secadas em local separado).
Depois de escolher e colher as flores, escolha um livro, ou jornal, ou lista telefônica antiga. Abra as flores com cuidado e deite a flor em uma página no meio do livro e feche. Para colocar várias flores, dê um espaço de várias páginas entre elas para ocorrer a secagem. O tempo varia entre duas a quatro semanas.
Secagem de Buquês Pendurados
Esse tipo de secagem normalmente é feita com os raminhos das flores Sempre-vivas. As Helichrysum bracteatum são perfeitas para isto, pois são coloridas, lindas, pequenas e fortes. Raramente perdem pétalas, se quebram ,ou perdem a cor.
Primeiramente junte as flores com as hastes do mesmo tamanho e prenda com um cordão (pode ser barbante). Pendure de ponta cabeça e deixe secar à sombra (essencial para manter as cores vivas), em local fresco e seco. Para armazenar o ideal é em caixas de papelão com sílica-gel junto.
Secagem de Flores em Sílica
A sílica é um material componente da areia. Ela é capaz de absorver a umidade do ambiente próximo e por isso é muito usada para impedir o desenvolvimento de mofos em diversos produtos e locais.
Você pode comprar a sílica em locais de pet shop (é usada em banheiros para gatos) ou também em lojas de jardinagem. Existe o pó de sílica e a sílica em pedrinhas. Dependendo do tamanho da flor que você escolher, o tamanho do grão da sílica pode influenciar no resultado. O material custa caro, entretanto pode ser reutilizado. Mesmo depois de úmida, basta colocar no forno baixo por alguns minutos.
Flores como as orquídeas são muito sensíveis à secagem. Acabam perdendo a cor ou quebrando. Mas usando a sílica para a desidratação isso não acontece. Para a secagem, basta colher as flores e colocar em cima de um pote com tampa cheio de sílica – coloque um pouco de sílica, coloque a flor, cubra com mais sílica. O tempo de secagem é de 48 horas.
Secagem em Areia
Para flores menos sensíveis à mudança de cor ou à quebra, poderá utilizar areia. Pegue uma caixa de papelão, forre o fundo com areia limpa e bem seca. Acomode flores e folhas com espaço suficiente, vá cobrindo aos poucos com mais areia até que cubra tudo. A secagem em areia é mais indicada para flores mais fortes, como hibisco. Se caso suas flores ou folhas perderem cor, é possível também realizar o tingimento com anilina álcool corante, tintas de tecidos ou com tintas em spray.