As pessoas que possuem uma casa com um quintal em volta costumam ter o sonho de ter um belo gramado em volta desse terreno, de preferência na frente da casa. Com certeza é uma maneira de deixar o espaço ainda mais bonito. Porém, para cultivar grama é necessário saber alguns “truques”. Vejamos como deixar um gramado de deixar o vizinho com inveja!
1- Para começar é necessário fazer uma ótima limpeza no terreno, o que se chama, no caso de plantio de grama de cavoucado, isto é, retirar qualquer entulho ou pedra que esteja no caminho.
Daí é hora de partir para o nivelamento do jardim, pois a forração deverá ser feita acompanhando a altura do calçamento. Na prática significa plantar, no caso de placas de grama, os tapetes abaixo do nível da calçada considerando 5 centímetros. Dessa forma, evita-se criar desnível entre calçada e gramado.
A grama não necessariamente deve ser colocada em placas em um terreno. Ela também pode ser plantada através de mudas ou de sementes, as placas devem medir 30×30 e os tapetes 0,40×1,25. E claro, a grama precisa de solo livre de pragas, saudável para ela crescer e fica bonita como deve ser.
2- A irrigação também é muito importante no processo de cultivo da grama e posteriormente na hora dos cuidados. A grama deverá ser irrigada com intervalos de 15 dias como mínimo, no verão e esse tempo pode ser maior no inverno, 60 dias. Lembrando que o horário correto para a irrigação é de manhã e a mesma não deverá ser encharcada.
A rega em menor quantidade no frio se justifica pelo fato de que a umidade conserva a grama molhada por mais tempo, sendo regas mais espaçadas mais adequadas.
Adubação e Poda da Grama
A cobertura deve ser feita com adubo orgânico, esterco, húmus de minhoca, restos de vegetais em decomposição. Essa mistura deve ser usada na primeira faze do plantio, isto é, enquanto a grama ainda não tem as raízes fixa no solo.
A medida ideal é de 2 quilos de húmus para cada metro quadrado de terreno. Porém, depois que a grama criar raiz, o adubo deverá ser repetido sim, porém, duas vezes por ano.
Lembrando que no caso da escolha por adubo químico, ele deve ser usado em pouca quantidade e somente se misturado a água e isso deverá ser feito no início da primavera.
Já a poda da grama, essencial para que ela cresça bonita e forte deve feite de acordo com a espécie, pois vaia de uma para outra. Importante também esperar que ela passe dois centímetros de altura.
Veja espécies e centímetros de altura que devem ser considerados para iniciar a poda: bermudas 2 centímetros, grama preta 30 centímetros, japonesa 2 centímetros, esmeralda 3 centímetros, São Carlos 20 centímetros, inglesa 20 centímetros e batatais 5 centímetros.
Conheça as Espécies de Grama
1- Com o nome santo-agostinho ou inglesa cujo nome científico é Stenotophrum secundatum não é uma grama para região fria, pois não suporta temperaturas baixas. Porém, no litoral funciona bem pois suporta a salinidade. É do tipo ornamental e não pode ser usada em lugares de circulação de pessoas, pois não suporta pisadas.
2- São Carlos cujo nome científico é Axonopus compressus fica bem em regiões com frio e também úmidas, porém, deve ficar em um lugar que quando tem sol, ele bate em abundância sobre ela. Durante a estiagem é necessário caprichar na irrigação.
3- Bermudas tem as folhas bem estreitas e por isso, suportam que caminhem sobre elas, são bem resistentes. O seu nome científico é Cynodum dactylum e é muito usada para preencher campos de futebol e também em play-grounds.
4- Batatais cujo nome científico é Paspalum notatum precisa ficar em local com meia sombra e também suporta o vai e vem sobre ela. Além de ser bem resistente a doenças, pragas e secas. Em geral, é uma das gramas mais resistentes.
5- Japonesa cuja a textura é macia e fina é chamada cientificamente de Zoysia tenuifolia. O seu crescimento lento e em pouca quantidade faz com que ela precise de menos cortes que as demais. Porém, não quer dizer que não precisa ser podada, pois o não fazer, a leva ter tufos com bolinhas, dando um aspecto feio para a grama.
6- A esmeralda por último, chamada de Zoysia japonica é uma das queridinhas dos paisagistas, suas folhas são estreitas, macias e pequenas e são bem resistentes tanto as pisadas quanto as pragas.
Dicas Para a Grama Ficar Bonita
-
Uma vez por ano use substrato que seja próprio para aplicação em gramados, como por exemplo, o produto chamado Rendmax Green. Esse produto para cada 5 metros quadrados de grama basta um saco de 55 litros. Em caso de grama da variedade São Carlos não use taludes íngremes, pois o sistema de raízes é superficial.
-
Se você perceber uma emissão da haste floral no centro do agave é que a planta chegou ao fim. Para ter novas é necessário usar os “filhotes” que podem ser conseguidos caídos depois da floração.
-
A terra vegetal não deve ser utilizada sobre o gramado, pois ela possui pouca eficácia como fertilizante e ainda tem consigo pragas, como por exemplo, os nematoides e sementes de ervas daninhas, podendo encontrar ainda outras.
Dicas Para Aproveitar o Melhor Momento Para Cuidar do Gramado
No fim do ano é o momento especial para a grama, a chuva daquela época favorece para que ela fique mais verde e por isso, acaba sendo o melhor momento para adubar o solo e fazer a correção do mesmo. Considere esse momento do ano, o período perfeito para fazer a manutenção e deixar os gramados ainda mais bonitos.
Nesta época você também tem outra missão para cumprir com o seu gramado que é o de complementação da adubação da terra, usando produtos que fazem a raiz ficar mais forte, como por exemplo, o NPK ou a ureia. Considere também para alcançar esse objetivo a Tufa e qualquer produto que tenha sido extraído do carvão.
Para finalizar, fique de olho para manter as ervas daninhas bem longe do seu gramado.
Impulsionado pela chegada da Copa e Olimpíadas no país, o cultivo de grama tem chamado a atenção de produtores rurais no país. Para quem pretende cultivar grama, tanto domestica quanto comercialmente, o primeiro passo é decidir qual espécie de grama será usada.
A escolha depende de dois fatores principais: o clima local e a quantidade de luz solar que será recebida pela grama. Após essa escolha ser feita, é necessário iniciar o processo de preparação do solo, eliminando a vegetação existente, e analisando o que servirá de base para as quantidades determinadas de corretivos e fertilizantes a serem adicionados durante seu preparo.
A adubação da cobertura normalmente é feita de um a dois meses após o plantio, com a aplicação de fertilizantes, e uma irrigação generosa. Para conselhos específicos, procure se informar em lojas especializadas, ou com pessoas ligadas a jardinagem.
Assim, é possível saber que tipo de grama usar, qual é a mais indicada para a finalidade desejada, e qual tipo é o mais adequado ao clima da região que você está.