Como Cultivar Cogumelos Em Sua Própria Casa

Não há nada mais versátil do que um cogumelo ele pode servir tanto para enfeitar um jardim quanto para ser consumido pelo dono da casa, pois há espécies comestíveis.

Nesse artigo veremos como cultivar cogumelos em sua própria residência de uma maneira prática e eficaz.

Segundo especialistas em jardinagem, o cultivo de cogumelos é bem diverso de outros cultivos, no entanto a pessoa pode cultivá-los em casa desde eu tomadas os devidos cuidados.

Aprendendo a Cultivar Cogumelos de Maneira Correta

De acordo com especialistas, não existe nenhuma necessidade cultivar o cogumelo em locais escuros, longes da luminosidade.

Para quem aprecia um bom prato, as espécies de cogumelos que são comestíveis são muito saborosas e apreciadas por pessoas de todas s partes do mundo, além de não possuírem gordura, apresentarem baixas calorias, e oferecer uma quantidade excelente ao consumidor de vitaminas, antioxidantes e outros nutrientes que são essenciais ao organismo dos ser humano.

Dicas Para Cultivar e Maneira Prática na própria Residência

Para as pessoas que pretendem fazer o cultivo de cogumelos em sua própria residência, aí vai uma boa dica:

– o segredo para se cultivar cogumelos na própria residência é ter as condições adequadas para o cultivo através da aquisição de “micélio” que é um material usado para desenvolver o cultivo de cogumelos.

Entendendo Como os Cogumelos se Desenvolvem

Segundo especialistas em jardinagem a partir de esporos é que os cogumelos crescem e se desenvolvem e não a partir de sementes como outras plantas.

Estes esporos são tão minúsculos que não podem ser observados por um ser humano a olho nu.

Os esporos não contém clorofila com as sementes possuem para fazê-los germinar, por isso eles se utilizam de outras substâncias, como por exemplo, serragem, fibras de madeira, palhas, entre outras coisas, que servem para sua nutrição.

Quando as pessoas misturam algumas desses nutrientes com os esporos esse processo é chamado de semente.

Entendendo o Que Vem a Ser Micélio

O micélio pode ser definido, segundo especialistas, como um suporte de “desova” para o crescimento de raízes filiformes muito pequenas e brancas. Essa estrutura, o micélio, se desenvolve antes de tido e se parece muito com um cogumelo, auxiliando seu desenvolvimento e consequentemente seu cultivo.

Os especialistas orientam que somente a “desova” por si só poderia dar conta do cultivo de cogumelos, mas a pessoa teria uma colheita muito melhor se aplicasse a semente a um tipo de substrato, ou ambiente de cultura.

O substrato vai depender do tipo de cogumelo cultivado e pode ser de “palha, papelão, toras e raspas de madeira”, ou ainda um material composto com uma mistura que inclui “palha, milho, algodão e sementes de cacau, casca de gesso”, entre outras coisas.

Quais os Locais Adequados para se Cultivar Cogumelos

O melhor local para se cultivar cogumelos são aqueles que são úmidos, frios e escuros.

Desse modo se a pessoa deseja cativar cogumelos em sua própria residência o melhor local seria um porão escuro, ou um lugar debaixo da pia também pode ser uma boa opção.

Como Fazer Para Cultivar Cogumelos em Casa

Para cultivar cogumelos na própria casa, a pessoa deve em primeiro lugar testar o local onde será o cultivo, verificando a temperatura do ambiente. Segundo especialistas, a grande maioria dos cogumelos cresce melhor em “temperaturas entre 55 e 60 graus F”, os afastando quando começar a secagem do calor direto.

Os cogumelos da espécie Enoki preferem temperaturas mais baixas a outros, “cerca de 50 graus F”.

Muitas casas além de não possuírem porões ainda ficam muito quentes quando chega o verão, por isso uma boa opção para quem deseja cultivar cogumelos em casa é esperara a estação do inverno, por causa das temperaturas mais frias e, portanto mais adequadas para seu cultivo.

Características Específicas do Plantio de Cogumelos

Quem deseja se dedicar ao cultivo de cogumelos, dentro de casa ou em um ambiente externo deve ter as seguintes orientações em mente:

  • Os cogumelos até toleram um ambiente com pouca luz, mas o lugar escolhido adequado para que ele seja cultivado é um que tenha pouca ou nenhuma luminosidade, quase no escuro.
  • Segundo especialistas há algumas espécies de cogumelos que se desenvolvem, em um ambiente externo ao ar livre em um terreno devidamente adequado que ocorra o processo de crescimento que pode levar de seis meses a três anos, muito mais tempo do que se ele fosse cultivado em ambientes controlados pelo homem.

Espécies de Cogumelos Adequadas ao Plantio

Há muitas espécies conhecidas de cogumelos. Um dos cuidados que a pessoa deve ter com o cultivo do cogumelo é verificar se o tipo cultivado não é uma espécie venenosa, que o ser humano não possa se alimentar.

Segundo especialistas, os seguintes tipos de cogumelos são os que são mais frequentemente cultivadas na própria residência da pessoa: “Crimini; Enoki; Maitake; Portobello; Shiitake, Cogumelos brancos, Cogumelos de ostra”.

Cada espécie de cogumelo tem suas necessidades específicas para se desenvolver.

Os cogumelos brancos, por exemplo, se desenvolvem melhor em um composto de esterco, já os do tipo shiitake são melhores cultivados sobre madeira ou serragem e cogumelos de ostra se desenvolveram melhor se cultivados na palha.

Considerações Finais Sobre o Cultivo de Cogumelos

Se a pessoa estiver querendo cultivar cogumelos em sua própria casa, ela terá que fazer uso de uma série de materiais.

Em primeiro lugar, ela poderá adquirir kits de cogumelos já embalados em um meio de cultivo no qual ele é inoculado com micélios.

A aquisição de um kit de cogumelo é uma boa opção para a pessoa começar, a saber, mais um pouco sobre o cultivo e desenvolvimento de cogumelos.

Se o indivíduo optar por começar sem um kit, a espécie de cogumelo que ele escolher cultivar é que vai determinar o substrato que a pessoa utilizará para desenvolver seus cogumelos dali por diante.

Os especialistas orientam às pessoas que antes do cultivo façam uma pesquisa das necessidades de cada cogumelo e do melhor ambiente para que eles possam se desenvolver plenamente.

Para aqueles que adoram consumir cogumelos e usa-los nos mais variados pratos devem ter cuidado no momento para escolher dentre as variedades que existem, os mais frescos.

Em caso de dúvida peça a alguém para ajudá-lo nessa escolha.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *