Conheça a Orquídea Cherry Chocolate
Há inúmeras espécies de Orquídeas espalhadas pelo mundo, mas somente essa tem a particularidade que atrai além dos olhares, também aqueles que gostam de um bom aroma, já que emana um suave cheiro de chocolate. Ideal para ser colocada dentro de casa.
Ela é uma planta híbrida, que possui um alto teor de resistência, exalando por todo o ambiente um cheirinho bastante agradável de chocolate. O ideal é que a mesma seja cultivada num local protegido e não ao ar livre, especialmente em lugares que possuam uma intensa claridade.
É popularmente conhecida como orquídea chocolate.
Informações
Como já dissemos, essa linda planta é conhecida popularmente como o nome de ‘Orquídea Chocolate’, por difundir um aroma forte e adocicado, que remete ao aroma original do chocolate. Além disso, muitas pessoas ligam o aroma ao de baunilha, por ser bastante semelhante.
Essa orquídea apresenta hastes longas cheias de flores miúdas que têm a coloração próxima à cor de vinho, fazendo com que o aroma doce torne-se ainda mais intenso, preenchendo a todo o ambiente. Quase sempre, o cheiro que se dissipa da planta, se torna mais forte logo pela manhã.
Para se chegar a uma orquídea tão extraordinária e diferenciada, repleta de perfume e beleza, foi preciso que se fizessem inúmeros cruzamentos usando 04 espécies pertencentes ao gênero Oncidium.
Características
Essa qualidade de orquídea prefere níveis de umidade e luminosidade mais moderados, já que, quando deixada sob muita luz, pode vir a ficar com as folhas cheias de pequenos pontos pretos. Entretanto, este tipo de problema tem apenas origem na estética, não ocasionando maiores estragos na orquídea.
Ao contrário de outras espécies, sua floração não possui período determinado para ocorrer. Quando a mesma recebe o cultivo adequado, pode florescer até por duas vezes durante o ano. Suas belas e sensíveis flores podem chegar a durar por até 30 dias, e medem cerca de 04 centímetros de tamanho.
Cientificamente ela é chamada de Oncidium Sharry Baby e não orquídea chocolate, como se costuma dizer.
Origem
- Este híbrido teve sua criação por Beall ainda no ano de 1983, que a obteve por meio dos cruzamentos das espécies oncidium honolulu e oncidium jamie sutton, e pode chegar a medir 30cm de altura .
- Esta planta é perfeita para os cultivadores principiantes, já que não precisa de cuidados extremos. Os exemplares das mesmas podem durar por muitos anos, e florescer várias e várias vezes. Se estiver plantado em vaso é possível que seja mudado de lugar até encontrar aquele cantinho que seja o ideal para a sua saúde.
Ficha Técnica:
- Nome científico: Oncidium Sharry Baby
- Originária: a partir do cruzamento conseguido entre Oncidium Honolulu e Oncidium Jamie Sutton no ano de 1983.
- Luminosidade: o ideal é que fique a 50% de sombreamento
- Temperatura: o melhor é que a temperatura fique entre 10°c a 18°c
- Tamanho da planta: de porte grande, maior que 30 cm
- Floração: com os cuidados adequados pode vir a florescer em qualquer temporada do ano.
- Flor: tem um tamanho bastante pequeno, não ultrapassando os 05 centímetros de diâmetro
- Aroma : Perfume bastante acentuado de baunilha ou chocolate.
- Haste Floral: Multifloral com o cacho bem pendente
- Duração das flores: aproximadamente 45 dias
- Umidade/Regas: As regas dessa planta devem ser constantes, porém, a mesma não pode ficar encharcada demais.
- O melhor substrato: Substrato misto feito à base de pinus, fibra de coco, e carvão ou Sphagnum.
Mais Sobre as Orquídeas
Curiosidades e Forma de Cultivo
Elas fazem parte de um dos maiores gêneros, com mais ou menos 600 espécies espalhadas por partes de toda a América tropical, partindo do México até chegar ao extremo da Argentina. Somente em nosso país já foram registradas mais 100 espécies de orquídeas.
Grande parte delas é epífita, ou seja, para sobreviver devem estar grudadas ás árvores, porém, há ainda aquelas terrestres, como também as rupícolas que somente sobrevivem presas em pedras.
As que melhor se adaptam a terra podem ser plantadas em vasos de barro, desde que o mesmo possua uma drenagem excelente, como também em placas de peroba, com regas diárias durante o ano todo.
As Flores
As flores de orquídeas são bem pequenas, em determinados casos perfumadas e sempre delicadas. As tonalidades mais habituais das flores são: amarelo, branco, róseo e marrom.
A durabilidade das flores depende de determinados fatores, mas costuma durar por volta de 40 dias, conforme a espécie de orquídea.
Quando a flor tem cheiro, o mesmo costuma ser bem forte, como se pode perceber na Orquídea Chocolate, que quando está em plena floração, dissipa aroma de chocolate que pode chegar, inclusive, a dar fome.
Forma de Cultivo
As regras de cultivo variam um pouco de acordo com a espécie, já que há uma grande diferença entre elas, em razão da enormidade de qualidades de orquídeas.
De maneira geral, cuidar desta planta é tarefa bastante simples: elas necessitam de uma excelente circulação de ar, boa umidade e uma luminosidade média, ou seja, de 50%.
É fundamental lembrar que elas preferem muito mais a umidade do ar do que aquela conseguida através da terra molhada. Outra coisa que deve ser lembrada é que se o ambiente tiver pouca ventilação ou com um excesso de plantas, há uma enorme facilidade de as mesmas serem atacadas por bactérias e fungos.
Como Manter a Adubação
A adubação dessas plantas pode ser feita tanto com adubos orgânicos, como químicos. O ideal é dar inicio ao cultivo a partir do uso de adubos químicos, do tipo foliar, já assim a adubação se tornará mais facilitada.
Além disso, a mesma pode ser homeopática, leve, e feita diversas vezes, porém, com quantidades menores, já que o produto quando usado em exagero pode ocasionar queimaduras nas folhas.
O adubo usado pode ser o foliar. A maneira certa de usar é colocar sempre que for fazer a rega da planta, mas, para isso é preciso diluir o mesmo em sete vezes de água.
Aproveite toda a beleza que a orquídea tem e sempre plante uma espécie em seu jardim, e se possível, opte pela Orquídea Chocolate, assim todo o ambiente ao redor ficará perfumado.
A orquídea chocolate recebe esse nome porque libera um suave perfume de baunilha, que lembra o chocolate, além da coloração de suas pétalas que lembra muito a cor do chocolate, com seus tons de marrom bem acentuado. Seu nome científico é Oncidium Sharry Baby, e é uma orquídea híbrida, criada a partir de duas outras espécies, em 1983.
É indicada para os iniciantes no cultivo de orquídeas, já que essa espécie não requer muitos cuidados.
A planta pode chegar até trinta centímetros de altura e de sua haste, ou caule, nascem cachos pendentes e multiflorais, com flores de cerca de quatro centímetros de diâmetro. Algumas de suas folhas podem apresentar pintas nas bordas.
Embora goste do solo sempre úmido, o mesmo não pode ficar encharcado. Sua floração dura até quarenta e cinco dias e gosta de locais à meia-sombra, além de climas mais frios. Ótima opção para cultivar em vasos ao chão, em halls de entradas, onde bate somente o sol da manhã, seria o ideal.