Como Criar um Jardim Aromático

Ter um jardim é uma tarefa muito prazerosa, mas também requer alguns cuidados bem especiais. Aqui mesmo no site você poderá encontrar algumas ótimas dicas sobre plantas e jardins que vão ajudar bastante nesse processo, o que vai tornar o lado prazeroso do negócio muito mais aflorado e gostoso de se fazer. Cultivar um jardim é uma atividade que faz bem para o físico e para o psicológico e isso é atestado pode médicos, pois os mesmos consideram a jardinagem como uma terapia e afirmam que raramente existe alguém que cultive um jardim e tenha problemas relacionados ao estresse. Mas quando se projeta um jardim, tem que se projetar que tipo mais agrada você. Existem jardins de todas as formas com todos os tipos de plantas. Existem aqueles onde são cultivados apenas os tipos de plantas de ordem medicinal, existem jardins de uma espécie só de flores, outros de mudas raras e existem aqueles que gostam de cultivar um jardim aromático, que se torna um dos mais atraentes pois além de atrair pessoas pelo lado da visão, você também atrairá pelo olfato. Sim, porque ter um jardim desses em casa é a certeza de ter um espaço sempre exalando bons perfumes e automaticamente com um astral bem mais alegre e leve.

O bom dos jardins aromáticos é porque eles podem ser cultivados em grandes ou pequenos espaços, já que a maioria das plantas podem ser semeadas em vasinhos, o que também facilita para aqueles adoradores de plantas que moram em apartamento. Outra grande vantagem é que a maioria dessas plantas serve para tempero ou chás, o que você acaba por fim em ter também uma boa saída para ótimos chás completamente naturais e frescos ou temperos muito mais saudáveis. Interessou—se pelo assunto e agora quer começar o seu jardim com plantas aromáticas? Por isso mesmo que estamos aqui, para ajudá-lo de todas as formas a criar e manter o seu jardim. Selecionamos alguns pontos que são cruciais para você que deseja começar agora, assim como para você que já tem seu jardim aromático, porém não está sabendo cuidar direito.

Localização do seu Jardim

Esse deve ser o primeiro passo a ser tomado e questão a ser discutida no planejamento do seu jardim. Na verdade qualquer tipo de jardim, aromático ou não, você irá precisar planejar cuidadosamente e estudar bem o espaço destinado à sua plantação. No caso das plantas aromáticas, elas precisam de um cuidado muito especial quanto ao solo e a luz porque esses dois fatores contribuem e muito para o florescimento dessas plantas. As ervas, por exemplo, devem sempre ser plantadas em solos de areia solta ou porosa. Evite plantar sua erva em algum solo ou vaso com terra pesada e muito úmida, pois elas facilmente morrerão, então mantenha sempre a terra seca e aberta. Esse tipo de planta também gosta bastante da luz do sol, então escolha sempre os locais com mais acesso do sol. Você pode unir o útil ao agradável e utilizar aquelas pedrinhas brancas que são bem comuns em vasos ornamentais para separar as suas plantas ou seus canteiros, pois elas apesar de serem utilizadas para decoração, elas acumulam muito o calor do sol o que ajuda o desenvolvimento das suas ervas.

Localização do seu Jardim

Localização do seu Jardim

Utilizando Vasos e Floreiras

Como citamos mais no inicio da nossa conversa, a maioria dessas plantas pode ser tranquilamente cultivada em vasinhos, o que facilita muito no cuidado e manutenção do seu jardim. Nesses casos você também terá que saber escolher bem os vasos e as floreiras para não optar por um material que não ajude a sua erva a desenvolver nem sua flor brotar perfeitamente. Para ervas prefira os vasos em terracota, um material de argila cozida em forno. São aqueles vasos de cor marrom um pouco alaranjado, caso não encontre, os vasos de plásticos podem ser utilizados também. Outro ponto importante que deve ser atentado ao comprar seu vaso, é o tamanho dele. Algumas plantas possuem raiz grande e independente da raiz, as plantas precisam de espaço suficiente para se desenvolver e nesse caso você tem que escolher sempre um vaso pensando no tamanho da erva quando estiver já em fase adulta.

Escolhendo Bem as Ervas

Esse é um processo minucioso e que deve ser atentado para diversos fatores. Evite plantar uma erva que você não irá utilizar em sua casa para chá ou tempero. Você pode até plantá-las, porém em quantidade reduzida, dando mais espaço àquela que é mais comum e mais procurada por você, seus amigos e sua família. Existem algumas ervas que plantadas juntamente com outras, florescem muito mais e bem mais bonitas. Teste essa junção e veja se não descobre novos aromas e até mesmo novos sabores. Caso opte por plantar mais de uma planta no mesmo vaso, veja se o espaço é suficiente e evite plantar várias mudas diferentes juntas, mesmo o seu vaso tendo tamanho suficiente para isso.

Escolhendo Bem as Ervas

Escolhendo Bem as Ervas

Semeando o seu Jardim Aromático

Ao plantar algumas ervas, você precisará atentar para o tempo de florescimento pois estas depois que chegam à fase adulta, permanecendo na areia podem morrer. Então esteja sempre verificando o crescimento das suas ervas, sempre que plantar também, aguarde alguns dias para saber ser a semente brotou e então comece a cultivar cm muito cuidado e atenção. Todas essas plantas são muito delicadas e quanto mais atenção você dispor para elas, mais perfeitas elas crescerão. Gere espaço para novas plantas. Sempre que uma erva estiver a ponto de ser colhida, você pode retirá-la do vaso ou da terra para dar espaço à novas plantações, isso pode acontecer tanto com a mesma semente como uma nova planta que você deseja ter no seu jardim.  Esse cuidado fará com que você tenha um jardim sempre bonito e que floresça o ano todo.

Quanto à época de plantação e colheita, atente-se sempre a estação quando for plantar. Todas as plantas possuem uma resistência tanto para temperaturas mais altas, quanto para temperaturas mais baixas, então sabendo exatamente sobre cada erva que você tem, nos meses de mais calor, você pode intensificar na rega e até mesmo transportá-la para um local com mais sombra, já nos meses mais frios, pode deixá-la dentro de casa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *