Os cravos são um tipo de flor cujo apelido pode ser “flor do craveiro” também, no caso dos cravos gigantes, e o seu nome científico é Dianthus caryophyllus, da família das Cariofiláceas. Há diversos tipos de flores do craveiro, sendo que a grande maioria desses diferentes tipos têm origem, principalmente na região do Mediterrâneo, tanto em sua porção que se situa na Ásia, quanto em sua porção que se situa na Europa.
Uma das características mais importantes do cravo é o fato de que eles apresentam perfumes bastante exuberantes e peculiares, justamente pelo fato de ser um perfume leve e suave, mas pontual. Além disso, esse perfume apresenta diversos fins, podendo ser usado, então, para a aromatização de ambientes, roupas, acessórios, dentre outros.
Um outro uso do cravo bastante comum e tradicional é utilizá-lo como enfeite principal de lapela de noivos e de padrinhos em casamentos que sigam os padrões tradicionais. Ele também é utilizado em funerais, como uma das principais flores que compõem a coroa de flores que enfeita as sepulturas nos cemitérios. Por ser, então tão utilizada, como algo tradicional nessas cerimônias sociais, ela é uma flor bastante comercializada, não só para esses fins citados, mas também em vasos para enfeites de ambientes ou que transportam mudas, como qualquer outra flor.
O cultivo do cravo é bastante simples, mesmo sendo o cravo gigante. O tipo dessa planta é herbácea perene que, na verdade, é a da mesma família da cravina, ou do chamado cravo bordado, que são outros dois tipos de flores que se assemelham em muito com os cravos, de uma maneira geral. Com relação às suas características físicas, o seu caule é reto, com algumas ramificações ao longo dele, sendo que o seu comprimento total pode chegar a até um pouco mais de um metro de altura. É no topo desse longo caule em que nasce a flor do cravo, sendo que a sustentação que lhe proporciona firmeza é o chamado cálice tubular, que garante a segurança da flor, dado o seu peso perante o caule. O cravo contém apenas cinco pétalas, que se dobram de uma maneira que as suas bordas ficam recortadas e, já com relação às suas cores, eles podem apresentar diversas, além do fato de também poderem se apresentar com mais de uma cor, tendo uma aparência, portanto, do tipo mesclada. No entanto, as cores que são mais consumidas são as vermelhas e as brancas, por representarem amor e paz, respectivamente.
Com relação ao seu cultivo, ele é bastante simples, conforme já foi citado anteriormente, sendo que isso se deve, principalmente pelo fato de o Brasil ser um país de clima com predominância tropical, uma vez que essa flor cresce e se desenvolve muito bem em solos quentes e que não sejam tão úmidos, além do fato de elas poderem ser plantadas tanto em jardins quanto em vasos, o que facilita em muito o seu plantio, pois, assim, qualquer pessoa pode plantá-las em casa, sem muita necessidade de profissionalismo.
Além disso, as flores se desenvolvem basicamente em qualquer época do ano, sendo que elas costumam nascer dentro de trinta a quarenta dias após ser plantada. Outro beneficio é o fato de as suas mudas serem bastante baratas, apresentando um preço médio de 1,30 a, no máximo, 2 reais pelo pacote contendo cerca de cento e setenta miligramas de cravo gigante, de cores sortidas.