Casa e Jardim: Como Cultivar Plantas Na Beira Do Mar

Quem não adora aquele cheirinho de maresia que só o mar nos trás? Muitas pessoas preferem construir as suas casas ou os seus negócios perto das águas salgadas que nos proporcionam tanta tranquilidade e paz. Porém, para que o seu lar fique repleto de alegria, optar por um jardim à beira mar é uma ótima ideia, ainda mais para quem pode cultivar essas plantinhas de forma bastante cuidadosa. Não é uma tarefa fácil achar plantas que se adaptem em qualquer região marítima,  mas quando você as encontra e sabe como trata-las, o seu jardim pode virar uma obra de arte. Quando encontrar o que está procurando, saiba que os cuidados são a principal etapa do cultivo. É preciso saber que o terreno próximo ao mar é um dos mais difíceis de serem cultivados. Eles são muito arenosos, possuindo alta salinidade e variações climáticas constantes. Mesmo assim, nada paga a beleza do azul do mar e da paisagem que se forma em frente aos seus olhos quando se tem um jardim bem cuidado. É por isso que nós temos certas flores e arbustos que crescem nessas terras com grande facilidade. Você ainda não sabe que plantas vai se adaptar melhor a sua casa de praia? Não sabe de que maneira cultiva-las? Você quer abrir um hotel cinco estrelas de frente parar o mar com a natureza como principal hóspede? Não deixe de visitar o Cultura Mix e conferir todas as dicas para esse propósito. Você também vai encontrar as repostas para todas essas perguntas.

Plantas na Beira do Mar

Plantas na Beira do Mar

Os Principais Cuidados. Quais São?

  • Escolhendo Plantas de Baixa Manutenção 

Muitas pessoas recorrem as suas respectivas casas de praia nos meses mais quentes do ano. Assim, as plantas morrem facilmente por não terem o cuidados adequados. Por isso, escolher cultivar algo de baixa manutenção pode deixar o seu jardim sempre florido e alegre. Geralmente a chuva, o vento, a maresia e solos arenosos com níveis elevados de salinidade são os piores inimigos de uma flora que não tem grandes adaptações à beira mar.  Esse é um dos principais motivos pelo qual você deve optar pelas plantas de baixa manutenção

  • Harmonia Natural 

Para que o seu cultivo fique lindo a todos os olhos, ele deve estar em harmonia com o ambiente, ou seja, deve estar combinando com a orla marítima. Procure ajuda para descobrir quais elementos vão construir o seu jardim de forma harmoniosa e sem maiores problemas. Um bom decorador paisagístico pode ser a sua principal saída.

  • Escolhendo Plantas do Local 

Muitas das pessoas que entendem desse tipo de cultivo vão te indicar plantas tropicais que já estão aptas ao ambiente marítimo. Elas são bem resistentes às mudanças climáticas típicas da região e combinam muito bem com a paisagem da praia. Quando você escolhe uma planta de origem local, a adaptação das mesmas se torna muito mais fácil. Só será preciso tomar cuidado com uma coisa: A flora não deve bloquear a vista para o mar e sim, torna-la até mais atraente!

 

Escolhendo Plantas do Local

Escolhendo Plantas do Local

  • O Problema da Maré Alta

O problema da maré alta pode estragar de vez o seu jardim. Para que isso não ocorra, deve-se elevar o relevo do terreno e colocar cercas em volta para deixa-lo bem mais protegido.

  • Analisando as Terras

Para que tudo cresça e se desenvolva em perfeita harmonia, a terra do seu jardim deve ser bem analisada. A saúde das plantas pode ser bem prejudicada quando não se tem o cuidado com o terreno em que você irá planta-la. O solo vai precisar ser rico em nutrientes e ser corretamente fertilizado. Como as terras à beira mar são muito arenosas, os fertilizantes orgânicos são uma boa pedida bem como um complemento de terra mais argilosa.

  • Complementando o Jardim

A maresia é conhecida por estragar os móveis dentro de uma casa. Se você não quer que isso aconteça, complemente o seu jardim com acessórios de polipropileno. Eles são leves, laváveis e tem um tipo de resina especial que protege contra a radiação solar. Outro material muito bom para ser utilizado é a Teca. Ela dispensa manutenções que podem sair caras e é protegida por um verniz náutico específico que mantém a qualidade de toda a sua decoração.

O Problema da Maré Alta, Analisando as Terras e Complementando o Jardim

O Problema da Maré Alta, Analisando as Terras e Complementando o Jardim

As Espécies de Plantas. Quais eu Posso Usar? 

  • Murta (Baccharis halimifolia)

Ela é capaz de se transformar em uma linda árvore. A murta tem pequenas folhas de formato oval e flores que crescem nas cores verdes e brancas, dando um lindo contrates ao jardim. Suas principais característica são:

  1. Pode crescer em  local úmido, com sombra parcial
  2. Exige um solo arenoso para crescer com saúde.
  3. Possui uma grande indiferença à água salgada

Ipoméia (Ipomoea cairica)

  1. Apresenta desenvolvimento acelerado
  2. Possui flores na cor rosa com núcleo roxo
  3. Pode ser usada para cobrir cercas e muros
  4. Resistente ao vento, sal e calor
  •  Beldroega-da-praia (Portulacastrum Sesuvium)

  1. Apresenta folhas verdes e brilhantes lanceoladas
  2. Possui flores rosas ou roxas durante todo o ano
  3. Cresce em terrenos argilosos, de calcário ou arenito
  4. Precisa de local quente e úmido para florescer
  5. Suas folhas são comestíveis e usadas na medicina tradicional
Beldroega-da-praia (Portulacastrum Sesuvium)

Beldroega-da-praia (Portulacastrum Sesuvium)

  • Uva-do-mar (Coccoloba Uvifera)

  1. É um tipo de arbusto facilmente cultivado em solos arenosos
  2. Suportas bruscas alterações de ventos e temperatura
  3. Possui frutos comestíveis e que podem dar origem a geleias, doces e vinhos
  4. Tem ótima resistência à beira mar e aparência bastante tropical
  • O Pitosporo (Pittosporo Tobira)

  1. Pode ser utilizado como cerca viva, evitando os olhares dos curiosos para dentro do seu jardim
  2. É uma espécie de arbusto muito ramificada com folhas verdes e em formato oval
  3. Possui tronco sinuoso e lindas flores brancas
  4. Transforma a sus propriedade em um local mais íntimo e reservado
  5. É uma espécie de arbusto de alto porte

A Bela-Emília (Plumbago Auriculata)

  1. Seu segundo nome é jasmim azul
  2. É um arbusto semi lenhoso, muito ramificado e com formatos irregulares
  3. Suas flores são pequenas e tubulares com pétalas bem redondas e que podem crescer na cor branca, azul claro e azul-escuro.
  4. É um arbusto de baixo porte e de fácil cultivo
  5. Pode ser usada como cerva viva para delimitar espaço

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *