Tipos de Sementes

Do ponto de vista da botânica, existem apenas dois tipos de sementes: as monocotiledôneas e as dicotiledôneas. A diferença entre esses tipos de semente é a quantidade de cotilédones que contêm – um, para as monocotiledôneas e dois para as dicotiledôneas.

O cotilédone é a reserva energética da planta que é transferida para o embrião da planta durante a germinação. Quando a planta é uma monocotiledônea, isso quer dizer que ela tem apenas uma reserva energética, e quando ela é uma dicotiledônea, isso quer dizer que ela tem duas reservas energéticas. É possível identificar se a planta é uma monocotiledônea ou uma dicotiledônea através de diversas características que se manifestam na planta assim que ela sai do solo, do formato de semente.

As plantas que têm sementes monocotiledôneas têm as nervuras em suas folhas indo paralelamente uma à outra – como, por exemplo, em palmeiras e bambus -, enquanto as dicotiledôneas têm as nervuras de suas folhas indo de maneira reticulada, ou seja, sem uma ordem, elas fazem caminhos por entre as folhas – como, por exemplo, as folhas de uma roseira ou uma laranjeira.

Tipos de Sementes

Tipos de Sementes

Também é possível identificar qual o tipo de semente que a planta tem através de suas raízes: as plantas que têm apenas um cotilédone têm raízes fasciculadas, ou seja, diversas pequenas raízes que formam a raiz como um todo – elas são chamadas também de raízes em cabeleira, já que elas não têm nenhuma forma de eixo principal em sua raiz. Já as plantas que têm dois cotilédones têm raízes axiais ou pivotante – ou seja, ela tem uma raiz principal, de onde todas as outras saem. Ela não tem apenas uma raiz, mas uma delas é maior e mais grossa que as demais.

As flores também são uma maneira de identificação: as monocotiledôneas têm flores trímeras – ou seja, flores que têm três pétalas, ou então números múltiplos de três. Já as Dicotiledôneas são tetrâmeras ou pentâmeras – elas têm flores que tem quatro pétalas, ou em números múltiplos de quatro, ou então flores com cinco pétalas, ou então com números múltiplos de cinco.

Bons exemplos de plantas monocotiledôneas são o milho, bambu, cana-de-açúcar, alho, arroz, palmeira, grama e cebola. Para as dicotiledôneas, os exemplos são feijão, amendoim, café, girassol, mamão, abacate, seringueira etc.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *