Rústico e de origem mexicana, o bálsamo é popularmente conhecido por suas qualidades ornamentais e principalmente medicinais. Planta do tipo subarbustiva, cresce entre trinta e noventa centímetros. Tem as folhas suculentas, de textura herbácea e caule ramificado. Sua floração é composta de pequeninas flores amarelas, que florescem em abundância, formando buquês naturais e, portanto, são bastante decorativas.
No paisagismo, o bálsamo é bastante versátil, pois pode ser usado tanto em vasos e jardineiras para adornar varandas e sacadas, como também ser plantado em jardins contemporâneos, desérticos ou pedregosos. Pode ser cultivado em grupos, formando maciços ou bordaduras informais, ou também de forma isolada e em grandes vasos, para criar um lindo efeito em halls de entrada de ambientes profissionais ou residenciais.
Indicado para jardineiros iniciantes, pelo fato de necessitar receber pouquíssimos cuidados, o bálsamo é bem tolerante ao frio e geadas. Deve-se atentar ao solo bem fértil e drenado, podendo também ficar em local onde o sol bate plenamente. A propriedade cicatrizante de quase todo tipo de ferida é outro motivo ideal para o cultivo do bálsamo.