A erva-de-gato, conhecida também pelos nomes menta-de-gato, hortelã-de-gato, hera-persa, gatária, bombocado-de-gato, erva-gateira, erva-gato, erva-dos-gatos ou neveda-dos-gatos, é uma planta originária da Ásia, África e Europa. Pertencente ao gênero Nepeta, que conta com mais de 250 espécies, possui esse nome devido à atração que causa aos felinos: a erva-de-gato traz uma substância chamada Neptalactone, que atua como feromônio, atiçando e relaxando grande parte dos felinos.
A altura das ervas-de-gato não ultrapassa os 100 centímetros, suas folhas apresentam-se na cor verde acinzentada e seu aroma é espetacular. O seu plantio se dá em vários ambientes, tanto externos quanto internos. Pode ser cultivada tanto isoladamente quanto em grupos. O seu uso mais popular se dá em jardins campestres e em casas de campo, interior.
Além de ser uma boa opção para jardins, as suas folhas possuem qualidades medicinais, que atuam como analgésico, calmante, expectorante, antitérmico e sedativo, podendo curar cólicas abdominais, bronquite, catarro, inflamações e febre.