Conhecida popularmente como orquídea alienígena ou orquídea bonequinha, a Calceolária uniflora, é uma flor nativa da América do Sul que se caracteriza por ter uma aparência no mínimo curiosa. Trata-se de uma planta de região de montanha que atinge no máximo 13 centímetros. O que impressiona nessa flor é que as pétalas criam uma imagem que pode ser tanto associada como um alienígena como com uma bonequinha.
Olhando de longe um grupo dessas flores sobre as rochas é bem fácil ter a impressão de que está vendo um bando de pequenas galinhas caminhando juntas. Nativa de lugares de clima frio essa flor dificilmente se adapta a locais de clima muito quente. Trata-se de uma orquídea de colecionador e se você tem o desejo de cultivar a sua tenha cuidado com as sementes falsificadas que estão sendo vendidas atualmente.
Características da Orquídea Alienígena
Essa é uma planta de ciclo de vida perene, suas folhas apresentam coloração verde escura e de maneira geral cresce em caules. Algo interessante sobre essa planta é a sua capacidade de se multiplicar dando origem a uma verdadeira colônia em pouco tempo. O seu sistema de raiz é raso e tende a crescer bem quando cultivada no chão, atinge no máximo 13 centímetros de altura, sendo 10 centímetros a média.
As flores tem uma combinação de cores como amarelo, laranja e variações de vermelho como o granada. Ao longo de sua estrutura possui pintas de cor castanha e tipos de sombras no que seria a estrutura da garganta do alienígena ou bonequinha. Tem ainda bolinhas nos cantos do que parece ser a boca do personagem. A boca da bonequinha está aberta num simpático sorriso e há duas estruturas, uma em cada lateral, como se fossem coques ou orelhas alienígenas.
Pássaros e a Orquídea Alienígena
As flores possuem uma estrutura branca que é como um tipo de prato que elas carregam. Os pássaros costumam se alimentar dessa parte, algo que é positivo para a flor haja vista que é assim que ela é polinizada. Um grupo dessas orquídeas pode facilmente parecer uma colônia de pequenos alienígenas segurando bandejas se visto a uma certa distância.
Diferenças das Condições Climáticas
Um estudo concluiu que diferentes condições climáticas têm funções distintas sobre o desenvolvimento dessas flores. As orquídeas alienígenas do sul tendem a ser mais avermelhadas pelo fato de ter mais cianinas em seu corpo tornando-as mais protegidas da radiação UV do sol naquela região.
Dicas de Como Cuidar da Orquídea Alienígena
De maneira geral essa é uma flor de cultivo em vaso para quem deseja tê-la em casa. É proveniente de regiões mais frias da América do Sul e América Central sendo acostumada a falta de abundância de sol e água. O ideal para ter um bom resultado de cultivo dessa flor é tentar reproduzir no ambiente caseiro as características do seu local de origem.
A planta deve ser mantida numa janela com incidência solar, mas sem receber os raios do sol diretamente. Uma dica para quem só tem uma janela com insolação constante é instalar uma cortina que fique entre a orquídea e o sol. Fique atento também a quantidade de água fornecida, essas orquídeas não gostam de ter suas raízes encharcadas.
Uma forma eficaz de fazer a rega dessa planta é dar água as plantas aguardando dez minutos para que a drenagem aconteça. O solo deverá ficar bem seco antes de ser regado novamente. Lembre-se que essa planta é habituada a ter pouca água e se você exagerar pode acabar levando a um problema nas raízes.
Curiosidade: Outras Flores ‘Estranhas’
Gostou de conhecer a orquídea alienígena? Então com certeza vai gostar das flores diferentes que listamos abaixo todas tem características bem peculiares.
Flor-Monstro
Chamada popularmente de flor-monstro, a Rafflesia arnoldi, é a maior flor unitária do mundo. Nativa da ilha de Sumatra, na Indonésia, essa planta é uma parasita sem folhas que se desenvolve na casca de uma árvore rachada.
Uma das características mais marcantes dessa flor é ter um forte odor de carne podre que se espalha por todo o ambiente. O mau odor junto com suas pétalas que tem aspecto de couro atraem moscas que são as responsáveis por polinizar a planta.
Orquídea dos Homens Nus
Ao observar atentamente essa flor é possível entender porque possui esse nome popular, ela lembra a silhueta de homens nus. Bastante comum na região do Mar Mediterrâneo é muito popular por ser do seu tubérculo que se extrai a farinha salepo usada para fazer o famoso doce conhecido como ‘prazer turco’. Atribui-se a essa flor propriedades afrodisíacas e homeopáticas como o combate da diarreia. A espécie está ameaçada de extinção.
Flor-Cadáver
Do alto dos seus três metros essa planta é uma das mais incríveis do planeta, tem origem em Bornéu e seu florescimento acontece somente uma vez a cada década. A flor dessa planta permanece aberta somente por 12 horas e tem um odor terrível, que motiva seu curioso nome popular. Ela é considerada a flor com o pior odor do mundo.
Hydnora africana
Embora pareça uma rocha é uma planta que floresce na parte sul da África, durante um ano se desenvolve embaixo da terra para somente então emergir como uma flor. Trata-se de uma planta com um péssimo odor, mas que é usada como uma forma de tratamento da acne.
Gengibre-Magnífico
Essa planta é considerada como sendo um ‘primo’ do gengibre convencional tendo um odor bastante parecido com o dele. Embora pareça uma pinha é uma planta composta por gominhos e entre eles nascem flores. O gengibre-magnífico pode sobreviver muito tempo depois do seu corte e exatamente por isso é uma planta bastante cobiçada.
Orquídea-Garça
O formato dessa flor lembra uma garça, as suas pétalas são brancas e com visual franjado. Sua origem é japonesa e está em risco de extinção devido a destruição do seu habitat natural, os pântanos japoneses que estão dando lugar a plantações de arroz.
Planta-Pedra
O nome botânico dessa flor é Lithops sendo uma combinação de ‘lithos’ (pedra) e ‘tops’ (forma), sua origem é a África do Sul. Uma planta que cresce num ambiente árido e que não precisa de muita água para sobreviver. Muito boa para quem deseja uma flor mais fácil de cuidar.
Gostou de saber mais sobre a orquídea alienígena? Curta e compartilhe!