Não é novidade para ninguém que a natureza tem uma grande importância em nossa vida: se ela não está presente aqui, a chance de nos acarretar sérios problemas em nosso cotidiano é muito grande. Vamos dar um exemplo: em cidades que têm pouca vegetação, mas com uma grande concretagem, a chance de as temperaturas serem muito mais altas ali é bastante grande. Isso sem contar, também, a poluição gerada pelos veículos.
Muitas pessoas não sabem, mas as árvores e algumas espécies de plantas conseguem absorver o CO2 presente na atmosfera, recicla-lo e devolver oxigênio para o ambiente, despoluindo e purificando um pouco mais o ar. O problema é que, mesmo com toda essa importância, as pessoas não conseguem dar o devido valor à natureza, preferindo muito mais dar espaço ao “progresso”, sem pensar muito nas consequências.
O que se vê, hoje, é uma verdadeira tragédia: diversos tipos de mudanças climáticas que estão acometendo não somente nós, seres humanos, mas também, aos animais e seres vivos em geral.
Mesmo com essas coisas acontecendo, muita gente ainda tem um grande apreço pelo natural. Vale notar que o século XXI é o período no qual mais se fala sobre os danos ambientais. A indústria está sentindo esse movimento, lançando tendências para poder acompanhar o novo modo de pensar das pessoas: a indústria automobilística, por exemplo, está entrando na onda dos carros elétricos, que, daqui um tempo, será majoritariamente produzido em relação aos de motor à combustão.
Como já dito anteriormente, o contato com a natureza é muito bom para a nossa saúde. Além disso, presentar pessoas com plantas é uma das formas mais sinceras e belas de demonstrar o afeto pela outra pessoa. E, em nosso artigo de hoje, iremos dar destaque às flores, que são sempre utilizadas como presente para outras pessoas. E mais: iremos desvendar os mistérios que estão por trás de uma flor de cor negra. Vamos lá?
A Flor
A flor nada mais é do que uma formação que grande parte das plantas existentes hoje no mundo possuem. Além de ter o dom de nos embelezar o ambiente ela tem como função primordial a reprodução das espécies nas quais elas estão presentes. Vale a pena lembrar que, no interior da flor se encontram diversas estruturas reprodutoras, podendo conter o gameta masculino ou o gameta feminino, no qual cabe aos insetos polinizar uma flor à outra.
Dessa forma, as plantas conseguem se perpetuar na natureza. É uma engenhosidade sem tamanho, concordam? Pois é. E, mais ainda, para a nossa sorte, existem diversos tipos de flores, que agradam a todos os tipos de pessoas.
As Orquídeas
As orquídeas nada mais são do que flores muito belas, nas quais o charme e a elegância fazem muito parte dela. No mundo todo, existem mais de 25 mil espécies da planta. Dessas, 500 estão localizadas na América e, por sua vez, cerca de 350 estão no território brasileiro. Ou seja, nada mal, não é mesmo? Elas são muito concorridas pelos designers de interiores e por quem entende de planta: ela é resistente, consegue se adaptar muito bem aos mais diversos tipos de climas e ambientes. Além do mais, as orquídeas também conseguem ser empregadas na indústria alimentícia, onde a baunilha, um dos flavorizantes alimentícios mais utilizados no mundo, faz sucesso na receita dos mais diversos alimentos.
As Rosas
Nem é preciso dizer que as rosas também fazem um grande sucesso, não é mesmo? Ela sempre é associada com sentimentos de afeto e de amor, sendo que a cor mais comum e a mais representada da flor é a vermelha (mesmo o nome sendo rosa, coincidentemente). Ela é uma das flores mais requisitadas e cultivadas, pois realmente agradam aos olhares de muita gente. Tamanha é a admiração que muitas pessoas têm por essa flor é que ela virou tema de uma novela, no Brasil, chamada “Alma Gêmea”, transmitida originalmente pela Globo em 2005.
As Flores Negras: Lindas de Se Ver
Como já tínhamos falado, as flores costumam deixar o ambientem muito mais agradável aos olhos. E, para isso, é necessário que as pessoas saibam sobre quais são as melhores cores para cada ocasião, ambiente. Mas, sabia que existem cores bastante exóticas de flores? A cor negra é uma delas.
Basicamente, existem flores das mais variadas cores no mundo. Porém, em se tratando de cor negra, não há muitas no mundo, sendo que essa é uma das cores mais raras de se aparecerem entre as flores.
Porém, é necessário frisar aqui que tais flores não são realmente de cor preta: o que acontece é que o excesso de pigmentação de uma cor púrpura muito forte faz com que a flor adquira uma tonalidade escura, o que se confunde como sendo cor negra. O lugar do mundo onde se cultiva essas flores é em uma aldeia localizada na Turquia. O que os especialistas acreditam é que o pH daquele solo, por conta da água que é absorvida do rio Eufrates, faz com que as flores adquiram um vermelho púrpura durante a primavera, época onde elas começam a brotar e, com o passar do tempo e a chegada do verão, ela vai adquirindo uma tonalidade mais escura.
O Significado
De acordo com especialistas, o significado de uma flor negra é a anarquia. Mas não somente a flor nesta cor, mas tudo aquilo que tenha cor negra: gatos, bandeiras, enfim. No caso da rosa de cor negra, essa representa tristeza, tempos obscuros e morte. Porém, há um lado positivo na rosa negra também, que é a nobreza, o amor e a seriedade.
Um fato curioso é que as rosas negras não são distribuídas “à rodo”, ou seja, não é qualquer um ou qualquer uma que podem ter uma dessa em suas posses: é necessário que já conheçam, previamente, o significado desta. E, quando alguém sabe o significado e uma rosa negra é entregue a ele por uma pessoa conhecida (como um namorado, por exemplo), o significado passado através desse ensinamento é que tanto ele quanto ela ficarão juntos até o final (ou até que a morte os separe).