Como Cuidar das Plantas no Verão

São inúmeras pessoas que gostam de cultivar plantas e ter em sua casa um pequeno jardim, uma pequena horta e até mesmo plantas apropriadas para o cultivo em ambiente interior. Contudo, as plantas necessitam que sejam tomados uma serie de cuidados para que elas vivam de forma plena e saudável. Entre os cuidados necessários estão a irrigação e a quantidade de água, o solo e a adubação, temperatura do ambiente, ventilação, iluminação e outros cuidados que necessitam ser tomados no dia a dia. Todas as plantas sem exceção necessitam que sejam tomados uma serie de cuidados, e cada espécie possui cuidados específicos que são de acordo com as suas necessidades e suas peculiaridades. No entanto, quando existem as variações climáticas normais do tempo (aumento de temperatura no verão e baixa da temperatura no inverno), as plantas precisam que sejam tomados alguns cuidados especiais param que mantenham o seu vigor e beleza inalterados.

As Características do Verão

O verão é uma das 04 (quatro) estações do ano (primavera, verão, outono e inverno) e se caracteriza por ser o período mais quente do ano, onde as temperaturas ficam mais elevadas. Nessa época também é comum acontecer muitas chuvas, pois nesse período, devido ao intenso calor a evaporação da água acontece com maior intensidade e velocidade. No verão os seres humanos tomam uma série de cuidados para se manterem saudáveis como por exemplo as pessoas tendem a consumir mais água, tanto para beber como para tomar banho para se refrescar. Com as plantas não é diferente, elas necessitam de uma atenção especial por parte de quem as cultiva, para que consiga superar sem danos a sua constituição, as variações do clima que acontecem no período do verão.

As Características do Verão

As Características do Verão

Dicas e Cuidados a Serem Tomados com as Plantas no Verão

As plantas precisam de atenção e cuidado no cultivo independente da época e da temperatura (seja frio ou calor) e esses cuidados fazem com que elas fiquem bonitas e saudáveis. Da mesma maneira que acontece conosco, os seres humanos, quando a temperatura e o calor aumentam, as plantas também precisam de alguns cuidados especiais para que continuem fortes, vigorosas e bonitas, sem sofrer com doenças. Por isso, segue abaixo algumas dicas e cuidados a serem tomados com as plantas nos períodos mais quentes do ano:

1)      A Irrigação

Quando o clima fica mais quente e as temperaturas sobem a irrigação se torna mais importante ainda para as plantas, pois estas passam a ter uma maior necessidade de água. No entanto, não adianta realizar as regas em qualquer hora, é interessante que a planta seja irrigada nos momentos mais frios do dia (de manhã cedo ou ao entardecer). Os intervalos da irrigação, dependendo da espécie vegetal, podem ser de 02 (dois) em 02 (dois) dias. Procure irrigar as plantas na quantidade certa, não deixando o solo encharcado. O solo encharcado pode causar o sufocamento das raízes, por consequência o seu apodrecimento que podem levar a planta à morte. O solo encharcado pode ser um ambiente propicio para o surgimento de doença, pragas e parasitas. Para saber se a planta necessita de rega, basta colocar a mão no solo e sentir o estado da terra, se estiver seca a planta precisa ser irrigada novamente e caso esteja molhada ou úmida a espécie vegetal não precisa ser regada novamente. Não é indicado que se irrigue as plantas nos momentos mais quentes do dia (por exemplo: ao meio-dia), pois o solo e o ar estarão com as temperaturas tão elevadas, que a água evapora antes de ser absorvida pelas raízes das plantas. Outra situação negativa em realizara irrigação nos momentos mais quentes do dia, é que no caso das plantas serem molhadas quando estão diretamente expostas ao sol (forte), pode acontecer que surjam manchas e queimaduras pela planta.

2)      As Podas

As plantas normalmente precisam ser podadas para ter seu crescimento controlado e adequado ao ambiente onde são cultivadas. Nos momentos de maior calor, é de grande importância que a pessoa que cultive plantas, procure observar e controlar os ramos, e caso um destes apareça com aspecto de seco ou doente, este deve ser imediatamente podado. As plantas que apresentam ramos secos e doentes transmitem a impressão que o jardim não recebe os devidos cuidados, que está abandonado. Além disso, a poda permite que os nutrientes absorvidos pela planta tenham a capacidade de gerar novas flores, ramos e folhas. A medida que a poda for realizada, é importante que a planta seja limpa, isto é, as folhas e ramos podados sejam retirados, pois a medida que eles ficam no solo, eles (folhas e ramos) abafam as plantas e prejudicam que o ar circule livremente entre a planta e o solo.

2)      As Podas

2) As Podas

3)      Procure Eliminar as Pragas

As pragas e doenças das plantas geralmente apresentam maior força na época do verão. Por isso, é importante que sejam eliminadas todas as ervas daninhas que fiquem próximas as plantas, para que evitem que sejam causadas pragas e doenças as suas plantas. É necessário também que a pessoa que cultive plantas, preste atenção para evitar o surgimento de pragas, fungos e outros parasitas que possam ser desenvolver pelas partes da planta. Com relação a essas pragas, a prevenção é o melhor remédio, pois quando uma planta está doente e repleta dessas pragas, é mais difícil de conseguir a recuperação plena. Para evitar o surgimento dessas pragas, pode ser feito uso de fertilizantes e produtos que combatem as pragas e os parasitas. Outra atitude preventiva é fazer usos de inseticidas e pesticidas apropriados com frequência regular.

4)      Curta e Aproveite o Verão

O verão é a época em que a planta tem um crescimento acelerado. Os ramos crescem com maior velocidade e você precisa aproveitar o período para dar a sua planta o formato desejado. Devido ao crescimento mais rápido, é mais fácil que você consiga usar a planta da forma que deseja e consiga fazer o formato adequado, com maior velocidade e assim consiga obter o bom desenvolvimento da planta.

5)      Exposição ao Sol

Procure não expor as suas plantas diretamente ao sol no período do verão, pois como o sol está mis forte e quente, as altas temperaturas podem causar queimaduras nas plantas. Procure cultivar as suas plantas em locais de temperatura amena e que tenham sombra em algum período do dia, para que dessa maneira as plantas não recebam incidência direta do sol.

5)      Exposição ao Sol

5) Exposição ao Sol

6)      Plantas de Ambiente Interior

As plantas adequadas para o cultivo em ambiente interior, tendem a ficar ressecadas pelo fato do calor deixar o ar mais seco, portanto, é interessante que alem de realizar regas, a pessoa que cultive plantas, procure borrifar água sobre a folhagem, para que a planta mantenha a sua beleza e não sofra queimaduras. Para que as suas plantas se mantenham sempre belas e saudáveis, basta seguir essas pequenas dicas durante o verão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *