O velho conhecido da família brasileira, um dos temperos mais usados na culinária do nosso país, o alho ou Allium Sativum, nome científico, também é usado para fins medicinais. Acostumados a ver o alho na banca do supermercado não imaginamos que a planta costuma atingir 1 metro e 20 de altura e no mínimo 50 centímetros. Quando cresce se observa o bulbo e dele vários segmentos, que são os nossos conhecidos “dentes de alho”.
Os “dentes de alho” podem ser consumidos crus, assados e cozidos e o seu principal uso é como condimento e tempero, graças ao seu forte sabor. Apesar de não serem muito usados, as sementes e as flores que surgem nos bulbilhos também podem ser consumidos. Assim como os escapos, as folhas jovens e as flores.
No caso do uso do alho para fins medicinais, é considerado ótimo para prevenir problemas cardiovasculares, entre outras vantagens para a saúde. Porém, o consumo excessivo do alho pode provocar mau hálito e um odor forte saindo pelo suor na pele.
O consumo do alho deve ser evitado por pessoas que usam algum tipo de medicamento cujo objetivo seja anticoagulante, pois o alimento aumenta o risco de provocar hemorragias. Por último, o alho ainda pode ser usado para espantar pragas de pequenas plantações e hortas no quintal, pois age como pesticida natural. Para isso, basta fazer com dente de alhos, macerados e colocá-los perto das plantas que devem ser “defendidas”.
Plantio do Alho: Clima Adequado
O alho é uma planta bem flexível que pode ser cultivado em diversas regiões com climas diferentes, isso porque tem como adequar o cultivo para cada uma delas. Porém, nas regiões com muita chuva e com muito calor, o alho não se adapta de jeito nenhum. Ele pode suportar qualquer clima desde que uma parte do ano faça frio, que pegue a parte inicial ou na metade do ciclo do plantio. A temperatura para esse período deve ficar entre 0 a 15 graus, pois isso faz com que a formação dos bulbos, os “dentes de alho”, sejam estimulados a crescerem.
Se a temperatura for acima de 25 graus, as plantas não irão formar os bulbos. Por isso, para que o plantio do alho dê certo é necessário temperaturas baixas para que ele se desenvolva como deve. Lembrando que a temperatura baixa deve ser no momento da formação dos bulbos, depois é necessário o calor para a maturação das cabeças.
Plantio do Alho: Luminosidade
A luminosidade é muito importante para o plantio do alho. Tão importante que a escolha do lugar onde ele será cultivado deve ser feita considerando as horas de luz que a planta terá todos os dias, do nascer até o sol se pôr.
Porém, observe que como existe a possibilidade de cultivares adaptados, informe-se daquele que precisa da quantidade de sol que a região onde será feito o plantio pode oferecer. Porém, qualquer forma exigirá a luz direta do sol por no mínimo algumas horas diárias.
Plantio do Alho: Solo
Se a luminosidade é tão importante o mesmo não é preciso dizer sobre o solo, existe pouca exigência da planta neste sentido. Até mesmo nos solos menos férteis, ele se desenvolve. Se queremos indicar um solo ideal para o plantio do alho podemos destacar que deve ser leve, rico em matéria orgânica e bem drenado. O pH pode ficar entre 5,5 e 8,3 e no caso de se fazer plantio em solos argilosos é recomendado fazer na forma de camalhões.
Plantio do Alho: Irrigação
O solo deve ser mantido sempre úmido e para isso é necessário a irrigação constante durante o início do crescimento. Depois a irrigação pode ser menos frequente quando se vê o crescimento dos bulbos. Quando faltarem entre 10 a 20 dias para colher o alho é hora de parar de irrigar completamente.
Para se fazer o plantio do alho pode-se usar sementes, porém, normalmente, se usa mesmo os próprios dentes de alho. Porém, caso seja para comercialização, para que os alhos não fiquem do mesmo tamanho, se recomenda separar os dentes que serão plantados e variar nas medidas no plantio. O que não é importante caso o plantio seja para uso doméstico.
Não use de forma alguma para o plantio dentes de alho estragados ou muito finos e na hora de plantar observe a profundidade de 3 a 5 centímetros. Você também pode usar sementeiras e bandejas para cultivar os dentes de alho e depois que brotarem colocá-los em um lugar definitivo. Já o espaço entre cada dente deve ser na linha de plantio entre 25 a 30 centímetros. No caso de pequenos cultivos, pode ser entre 15 a 18 centímetros esse espaço entre eles. A melhor época do ano para fazer o plantio de alho no Brasil é durante o outono, somente em regiões que faz mais frio, poderá ser cultivado ainda no verão.
Plantio do Alho: Cuidados e Colheita
As plantas invasoras podem acabar com o seu plantio de alho, por isso esteja sempre fazendo uma faxina e não deixe que elas fiquem próximas a planta. Nos primeiros três meses elas podem “tomar” para si todos os nutrientes da planta e prejudicar seriamente o crescimento da mesma.
A hora de colher o alho é bem fácil de entender, basta observar as folhas da planta, que ficam velhas, secas e amarelas. Normalmente, isso acontece entre a semana 16 a 36 depois que o plantio do alho foi concluído. Essa variação tem a ver com o tipo de cultivo que foi usado e a região, além da estação do ano.
Porém, não tem erro, observe as folhas velhas que ficam amarelas e secas. Na hora de colher, a planta deve ser retirada por inteira, sem que retirar as folhas. O melhor momento para fazer a colheita é nos dias com sol e secos.
Depois tem a fase chamada “cura”, momento que serve para que a planta perca o excesso de água. Será necessário deixar os bulbos colhidos no sol, normalmente, por alguns dias, para que fiquem secos.
Quando você observar que eles estão totalmente secos, podem ser guardados em lugar fresco e seco, o mesmo tipo de ambiente que eles devem ser guardados e que ainda tenha boa ventilação. Quando amarrados juntos eles duram muito tempo, mas soltos, fora da cabeça, apodrecem logo.
O alho é utilizado no mundo inteiro principalmente para fazer temperos. Eles possuem diversos formatos que variam bastante de acordo com os continentes. São plantados com bastante facilidade em qualquer residência. Conheça algumas dicas interessantes sobre o plantio de alho.Definir qual é a melhor época de plantio que define conforme os períodos quentes existentes no ano.
Somente retire o alto quando as folhas estiveram secas, momento exato no qual o dente de alho está no formato ideal para ser consumidoDeixe o solo com bastante profundidade.Qualquer plantação pequena fica preparada mais rápida e pode ser feita de forma manual.Plantações grandes demandam tempo maior devido a força necessária para fazer brotar o broto.Hoje em dia, os maiores plantadores idealizam diversas formas para realizar o plantio do alho. Entretanto, este formato de cultivo demanda temperatura que deve ficar entre vinte e quinze graus, além da constante necessidade de luz solar.