Os muros verdes ou jardins verticais estão muito em alta, em primeiro lugar, pela sustentabilidade e em segundo, porque levam beleza para qualquer ambiente. O muro verde é construído com módulos de cerâmica e podem ser feitos tanta na parte externa quanto na parte interna da casa.
As técnicas modernas para construir um muro verde permitem que ele seja feito de várias formas diferentes e a altura também pode variar. Neste caso, as placas de xaxim, treliças e fibra de coco podem ser substituídas. Neste caso, são usados módulos, com medida variável de 25 centímetros de altura, 29 centímetros de largura e mais 19 centímetros, que a medida da profundidade. Para dar mais firmeza ao muro são usadas armações de alvenaria, deixando rígido e melhorando a estrutura.
Uma vez feito isso, se escolhe o “acabamento”, a escolha do painel, que pode ser usado vários tipos de plantas, como: espécies aromáticas, temperos para cozinha ou flores exóticas. Esse painel pode ser aplicado somente depois de 7 dias de muro está pronto, isto é, a plantação.
Saiba Sobre Os Jardins Verticais
O muro ou o jardim vertical além de lindo e tendência pode fazer da sua casa mais moderna. Pode ser uma ótima solução para quem é obrigado a morar em apartamentos e fica longe de jardins, sem nenhum contato com flores e plantas. Para “solucionar” o problema surgem os muros ou jardins verticais, assim como hortas e outras soluções.
Quando você cria um muro verde, além de deixar a sua casa bonita, consegue reduzir os ruídos, porque ele também funciona como “bloqueador” do barulho e também ajuda a diminuir a poluição do ar. Outro ponto positivo do muro verde é o fato de que ele ajuda a deixar a temperatura mais baixa de 3 graus.
O Muro Verde No Paisagismo Brasileiro
O muro verde virou parte integrante de muitos projetos de paisagismo no Brasil. Ele começou a ser usado como uma forma de compensar a falta de espaços verdes nos grandes centros urbanos e para dar mais vida para pequenos espaços.
Se você acha que pode construir um muro verde somente na parte externa, está enganado, ele também pode ser levantado na parte interna da casa. Se trata de um método moderno e a graças a irrigação automatizada “por gotejamento” não tem nenhum problema que seja feito dentro de casa. Também existe a opção de fazê-la manualmente, que é usada em casos de muros menores.
É muito interessante para quem precisa revitalizar uma edifício ou controlar o calor urbano usar o muro verde. Na parede interna, ele ainda ajuda a purificar o ar porque consegue reter os compostos orgânicos voláteis, a fumaça do cigarro e qualquer material em partículas. Veja alguns sistemas de construção de muros verdes ou jardins verticais!
Com Blocos Pré Moldados
Pode ser encontrado em dois modelos: um que é feito com bloco de concreto socado e o outro com fundido. No primeiro caso, são feita jardineiras de forma contínua e no segundo caso, elas são colocadas em zigue-zague. Não importa qual a escolha, o muro para instalação deve ser impermeabilizado e não é necessário nenhum apoio para criar, uma vez que os blocos possuem passagem para as vigas que fazem a sustentação.
Treliças e Vasos
Neste caso, uma treliça metálica deverá ser chumbada em uma parede ou muro, isto é, é necessário ter uma sustentação. Em seguida, se pendura os vasos que são em forma de meia lua a essa treliça. Outro ponto que deve ser levado em consideração são os cuidados especiais com a treliça para que ela não estrague com o passar do tempo. Quanto maior for o jardim, maior será a necessidade de ter um sistema de irrigação.
Técnica PET
É um modo de fazer um muro verde usando material reciclado, neste caso, as garrafas plásticas de refrigerante. Pode ser usado em pequenas casas com pequena área externa. As garrafas ficam amarradas com cordas e suspensas. Você é quem decide a distância entre uma e outra. Depois disso é só escolher o que se quer plantar em cada uma delas.
A Técnica Da Empresa Wall Green
Esse tipo de muro verde é vendido em kits e é bem simples de construí-lo ou melhor dizer, montá-lo, porque os módulos são feitos para colocação em forma de encaixe. Depois é possível colocar 18 plantas e uma das opções é de plástico injetado, também bem simples de ser fixada no muro. Já para irrigação é necessário comprar vasos separadamente.
A Técnica Green Wall Ceramic
Se trata do mesmo sistema de bloco, mas neste caso, eles são de cerâmicas e devem ser fixados em um muro já existente ou em uma parede, para fazer isso será necessário usar argamassa. Outro ponto que deve ser levado em consideração na hora de construí-lo é que a pintura da parede onde será fixado deverá ser descascada. Depois de instalado a segunda etapa consiste em impermeabilizar o painel com produtos apropriados que não são tóxicos. Fica ao critério de quem instala pintar ou não as jardineiras e escolher qual será o acabamento. Se o tamanho do muro for muito grande se faz necessário usar um sistema de irrigação profissional.
Com Fibra De Coco
Podemos dizer que o uso da fibra de coco é a melhor solução para quem tem pouco espaço, como por exemplo, para pessoas que moram em apartamentos. Ele pode ser construído com material natural e o visual fica perfeito. Porém, a parede que irá receber esse muro deve ser antes impermeabilizada e ele é parafusado na estrutura.
Técnica Com Vasos Meia Lua
Essa técnica é ideal também para aplicar em espaços muito pequenos. A forma como os vasos serão distribuídos dependerá do estilo e do que deseja cada pessoa, podendo variar bastante. O ideal é usar vasos do mesmo material do muro e com isso garantir uma perfeita harmonia do muro com o jardim vertical. Não se trata de um regra, cada pessoa fica livre para fazer da maneira que considera melhor.
Com a Técnica Do Quadro Vivo
O modo de muro chamado de quadro verde desenvolvido por uma paisagista brasileira, deve ser usado somente em lugares muito iluminados da casa, mesmo que na parte interna. O quadro deve ser fixado em uma parede usando parafuso e buchas.
http://www.youtube.com/watch?v=lsyFNoxCQjQ