A Manutenção do Canteiro

O cultivo de plantas é um hábito bastante comum de diversas pessoas nos mais variados locais do planeta. Muitas pessoas possuem em suas residências pequenos jardins, pequenas hortas, árvores e etc.

No entanto, para fazer com que as plantas se desenvolvam e manter as mesmas bonitas e saudáveis, existe a necessidade que sejam tomados uma série de cuidados de manutenção no dia a dia por parte de quem cultiva as plantas, de forma que ela tenham as condições necessárias e adequadas de viverem bem.

Esses cuidados serão tomados de acordo com o grau de exigência de cada espécie vegetal cultivada em seu canteiro.

A Rusticidade das Plantas

O grau de rusticidade das espécies vegetais é que irá definir a necessidade ou não de maiores cuidados com as espécies vegetais cultivadas.

Quando uma planta é rústica, significa dizer que ela consegue se desenvolver sem a necessidade  que sejam tomados maiores cuidados da parte de quem a cultiva, por isso, quanto mais rústica é uma planta, menos cuidados ela irá necessitar para conseguir se desenvolver e crescer de forma saudável.

Manutenção dos Canteiros de Plantas

Para manter um canteiro de plantas em casa não é muito difícil, bastando que a pessoa destine um certo tempo para tomas os cuidados básicos necessários, como por exemplo: irrigação, controle de pragas e doenças, adubação e etc.

A Irrigação do Canteiro

A água é um elemento fundamental para o desenvolvimento das plantas, pois é através dela que as plantas conseguem captar os nutrientes existentes no solo e transportar por todo o ser da planta para a realização da fotossíntese. E como sabemos a fotossíntese é a principal fonte de geração de energia (glicose) responsável pela sustentação das plantas.

Cada espécie vegetal possui uma necessidade diferente de água em seu dia a dia, e a irrigação deve ser feita de acordo com a espécie vegetal cultivada. Assim, como nos seres humanos, as espécies vegetais são compostas na sua maioria por água, e esta substancia não pode faltar no dia a dia das plantas.

O horário ideal para realizar a irrigação das plantas é pela manhã cedo e ao final da tarde. Quando a rega é feita nos horários mais quentes, a água tende a evaporar e acaba não realizando o seu papel de forma correta.

Procure evitar colocar água em excesso, isto é, não deixe a terra encharcada, com aspecto de lama. Nessas condições a planta não aproveita a água usada na irrigação e ainda pode morrer devido o sufocamento das raízes.  Por isso, procure regar de maneira devagar de forma que a terra não fique encharcada.

Fazer a rega das plantas parece uma atividade fácil, no entanto não é, pois é necessário que a pessoa observe esses pequenos detalhes para que não irrigue de maneira errada e acabe matando a planta, pois tanto a falta de água como o excesso podem ocasionar essa situação.

O Controle das Ervas Daninhas nos Canteiros

O crescimento das ervas daninhas é um grande mal para uma horta ou jardim, pois essas plantas indesejáveis acabam competindo com as espécies vegetais que cultivamos, pelos nutrientes existentes no solo, pela água colocada na rega, pela luminosidade e etc.

Pode ser considerada com uma erva daninha, qualquer espécie vegetal que cresça no canteiro, horta ou jardim, que não está sendo cultivada pela pessoa responsável pela área.

Para eliminar as ervas daninhas do seu canteiro, não devem ser usados produtos químicos como os herbicidas, que são venenos para matar as plantas. o uso de herbicidas pode afetar as demais plantas cultivadas pelo canteiro.

A eliminação das ervas daninhas deve ser feita com as próprias mãos, procurando tirar a erva daninha desde a sua raiz. E é necessária a verificação constante para evitar o surgimento dessas plantas invasoras.

O Controle de Insetos nos Canteiros

A relação das plantas com os insetos precisa ser vista individualmente, pois existem varias espécies de insetos que funcionam como parceiros das plantas. Por isso, os insetos só podem ser eliminados dos canteiros no caso de estarem atacando as espécies vegetais e causando algum tipo de dano.

Quando existe uma grande variedade de insetos presente no solo do canteiro onde você cultiva as suas plantas é um bom sinal, pois demonstra que o solo encontra-se saudável e equilibrado. Enquanto, no caso de haver apenas uma ou duas espécies de insetos dominantes e infestando o canteiro, é um sinal que o solo está desequilibrado.

Para combater os insetos que se instalam em seu canteiro, deve ser evitado o uso de inseticidas químicos, que podem causar danos as outras plantas. se possível, elimine os insetos manualmente.

Por isso é importante verificar sempre as condições de luminosidade, rega, adubação e outras.

O Controle das Doenças nos Canteiros

De maneira eventual podem surgir doenças em seus canteiros, e essas precisam ser combatidas e controladas de forma que não se espalhem por todas as espécies vegetais cultivadas por você.

Para evitar as doenças de plantas é necessário haver o controle de fungos, bactérias e outros microrganismos. Além disso, é necessário ter cuidados com a rega para que não ocorra o excesso de água, que gera condições propicias para o surgimento de fungos, além de enfraquecer a planta. Para evitar essa situação, é preciso observar as condições de drenagem do solo.

Outra atitude para evitar o surgimento de doenças e que deve ser feito o controle de galhos e ramos doentes, cortando os mesmos para evitar que a doença se alastre para as outras plantas ou para o restante da espécie vegetal que se encontra doente.

É necessário também, realizar a adubação de maneira correta para que a planta tenha os nutrientes suficientes para se manter forte e saudável, além de receber a luminosidade adequada para evitar condições favoráveis ao surgimento das doenças.

A Adubação do Solo

A adubação do solo é um processo importante no cultivo de plantas, pois é através da adubação que o solo recupera a sua capacidade de nutrir as plantas com os elementos necessários para manterem as espécies vegetais fortes saudáveis e bonitas.

Os adubos podem ser orgânicos e inorgânicos. Os orgânicos são feitos de materiais orgânicos como exemplo o esterco e restos de alimentos. Com relação, aos adubos inorgânicos são aqueles fabricados a base de NPK.

Considerações Finais

Seguindo as instruções básicas para manter o canteiro, as espécies vegetais irão se desenvolver bem e se manterem bonitas, fortes e vigorosas por um maior tempo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *