A adubação verde é uma técnica agrícola desenvolvida a milhares de anos, que permite que o solo utilizado para o cultivo de espécies vegetais aumente a sua capacidade de produção.
De maneira resumida, podemos afirmar que a adubação verde é uma técnica para realizar a melhoria do solo, tornando este sempre produtivo e fértil. A adubação verde é uma ótima alternativa para os produtores, pois é uma solução sustentável para a manutenção e melhoria do solo.
O Que é a Adubação Verde?
A adubação verde é uma prática que visa realizar a recuperação dos solos que foram estragados pelo cultivo de alguma espécie vegetal; melhorar a qualidade nutricional dos solos que são de natureza pobre quanto a nutrientes; e procura manter a qualidade dos solos que se encontram produtivos.
O nome adubação verde vem pelo fato do processo consistir em cultivar espécies vegetais, fazendo uma rotação entre as culturas cultivadas, de forma que as propriedades biológicas, físicas e químicas do solo tenham o seu potencial aumentado e melhorado.
As Plantas Usadas Como Verdadeiros Adubos Verdes Possuem Características:
- De recuperar o solo;
- De proteger o solo;
- De melhorar o solo;
- E condicionar o solo com nutrientes para serem fornecidos as espécies vegetais a serem cultivadas no local;
Existem diversas espécies vegetais que podem ser usadas como adubo verde, como por exemplo: as espécies vegetais gramíneas e as espécies vegetais leguminosas, que são uma boa alternativa, pois as leguminosas possuem uma grande capacidade de captar nitrogênio da atmosfera através da simbiose ajudando sobremaneira as condições do solo.
Os Benefícios Da Adubação Verde
Segue abaixo uma série de benefícios ocorridos para o solo e as espécies vegetais cultivadas com a adoção do adubo verde:
- Permite que o solo consiga ter uma maior condição de armazenar água no próprio solo;
- Faz o controle da presença de nematoides junto a espécies hospedeiras e antagônicas;
- Faz com que o solo seja descompactado, estruturando e arejando o mesmo;
- Reduz a extensão da variação térmica tanto diurna como noturna existente no solo;
- Consegue fornecer nitrogênio fixado da atmosfera;
- Estimula a realização da atividade biológica por parte do solo;
- Ajuda a aumentar a eficiência e o próprio aproveitamento dos adubos e corretivos aplicados no solo;
- Fornece ao solo material orgânico para manter o mesmo rico em nutrientes;
- Realiza a produção de fitomassa para ser usada pela cobertura que s encontra morta;
- Realiza a proteção das mudas e das plantas contra a ação dos raios solares e do próprio vento;
- Realiza a recuperação dos solos que se encontram em estado de degradação;
- Diminui a possibilidade do solo e das plantas serem infestados por ervas daninha e da ação das pragas;
- Ajuda a reduzir a quantidade de alumínio e realiza a liberação de fósforo fixado;
- O adubo verde se torna matéria prima para a realização da compostagem;
- Realiza a proteção do solo com relação aos agentes causadores da erosão;
- Realiza a proteção do solo com relação a radiação do sol;
- Faz a cobertura do solo com massa verde em pouco tempo;
- Realiza a desintoxicação do solo (metais pesados, resíduos defensivos e etc.);
- Realiza a reciclagem dos nutrientes que se encontram lixiviados de forma profunda;
Os Resultados Conquistados Com a Adubação Verde
A adoção da adubação verde para tratar o solo, traz diversos benefícios para o solo e o meio ambiente, e isso geram alguns resultados que podem ser vistos tanto no aspecto econômico quanto no aspecto ambiental. Segue abaixo alguns dos resultados que são obtidos com a adoção da adubação verde:
- A adubação verde gera um aumento da produtividade do solo;
- A adubação verde gera uma melhoria na qualidade do produto obtido pela atividade agropecuária;
- A adubação verde diminui os gastos de adubação, pois diminui o consumo de adubo nitrogenado;
- A adubação verde diminui os gastos para controlar ervas daninhas e demais pragas;
- A adubação verde consegue recuperar e estabilizar a capacidade de produção do solo;
Como Fazer a Adubação Verde
A adubação verde consiste em realizar um processo de fertilização do solo fazendo uso reduzido de fertilizantes que possuam origem mineral.
Esse tipo de adubação é uma forma de gerar uma economia financeira ao produtor, além de ser uma alternativa sustentável para o meio ambiente, pois a adubação verde consiste em fazer a utilização de espécies vegetais (leguminosas – exemplo: amendoim, soja, feijão e outras), que atraem nutrientes para o solo, entre os quais: nitrogênio, fosfato e carbono, de forma que ocorra o crescimento de material orgânico no lugar, que auxilia a reter agua, a diminuir a erosão e melhorar a conservação daquele terreno.
Segue Abaixo As Instruções De Como Fazer a Adubação Verde:
- O produtor precisa fazer a escolha de uma espécie vegetal para adubo verde, que seja adaptada ao clima do local em que ele vive. Procure escolher uma espécie vegetal que possua boa resistência a pragas, produzir massa seca para se transformar em material orgânico e sementes para ter um menor tempo de crescimento;
- Antes de iniciar o cultivo do adubo verde, o solo precisa ser preparado: é interessante que o solo seja arado e sofra adubação, com a aplicação de húmus ou algum adubo orgânico que seja rico em nitrogênio;
- A leguminosa precisa ficar localizada perto das outras plantas, essa atitude é para que as raízes das demais plantas absorvam os nutrientes que as leguminosas já absorveram;
- Caso o produtor deseje, ele pode cultivar uma nova espécie vegetal sobre o húmus que foi gerado pelas leguminosas cultivadas;
- Como vai ser realizado o corte das leguminosas determinará a melhor condição da adubação verde. As espécies vegetais cortadas antes, de forma precoce, serão muito uteis no processo de decomposição, tornando este mais rápido, pois haverá uma massa vegetal menor. Quando o corte é feito de forma tardia, a decomposição se torna mais lenta, no entanto existe uma maior quantidade de massa vegetal sendo gerada, o que permitirá uma geração maior de húmus. O corte tardio das leguminosas também protegem as outras espécies vegetais na época da chuva, segurando a agua, reduzindo assim as enxurradas e a própria erosão;
- Desta maneira, a adubação verde se torna uma técnica, simples, viável economicamente e que ainda é sustentável, gerando benefícios diversos ao lugar onde ela é feita, pois o solo ganha em nutrientes e em material orgânico, passa a ser mais poroso, consegue reter mais agua, entre outros benefícios;
Considerações Finais
A adubação verde é um processo totalmente ligado com as tendências de um mundo sustentável que procura preservar o meio ambiente. O uso da adubação orgânica gera alimentos produzidos de forma mais natural, pois terá a redução da aplicação dos fertilizantes e adubos de origem química, o que acaba gerando benefícios para a qualidade de vida das pessoas.