Rosa Cor Telha
As rosas são flores lindas, as favoritas da maioria das pessoas. Elas contam com uma variedade de cores incrível. Além das cores naturais, também é possível enxertar as mudas para obter uma tonalidade bem diferente da original.
Uma das cores que podemos obter através do enxerto é a rosa cor telha. Um tom que encanta qualquer pessoa. Além de linda e perfumada, essa roseira também fica muito resistente. É possível encontrar rosas nessa cor para comprar pela internet a preços bem atrativos.
Enxertia de Rosas
A enxertia de rosas consiste em propagar os vegetais, fundindo um pedaço de uma espécie de planta à outra. Podemos propagar as rosas de maneira bem simples, apenas podando. Ou podemos usar o enxerto também.
Qual a Melhor Época Para Enxertar a Rosa?
O ideal é realizar o enxerto no verão, após o ciclo da floração. Pois, nessa época, o fluxo da seiva é mais intenso nas plantas. Quando temos mais seiva e nutrientes fluindo, as chances de o enxerto funcionar são bem maiores.
Como Escolher o Melhor Enxerto?
Chama-se de enxerto, ou de broto, aquela planta que implantaremos na outra. No caso das rosas, nós identificamos o melhor enxerto pela beleza das suas flores. Geralmente, é um ramo novo da rosa, cujas folhas tenham se desenvolvido bem e que tenha florescido há pouco tempo. Também é preciso que a madeira seja rígida. Escolha um ramo cujas flores tenham caído recentemente. Assim, você garante um resultado melhor.
A Escolha do Cavalo
Quando vamos fazer um enxerto, precisamos de uma planta que é comumente chamada de cavalo, onde fundiremos o enxerto. Ele deve ser a parte mais robusta e saudável. Geralmente, não é a parte que apresentas flores mais bonitas. O cavalo deve ser também de uma rosa. Caso contrário, o enxerto não pegará.
Rega das Plantas
O cavalo e o broto devem estar bem hidratadas para garantir um melhor resultado da enxertia. Por isso, é preciso regá-los com muita frequência. As rosas gostam e precisam de bastante água. Uma dica importante é regar as rosas todos os dias por, pelo menos, duas semanas antes de iniciar o procedimento de enxerto. Nos dois dias que antecederem a enxertia, regue as rosas muito bem. Especialmente na noite anterior à enxertia.
Primeiros Brotos do Enxerto
Assim que o enxerto der sinal de que está se desenvolvendo, e os primeiros brotos surgirem, esses devem ser podados. Eles costumam ser muito pesados e causarem danos à conexão que fizemos entre o cavalo e o enxerto. Por isso, pode os 3 ou 4 primeiros brotos que nascerem após o enxerto. Use uma faca bem afiada ou uma tesoura para cortar os brotos logo que eles despontarem. Uma dica para aumentar a possibilidade de sobrevivência do enxerto é podar o cavalo bem acima do local de onde está a enxertia.
O Remendo da Enxertia
Não retire a fita usada para unir o cavalo com o enxerto. Aguarde até que ela caia sozinha. No tempo certo, após o período necessário para o procedimento dar certo, a fita cairá, mantendo a integridade da conexão, de forma que as plantas tenham tempo suficiente para curar.