Quando alguém fala sobre orquídeas é natural pensarmos em lindas e delicadas flores, não é mesmo? Porém, nem toda orquídea é bonita e a prova disso é o fato de que a flor considerada a mais feia do mundo está nessa categoria. A orquídea de nome científico Gastrodia agnicellus foi descoberta recentemente e já ganhou o status de mais feia do mundo. Quer conhecer ela um pouco melhor? Continue lendo!
Gastrodia Agnicellus: A Flor Mais Feia do Mundo
A flor Gastrodia agnicellus foi localizada em Madagascar, possui uma aparência nada atraente. A flor não possui folhas e cresce a partir de um caule tuberoso e peludo. Grande parte da vida dessa flor se dá embaixo da terra, ela emerge apenas para o florescimento ou para a produção de frutos.
O pesquisador responsável pela descoberta dessa orquídea, Johan Hermans, relata que a flor tem um visual nada bonito com aparência de carne vermelha por dentro e cor marrom por fora. O encontro com o ‘patinho feio’ das flores aconteceu alguns anos antes do relato da espécie, o pesquisador se deparou com uma cápsula de sementes.
Retornando a mesma área ele procurou por uma flor marrom e não demorou para encontrar a orquídea. A flor estava um pouco escondida na base da árvore, foi necessário retirar algumas folhas para poder encontra-la.
Aroma
Os pesquisadores que descobriram a Gastrodia agnicellus estavam preparados para o pior em relação ao aroma da flor. Isso porque essa orquídea é polinizada por moscas e geralmente para atrair esses agentes polinizadores são produzidos odores de podridão. No entanto, o aroma dessa orquídea é descrito como bastante agradável com notas cítricas e de rosas.
Ciclo de Vida
O ciclo de vida dessa orquídea é bastante interessante, possui um caule peludo no solo, não possui folhas e a flor quase não aparece. Essa orquídea se abre apenas um pouco para ser fertilizada e a semente então frutifica. A flor se ergue cerca de 20 centímetros e novamente se abre distribuindo a semente.
A orquídea mais feia do mundo é considerada como uma planta perene (como todas as outras orquídeas), o seu ciclo de vida é longilíneo. Essa flor possui uma relação simbiótica com um fungo.
Orquídeas e Fungos
Grande parte das orquídeas precisa de simbiontes para realizar os primeiros passos de desenvolvimento. Contudo, o caso particular da Gastrodia agnicellus é um pouco diferente das demais orquídeas. Enquanto outras orquídeas necessitam dos fungos apenas nas primeiras etapas do seu desenvolvimento, a flor mais feia do mundo depende do seu fungo por toda a sua vida.
Essa orquídea não tem nenhum tipo de célula com a capacidade de realizar fotossíntese e por isso necessita do trabalho desse fungo simbionte. O papel do fungo é extrair nutrientes do solo e de outras plantas de maneira a alimentar a orquídea. Embora já se tenha uma boa base de informações sobre essa orquídea os cientistas acreditam ser necessário aprofundar os estudos sobre a sua polinização e o seu habitat natural em Madagascar.
Conheça Outras Flores Feias
Com certeza essa orquídea que apresentamos acima é a flor mais feia do mundo, porém, ela enfrentou um páreo duro para conquistar esse primeiro lugar. A seguir listamos mais opções de flores que não são consideradas bonitas.
Amorphorphallus Titanium
Apesar de não ser considerada a flor mais feia do mundo, a Amorphorphallus titanium se destaca por ser a maior flor do planeta. No seu período de floração chega a mais de 2 metros de altura e pode pesar até 80 kg. Uma flor muito rara de ser encontrada, a sua floração acontece somente em condições absolutamente favoráveis.
A principal característica dessa flor é ter um odor desagradável que lembra o de um cadáver. Inclusive é por esse motivo que essa flor é conhecida popularmente como flor-cadáver. O odor exalado por essa flor lembra o de carne podre ou carniça. O mau cheiro é importante para atrair insetos que são seus agentes polinizadores. Essa flor pode viver por até 30 anos, nesse período ela floresce duas ou três vezes.
O visual dessa flor também não ajuda muito, ela é constituída por um tubérculo grande sendo rodeada por uma pétala que a envolve totalmente. Suas cores são branco, roxo e verde. Uma flor no mínimo exótica.
Gloriosa Superba
Pode ser encontrada em diversos lugares tendo preferência por climas tropicais. Possui grande resistência a fatores climáticos podendo se desenvolver até mesmo em solos pobres e em elevadas altitudes. É uma flor conhecida por ser tóxica e ter um forte veneno que pode ser letal para o ser humano.
Uma curiosidade é que ao longo da história essa flor já foi usada como base para a produção de venenos que eram encomendados para crimes. No entanto, quando se faz um uso adequado é possível utilizar essa flor para uma série de tratamentos obtendo benefícios para a saúde.
Tem uma aparência um tanto estranha e está cercada de histórias trágicas, contudo, é uma flor interessante. Normalmente são vermelhas ou alaranjadas tendo uma aparência que lembra fogo.
Rafflesia Arnoldii
É uma flor no mínimo assustadora, possui um formato de flor comum, mas num tamanho muito exagerado. As suas cores e texturas exóticas contribuem para seu visual esquisito. Trata-se de uma flor parasita que cresce a partir da morte de outras plantas, alimenta-se principalmente das raízes da árvore tetrastigima.
Essa é a flor mais larga do mundo, possui um miolo no centro e cinco pétalas gigantes em volta. A estrutura toda pode chegar a até 100 centímetros de diâmetro e sua massa total pode ser de até 12 kg. Seu agente polinizador é a mosca, então ter uma dessa por perto faz com que haja uma infestação desses insetos.
A Beleza Está nos Olhos de Quem Vê
Embora haja certo consenso de que as flores apresentadas nesse artigo são feias é necessário ressaltar que a beleza está nos olhos de quem vê, isto é, você pode ter achado uma ou mais dessas espécies bonitas. Exóticas elas são com certeza, mas se são feias ou bonitas depende do gosto de quem olha.
Gostou de saber mais sobre as flores mais feias do mundo? Curta e compartilhe em suas redes sociais!