Orquídeas
As orquídeas são um grupo de espécies de plantas que sem dúvida alguma, estão entre as mais famosas do mundo. Dentre as diversas questões que as fazem ganhar esse título, com certeza está o fato de que elas são versáteis, que elas estão disponíveis nas mais diversas cores, incluindo algumas ainda que possuem combinações de mais de uma coloração, além de tudo isso as orquídeas ainda são das plantas mais simples de serem cuidadas, não precisando de tanta atenção quanto outros exemplares de flores, isso porque elas vivem bem em locais que tenha mais sombra, na realidade elas até preferem isso, não sendo quase nada adeptas do sol direto, um outro ponto é que elas não precisam de muita água, sendo que as suas regas podem demorar até um intervalo de dias para acontecer. É claro que cada espécie de orquídea tem as suas próprias especificidades, pode ser que uma precise de mais ou menos atenção em determinado fator, porém no geral é uma planta que não dá muito trabalho e que é bem querida pelas pessoas, por tudo isso que dito e também pela sua beleza e elegância, no entanto, fora das orquídeas mais padrão que conhecemos você sabia que existem algumas versões bem peculiares e diferentes dentro da espécie? Pois se você ainda não sabia iremos trazer mais informações sobre elas nesse texto.
Normalmente o que as pessoas estão acostumadas a ver em termos de orquídeas, são plantas de um tamanho considerado padrão cujas suas flores podem ser de em média uns 10 centímetros no máximo e de uns 2 centímetros no mínimo, essa informação muitas pessoas já conheciam, porém o que é bem desconhecido ainda são as orquídeas que apresentam um tamanho bem maior do que esse padrão e uma curiosidade sobre isso é que essa espécie da planta pode ser encontrada aqui mesmo no Brasil. A origem dessa enorme orquídea é a Ásia, ela é nativa desse continente e em especifico da Malásia, que foi de onde ela foi trazida por um visitante. No Brasil aparentemente ela se adaptou muito bem até porque o clima da sua região original se aproxima em muitos aspectos do nosso por aqui. Inclusive é interessante destacar que ela não somente é grande, mas é considerada a maior orquídea do mundo e vive plenamente em solo brasileiro, para ser mais especifico quanto a sua localização, a maior orquídea do mundo está na cidade de Brasília em uma localidade pertencente ao IBAMA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
Curiosidade
Uma das coisas que mais impressiona sobre esse exemplar da planta é que ela pode desabrochar ao mesmo tempo por volta de 400 flores, o que já aconteceu e a contagem foi oficialmente registrada. Para quem não consegue imaginar como isso pode ser possível, saiba que ela já ultrapassou o tamanho de 3 metros de altura, isso, exatamente isso, uma orquídea de mais de 3 metros e é por isso que ela é chamada de a maior do mundo. O florescimento dessa orquídea acontece normalmente uma vez a cada ano, ao contrário de outras espécies dessa planta que podem ter vários florescimentos no período de um ano, pode ser levado em consideração que a energia e os recursos que são gastos para a formação das flores nesse caso são muito maiores e por isso a quantidade de vezes que isso acontece é menor, até como uma forma de auto preservação que ela tem. A sua floração em condições normais é ou no mês de janeiro ou no mês de fevereiro e as flores tem uma média de duração de 15 dias, que também é um tempo menor do que a maior parte das orquídeas “comuns”. Em Brasília essa planta está sendo cultivada logo acima de um lago porque segundo a bióloga que é responsável por ela, na Malásia a espécie é muito acostumada com níveis bem altos de umidade, o que não se encontra muito no ar do Brasil, principalmente quando se fala sobre a cidade de Brasília, que costuma ter um ar mais sec.
Caraterísticas da Maior Orquídea do Mundo
O nome cientifico desse tipo de orquídea é Grammatophyllum speciosum, e ela pode atingir tamanhos muitos maiores quando ela chega ao período que é considerado a sua maturidade, quando atinge esse ponto o seu peso pode ser em média de 900 quilos, porém esse é um valor médio e não é difícil que essa planta em sua época de apogeu possa atingir e passar a marca de uma tonelada de peso, ou seja, mais de 1000 quilos. Acredita-se que a orquídea que realmente bateu o recorde de maior exemplar já visto, tenha tido mais de 2 toneladas de peso e tenha sido encontrada por volta do ano de 1851, mas esses fatos não puderam ser pesquisados mais a fundo. Não se sabe se o exemplar brasileiro poderá bater esses valores tão grandes, pois é preciso considerar que apesar de ser muito bem cuidada, a orquídea de Brasília cresce longe do seu habitat natural, longe da região a qual ela é nativa, isso pode ser levado em consideração, principalmente para estudar essa planta, é claro que apenas com o fato dela ter crescido, se desenvolvido e ter florescido tão bem, isso já é motivo de se considerar a planta um sucesso, porém não é possível ainda dimensionar sobre o tamanho que ela pode atingir.
Onde Encontrar
Em tempos passados, antes da pandemia do Covid 19, a localidade onde está essa orquídea era aberta ao público no período das 9 da manhã, até as 11 e 30, quando o local fechava para o almoço, sendo reaberto novamente no horário das 14 horas até as 16 e 30 horas. Não se tem informações se a visitação desse lugar está aberta ou fechada para as pessoas em geral, que não são funcionários, etc., mas não foi possível encontrar essa informação online, o que indicamos é que se por acaso você decida ir até lá para fazer uma visita, primeiro você dê uma ligadinha para obter essa informação ou então que você pesquise mesmo isso de maneira mais especifica na internet, pode ser que apareçam reportagens ou alguma nota oficial sobre o assunto, afinal estamos falando aqui de uma área que é “pública”, ela pertence ao IBAMA e por isso é de administração pública. O local é conhecido como o orquidário do IBAMA e está localizado exatamente no Setor de Clubes Norte. De qualquer forma se estiver aberto à visitação é um local muitíssimo interessante, principalmente para as pessoas que curtem orquídeas ou são colecionadores saiba, no entanto, que o exemplar não está à venda, apesar de já terem sido feitas diversas propostas milionárias por ela.