Lugares Diferentes Para Plantar Orquideas

Plantio de Orquídeas

As orquídeas são uma das maiores famílias de plantas existentes atualmente. Existem diversas espécies, com muitas variedades de fenótipos. Desde os mais variados tipos de tamanhos, de folhagens, de cores, de flores, frutos e sementes. Mas apesar de tanta variedade uma coisa elas todas tem em comum: a beleza e originalidade de suas flores.

Por este motivo todo mundo quer ter uma orquídea em casa. Para se plantar uma orquídea há diversas maneiras. Você pode plantar diretamente no seu jardim, em vasos, ou em vários outros tipos de locais. Veremos neste artigo algumas ideias diferentes para plantar orquídeas.

6 Lugares Diferentes Para Plantas Suas Orquídeas

Gaiola de Pássaro

As orquídeas podem ser plantadas em gaiolas vazias de pássaros. Existem muitas gaiolas lindas à venda por aí. E você não precisa usar pra prender um animal, mas sim pra decorar sua casa com uma linda orquídea dentro. Traz um ar muito romântico para a casa. Basta plantar em um vaso que combine com a gaiola e colocar dentro dela. Pense que as flores vão crescer e deixe um espaço para isso, não limite muito o crescimento da sua orquídea. Se as aberturas das grades da gaiola forem grandes, melhor ainda, assim as flores podem sair pelas aberturas.

Plantio de Orquídeas em Gaiola de Pássaro

Plantio de Orquídeas em Gaiola de Pássaro

Kokedama

O kokedama é uma técnica de cultivo que demanda mais cuidado no início. É um pouco difícil de fazer. Mas o resultado vale a pena, fica muito lindo e dura muito tempo, e evita vários outros cuidados que você teria plantando em vaso ou no jardim. O kokedama é também chamado de bola de musgo, por que é exatamente isso que ele é. É uma técnica oriental de plantio e dá pra cultivar vários tipos de plantas assim, incluindo orquídeas. Para fazer, as raízes da planta são presas em uma bola feira de musgo esfagno com terra, argila e substrato específico (depende da espécie que está sendo plantada). Depois, a bola de musgo é amarrada de maneira que as raízes fiquem firmes mas com liberdade pra crescer e absorver seiva bruta. Depois basta penduras a bola de musgo onde preferir, na casa. Fica maravilhoso!

Orquídea na Kokedama

Orquídea na Kokedama

Vasos Suspensos

Uma das opções para quem não tem espaço em casa, ou quem mora em apartamento, é o jardim suspenso. Como é feito? Primeiramente uma estrutura em grade – de madeira fica lindo – é presa ao teto. Depois os vasos, já com as plantas dentro, são presos e pendurados por fios firmes (arames, barbantes e fios de nylon). A maioria das espécies de orquídeas se adapta bem à vasos. Faça um jogo de cores, escolha as espécies ideais para onde você mora e crie o seu lindo jardim suspenso com vasos de orquídeas.

Orquídeas em Vasos Suspensos

Orquídeas em Vasos Suspensos

Jardim Vertical

Assim como as pessoas costumam fazer com ervas e especiarias, as orquídeas também podem ser plantadas em um jardim vertical. Os jardins verticais são feitos com paletes (ou alguma estrutura em grade) presas à uma parede – de quintal ou jardim de inverno, normalmente – e, nestes paletes, ficam presos vasos (ou pets cortadas) com as plantas. No caso das orquídeas, dá para pendurar vasos ou saquinhos de fibra natural e plantar diferentes tipos de orquídeas em cada um. É bem fácil de cuidar, fica lindo e estiloso. E o melhor de tudo, economiza um grande espaço na sua casa. Pra quem mora em apartamento ou casa pequena é uma ótima opção.

Orquídeas em Jardim Vertical

Orquídeas em Jardim Vertical

Tronco De Árvore – No Coco

Plantar orquídeas em árvore, claramente, é a maneira mais básica, já que na natureza é assim que encontramos as orquídeas. Elas são plantas epífitas, ou seja, que crescem e se desenvolvem sobre troncos de outras árvores. Mas para fazer diferente, que tal plantar em cascas de coco e prender os cocos aos troncos das árvores? Fica lindo e é uma técnica que vai fazer sua orquídea durar muito tempo, já que ali ela consegue se fixar muito bem na superfície do coco e ainda consegue ar e umidade suficiente para manter suas atividades.

Orquídeas em Tronco De Árvore

Orquídeas em Tronco De Árvore

Saco De Pão Ou Sacolas De Papel

Já pensou em usar sacos de pães como cachepôs para plantar orquídeas? Pois é, pense nisso. Fica super descolado e moderno. Basta deixar os sacos limpos e secos antes de plantar, pra não contaminar a terra e prejudicar o crescimento da planta. Depois de plantar a muda de orquídea, escolha o lugar onde os sacos irão ficar, enrole as pontas para fora, amarre com sisal, ráfia, rami, decore com sementes e flores desidratadas e canela em pau, fica muito lindo e diferente.

Dicas Para o Plantio da Sua Orquídea em Lugar Diferente

  1. Existem diversos gêneros e espécies de orquídeas. Antes de escolher a que você vai ter, pesquise sobre suas especificidades antes e veja se ela vai se adequar ao ambiente onde você mora.
  2. Escolha um lugar para deixar a sua orquídea onde ela receba luz solar indireta pelo maior tempo possível. Mas este lugar não pode receber incidência solar direta, já que a maioria das espécies de orquídeas não gostam disso.
  3. O lugar deve ser também protegido do vento. Já que ventos fortes prejudicam e machucam as orquídeas, que são muito delicadas.
  4. O solo da orquídea nunca pode ficar encharcado. A maioria dos gêneros acaba morrendo em locais com muita umidade. Por isso, tome cuidado com a rega em excesso e com o acúmulo de água no solo onde ela está plantada.
  5. A quantidade de rega recomendada para a maioria das espécies é de2 a 3 vezes por semana. A rega deve ser feita em horários de menos calor, para que não evapore muito rápido e assim ela absorva mais água.
  6. No solo, normalmente, é aconselhado o uso de fertilizantes. A aplicação é feita uma ou duas vezes por mês, depende de qual fertilizante você está usando. Neste caso pergunte a um especialista em lojas de jardinagem qual você deverá usar.
  7. A temperatura ideal do ambiente de uma orquídea é acima dos 15 graus celcius, e por isso não suportam frios intensos, geadas fortes.
  8. Além disso, o calor intenso também não é tolerado. Quando perceber que as folhas estão ficando diferentes, mude ela de lugar. Se o ambiente onde elas ficam varia muito a temperatura durante o dia, não é um bom lugar.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *