Uma das ervas medicinais mais conhecidas e utilizadas para tratamentos é a Cavalinha. A planta pode ser usada para muitas aplicações terapêuticas como auxílio no tratamento da gonorréia, diarréias, infecções de rins e bexiga, osteoporose, agem sobre as fibras elásticas das artérias, atuam em casos de inflamação e inchaço da próstata, aceleram o metabolismo cutâneo, estimulam a cicatrização e aumentam a elasticidade de peles secas, sendo indicada ainda para o combate de hemorragias ou cãibras, úlceras gástricas e anemias.
Esteticamente é utilizada também como hidratante, previne varizes e estrias, limpa a pele, fortalece as unhas, dá brilho aos cabelos, auxilia no tratamento da celulite e também da acne. Quase uma erva milagrosa.
Além de poder ser consumida como chá, também se pode ser utilizada externamente por meio de vapores, compressas, banhos, gargarejo. Os gargarejos com Cavalinha ajudam no tratamento da laringite e as compressas auxiliam na cicatrização de ferimentos e os banhos ajudam quem tem problema de transpiração excessiva.