A Praga de Pulgões em Plantas

Cultivar plantas não é tarefa simples, principalmente quando o assunto é uma grande plantação, pois são vários os problemas que podem acontecer e afetam todo o cultivo e isso pode gerar muitos problemas e em alguns casos a perca total das plantas.

Porém como podemos perceber atualmente o numero de pragas que atacam as plantações aumentaram drasticamente e devido a modificação do período de chuva (reflexo do aquecimento global), a maioria dos profissionais especializados não está conseguindo prever a chuva com muita antecedência, o que gera ainda mais problemas quando o assunto é cuidar de pragas em grandes plantações.

Pulgões – O que é?

Entre uma das principais pragas que atacam as plantações está os pulgões que também podem ser conhecidos como afídeos. Trata-se de um inseto parasita que ataca principalmente plantas com flores.

Sua forma de ataque é muito simples, por ser um inseto parasita o mesmo se aloja nas plantas e começa a sugar sua seiva, o mesmo se mantém hospedado por um longo período, por isso a planta sente seu ataque que causa sérios problemas principalmente em seu calcule, brotos e folhas. Ao contrário do que muitos imaginam os pulgões não comem as folhas, sendo que as deformações são apenas reflexos do ataque do inseto as plantas.

Vale lembrar que os pulgões podem ser de várias cores, o mais comum são o pulgões pretos, porém o mesmo pode ter a cor branca, amarela e também outras colorações, mas todos atuam da mesma forma. Alguns também podem ter asas e sua identificação é essencial, principalmente quando é necessário adquirir inseticidas comerciais, pois cada inseticida ataca raças diferentes, por isso um inseticida que consegue agredir os pulgões pretos podem não ser eficaz ao combater os pulgões brancos. Em todo caso faça uma pequena identificação em todas as plantas para saber quais são os pulgões que estão atacando.

Por que Acontece a Infestação?

Antes de procurar qualquer forma de combater os pulgões, uma dica interessante é não deixar que o mesmo se manifeste dentro de uma plantação, para isso é necessário alguns cuidados que estão diretamente ligados a terra. O primeiro sintoma em relação ao aparecimento dos pulgões é a pobreza do solo em relação a material orgânico. Esse é um problema bastante comum que pode ser cuidado facilmente, porém esse cuidado deve ser tomado antes da infestação, caso contrário não irá adiantar de nada o tratamento da terra.

Um esterco que não esteja bem curtido também pode se tornar um grande vilão nessas horas, quando for aplicar o esterco veja se o mesmo está bem seco e curtido. Caso ainda não esteja, uma dica interessante é adquirir um novo esterco e deixar que esse curto corretamente para que possa ser utilizado sem causar muitos problemas na plantação.

As alterações bioquímicas nas plantas também podem trazer a infestação dos pulgões, essa alteração acontece devido o excesso de adubação nitrogenada, sendo necessário adubar na medida e ter acompanhamento profissional (caso você não entenda do assunto), caso contrário, o que parece ser algo bom pode trazer muitos problemas a sua plantação.

Como Combater – Dicas Caseiras

Os pulgões podem atacar tanto grandes quanto pequenas plantações, por isso em alguns casos contar com inseticidas comerciais não é uma boa saída até mesmo pelo custo que acaba saindo muito alto para ser pouco utilizado.

Uma dica interessante e que pode ser uma ótima saída é diluir sabão neutro em água, deve ser feito a mistura até que a mesma fique homogênea, essa mistura deve ser colocada em um borrifador e deve ser aplicado as plantas cujo os pulgões estão atacando, lembrando que a aplicação deve ser feita de forma abundante, pois é uma mistura que não gera problemas a estrutura da planta.

A aplicação da mistura deve ser feita uma vez por dia durante uma semana, como dito acima sempre aplique bem a mistura nas plantas, sendo que no final de três dias você já irá perceber que o número de pulgões já caiu drasticamente. Em alguns casos uma pequena bucha também pode ser utilizada para a retirada dos pulgões, porém esse tipo de função só serve para pequenas plantações, pois gera muita mão de obra e exige muito tempo, não compensando em médias ou grandes plantações.

Como combater – Inseticidas Comerciais

Em relação aos inseticidas comerciais, “cada caso é um caso” pois como dito acima cada espécie trás resistências diferentes, por isso é necessário um inseticida diferente para conseguir exterminar determina espécie, além disso, sua aplicação deve ser feita por pessoas que conheçam ou deve ser acompanhado dicas de profissionais. Essas dicas são necessárias pois o inseticida em uso abundante pode trazer alguns problemas a planta, sendo algo que pode gerar ainda mais dor de cabeça, oferecendo maior poder destrutivo do que se comparado com os pulgões.

Caso você esteja com problemas de pulgões em sua plantação e não saiba como resolver, uma dica interessante é seguir até comércios especializados em produtos agrícolas para saber qual o melhor inseticida para utilizar no seu caso. Antes de seguir até esse comércio, procure detalhes sobre os pulgões, como no caso de cores e características, pois o comércio especializado nesse segmento com certeza irá perguntar mais detalhes sobre os insetos e consequentemente você terá que responder com exatidão.

Caso esteja com problemas em identificar, pegue um vidro e coloque em média 3 pulgões  para que possa ser apresentado como exemplos, principalmente se você estiver com problemas em identificar suas características.

Mais Informações

Siga todas as dicas e antes de tudo procure cuidar da terra em que você está cultivando as plantas, pois prevenindo é com certeza a melhor forma de evitar dor de cabeça e também de evitar prejuízos. Uma grande plantação, mesmo com todos os cuidados para a eliminação dos pulgões, ainda existirá algumas plantas que não conseguirão produzir bem, gerando ainda mais prejuízos. Em casos de grandes plantações uma dica interessante é contar com a ajuda profissional, pois existem alguns problemas que somente com dicas profissionais é possível resolver.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *