Irrigação do Morango
Irrigação ajuda a maximizar a produção de morango de várias maneiras. Regula plantas de grande porte com a superfície das folhas grandes, que por sua vez produzem mais flores e frutos mais tarde. A prática também ajuda a estabelecer novas plantações e canais de enraizamento. Irrigação pode proteger a cultura contra a seca – especialmente durante o início do outono – bem como por causa da geada e calor extremo.
Aplicações de água também podem reduzir os danos às plantas jovens e frutas causadas por partículas de vento de veiculação do solo. Aplicação após a cobertura de palha ajuda a ancorar a cobertura para suportar ventos de outono. A irrigação também pode ser utilizada para incorporar os fertilizantes.
Morangos possuem baixa tolerância à secagem e drenagem pobre por causa dos sistemas de raízes. Podem ter zonas menores radiculares causadas por lesão de inverno ou estreitamento das linhas durante a renovação. Esta suscetibilidade à seca faz irrigação eficaz para a produção de morango. Um aumento de 2,5 vezes na produtividade foi gravado com cultivos sobre a irrigação. É mais eficiente para irrigar no início do dia, quando as perdas por evaporação são mínimas. A palha também reduz a evaporação a partir do solo.
Morangos podem exigir maiores taxas de irrigação ou acompanhamento rigoroso dos níveis de umidade do solo por causa de seus sistemas de raízes rasas. Irrigação localizada em solos leves com cobertura preta poli pode exigir taxas de aplicação alta. Para determinar se a umidade do solo é suficiente, use este método de teste mão:
Escove afastado da superfície do solo seco;
Pegue um punhado de solo recém-exposto e aperte levemente;
Se a bola do solo rompe facilmente ao abrir a sua mão, o solo precisa de água;
Procedimento exato seria a utilização da sonda de teste de humidade do solo chamado;
Evite irrigar pouco antes de colheita. Com base em intervalo de colheita de dois dias, irrigue após a colheita, com 1/4 a 1/3pol (6-8 mm) de água.
Durante a preparação do terreno tome medidas para manter a limpeza do local de culturas, tais como fumigação do solo e cobrir canteiros com plástico sólido.
Irrigação do Inverno
Riscos de danos no inverno podem aumentar quando as plantas estão em estresse por falta de umidade. Elas devem ter acesso ao bom nível de umidade. O processo de endurecimento frio é controlado por dias curtos e temperaturas baixas não aceleradas por umidade retida na fonte. Quantidades de chuva de outono normais devem ser levadas em conta para evitar o excesso de saturação dos solos antes de cobrir.
Tome cuidado e evite irrigação excessiva que pode lixiviar herbicidas e nutrientes para fora da zona de enraizamento. Muita umidade pode diminuir a produtividade e qualidade de frutas, aumentando as chances de desenvolvimento da podridão.
Produtores de morango podem escolher entre vários sistemas de irrigação e acessórios. Fatores a considerar são: site, custo de investimento e as exigências de trabalho e adequação do sistema para a cultura.
Sistemas projetados possuem tamanho adequado de aspersores, tubulações, bombas e filtros, todos bem definidos e capazes de atender às necessidades da cultura. Consulte especialista em irrigação ou o revendedor local de equipamentos de irrigação para obter detalhes sobre sistemas e layouts.
Um equilíbrio deve ser mantido entre os custos de tubos e da energia. Quanto maior for o diâmetro do tubo, mais custo ao investimento. Enquanto tubos menores são menos caros para comprar, mais energia é necessária para bombear a água devido ao atrito da água.
Planejamento de um Sistema de Irrigação
Mapa mostra os limites do campo e localização da fonte de água
Levante para fornecer água para o campo
Reserve local de gás natural e linhas de energia elétrica
Pontos de maior e menor em área irrigada à proposta
Tipo e profundidade do perfil do solo
Água penetrando no solo taxa
Retenção de água do solo
Quantidade de água disponível para a irrigação
Fonte de energia
Colheita Morango
Lembre-se de que morangos são escolhidos no pico de frescor suculento e não amadurecem após a colheita. Então, quando for comprar morangos, selecione aqueles que são vermelhos e brilhantes, com brilho natural, com aparência fresca de tampas verdes.
A colheita inicia após as flores desabrocharem, que normalmente leva cerca de um mês antes de os morangos ficarem maduros. A melhor parte deve manter a floração e produção de frutos durante a época de colheita. Ao olhar para uma planta durante a época de colheita é possível observar morangos em diferentes estágios de desenvolvimento: flores, pequenas bagas verdes, maiores frutos verdes, grandes bagas brancas e frutos vermelhos maduros.
Cada planta é colhida duas ou três vezes por semana. Todos os morangos são colhidos, classificados e embalados em caixas com a mão na área. Colhedores são considerados artistas de escolher morangos, uma vez que as espécies são frágeis e se machucam facilmente. Cuidadosamente escolha os frutos das plantas e organize nas caixas legais
Após a colheita os morangos correm para instalações de refrigeração onde o calor do campo é sugado para fora das bagas usando grandes ventiladores em câmaras frias que trazem a temperatura dos frutos em até 34 graus centígrados. Tops são selados com lonas forçando o ar fresco a viajar através de todas as caixas de maneira uniforme.
Os sensores de temperatura são colocados no interior dos palets de fruta para acompanhar o processo de arrefecimento e refrigeração pessoal de alerta ao final do sistema. O fruto resfriado é então colocado na realização de 33-34 graus até serem carregados em caminhões refrigerados chefiados para o mercado.
Dentro de 24h após a colheita os morangos são carregados em caminhões refrigerados para entregar às lojas e compradores de todo o país. Necessário manter a fruta perecível para atingir os consumidores em perfeito estado. Os caminhões são obrigados a manter as cargas de baga em uma 33-34 graus constantes por todo o caminho até a loja compradores.
Antes, durante e depois da colheita de morangos os produtores precisam do cuidado em respeitar princípios de segurança rígidos para garantir produto seguro e saudável ao atingir a prateleira da loja.
O morango é uma das frutas que mais recebe agrotóxicos no plantio em grande escala, sendo por isso uma das mais indicadas para serem cultivadas em casa. As mudas podem ser plantadas em vasos, embora uma plantação de maior porte ocupe muito espaço.Para começar, é preciso verificar se o clima é adequado para o plantio. O morango é uma fruta de clima temperado, que não suporta altas temperaturas ou chuvas frequentes. No Brasil, seu cultivo tem mais sucesso na região Sul, embora geadas possam prejudicar o desenvolvimento das plantas.
Caso não consiga mudas, pode partir de um morango maduro para começar sua plantação, retirando as minúsculas sementes que estão em sua casca e plantando-as em areia. Elas devem ficar na luz ou ao sol por todo o tempo, e devem ser irrigadas todos os dias, mas recebendo água de forma moderada. As mudas começam a crescer em 30 ou 40 dias, quando podem ser transplantadas para um vaso ou canteiro definitivo.
Escrito por Renato Duarte Plantier