Você conhece alguém que não ame morango? Até pode existir quem não aprecie essa fruta, mas com certeza se trata de raras exceções.
E quando a paixão pelo morango é tão grande, por que não cultivá-los? Sim, podemos ter morangos fresquinhos até mesmo na varanda do apartamento. Não sabe como fazer? Veja as dicas a seguir!
Conhecendo os Morangos
Essa deliciosa fruta é classificada como herbácea perene e sem mesmo conhecermos detalhes podemos dizer que é de pequeno porte e rasteira.
Na plantação de morangos se observa flores brancas pequenas e também folhas em que cada uma delas possui três folíolos.
Os morangueiros podem ser encontrados em duas “versões”:
1- Os remontantes que são aqueles cujo o período de crescimento no Brasil fica entre os meses de junho a outubro. O cultivo neste caso deve ser feito durante a primavera.
2- E os não remontantes que são aqueles em que os morangos crescem somente uma vez por ano. Neste caso, a fruta pode surgir entre os períodos de abril e junho. O cultivo desse tipo de morangueiro deve ser feito entre os meses de agosto e setembro.
Vale lembrar que naturalmente as raízes do morangueiro irão murchar nos períodos mais frios, mas não se assuste, com a volta dos dias belos da primavera, tornarão a ficar bonitas e saudáveis.
Cultivo de Morango: Condições Que a Planta Exige
Você pode cultivar morangos na sua varanda e na hora de comê-los descobrir que não estão tão saborosos. É que essas pequenas frutas gostam de muito sol direto.
Escolha um lugar na varanda com bastante incidência de sol e considere que pelo menos 6 horas diárias os morangos devem ficar sob os raios solares.
A terra em relação a água deve ser equilibrada, nem muito molhada e nem muito seca. O solo precisa ser do tipo que tem boa absorção da umidade, mas que ao mesmo tempo escoa o excesso de água.
O aconselhável é cultivar os morando em um solo com o pH entre os níveis de 5.0 ou 7.0. Mas, o ideal mesmo seria precisamente: 5.3 e 6.5.
Os morangueiros não devem ser cultivados perto de plantas com raízes muito grandes e ou árvores grandes. Elas “roubariam” a umidade e a água de que o morangueiro precisa. Neste caso, se aplica a jardins.
Como Preparar a Terra para Cultivar Morangos
- Se você encontrou um lugar para colocar o seu morangueiro na varanda é hora de preparar a terra.
- A terra deve ser saudável, sem doenças ou larvas. Deve ser limpa e de preferência, seria ótimo tê-la preparada com alguns meses de antecedência de cultivo.
- Porém, não utilize para plantar morangueiros a terra que foi plantada: batatas, pimentões, batatas ou tomates.
- As morangos podem ser cultivados na varanda também em vasos suspensos. Outra dica é o uso de barris de madeira abertos. Uma opção charmosa para a sua varanda.
Dicas para o Cultivo e Manutenção do Morangueiro
- Escolha um dia nublado e fresco para cultivar os seus morangos.
- Não plante o seu morangueiro com raiz danificada, se existir, as retire antes de colocar na terra.
- As raízes não podem medir mais de 12 centímetros e de preferência ter como mínimo 10 centímetros.
- Se tiver, antes de plantar remova: folhas velhas, estolhos e flores. Deixe as mudas em uma vasilha com água até a hora de plantá-las.
- Coloque as raízes para baixo na terra e depois faça um movimento como meia coroa que chegue ao nível da terra. É importante que tenha boa profundidade.
- A rega dos morangueiros deve ser de uma vez na semana e no horário da manhã.
Dicas Para Morangos Deliciosos
Não basta cultivar morangos na varanda, eles devem ser de boa qualidade. Veja dicas!
- O ideal para se ter morangos deliciosos é que a temperatura do solo em que eles foram plantados estejam sempre fresca. Para isso, você pode usar uma camada no fundo da terra para reter a umidade. Faça isso usando palha.
- Se tiver pássaros próximo da sua casa é melhor usar redes para proteger os seus morangueiros.
- Faça limpeza para manter as ervas daninhas bem longe dos seus morangueiros.
- Para se ter ótimos morangos é importante usar os fertilizantes corretos, peça conselho na loja em que você comprar os produtos. A fertilização deve ser feita assim que chegar a primavera.
- Ervas daninhas e doenças podem alterar o sabor dos morangos. Faça sempre a limpeza e cuide do seu morangueiro.
Na Hora de Colher os Morangos
Se faz o cultivo de morangos na varanda e depois de cuidar do morangueiro você não vê a hora de fazer a colheita e saborear a fruta. É um bom momento e deve ser feito da forma adequada.
O morangueiro é sensível e retirar os morangos deve ser feito delicadamente. O correto é iniciar pegando levemente a fruta e girando para destacá-la do pé. Assim, levemente o morango irá cair. Vá fazendo a mesma coisa, um a um, com muita paciência.
Algumas folhas irão cobrir alguns morangos, para achá-los no meio, vá usando as mãos delicadamente e só recolha as frutas que estiverem bem vermelhinhas.
Nem todo os morangos podem estar aptos para o consumo, se você perceber danos de insetos, queimadura do sol, algum defeito aparente ou alguma parte podre, retire-os e os jogue fora.
Os morangos cultivados em casa, diferente daqueles que compramos na feira ou no supermercado, devem ser consumidos logo depois de recolhidos. Se não for imediatamente depois de serem colhidos, no máximo até o fim do dia. Eles estragam mais facilmente.
O ideal é que você faça a colheita de manhã cedo e deixe para fazer nos dias mais frescos.
Assim que retirá-los do solo, leve-os para a geladeira até a hora de consumir.
Eles não durarão mais de 3 dias e já no segundo dia o sabor não será o mesmo, que do mesmo dia em que foi colhido.
É importante que os seus morangos sejam cultivados em um vaso que permita que as raízes tenham o espaço necessário. Uma jardineira retangular, por exemplo, pode ser uma melhor opção.
É cada vez mais comum que pessoas cultivem hortaliças, ervas, temperos e até frutas em casa. Tudo isso porque os estudos sobre esses elementos e as novas tecnologias facilitam o cultivo das plantas que quase todos costumam comprar em mercados. Além de serem mais confiáveis os alimentos que a própria pessoa cuida, essas plantas também são fáceis e práticas de serem cultivadas.Entre tantas culturas fáceis de ter em casa, como pimenta, salsinha e chuchu, o morango é a que mais vem ganhando espaço na preferência do público. Além de ter o gosto inigualável e diversas utilidades na culinária, a planta também é visualmente bonita e costuma enfeitar brilhantemente os ambientes em que se encontra.Dicas para cultivar morangos em casa Para criar morangos em casa em uma pequena ou mediana horta particular, a primeira necessidade é ter espaço. O morango se adapta bem nos mais diversos tipos de solo, desde que seja bem cuidado. Por terem raízes mais fracas do que outras plantas, os morangos precisam ser protegidos do vento. Contudo, devem sempre estar em contato com o sol.Portanto, o local em que os morangos serão plantados, deve ser motivo de atenção de qualquer um que queria iniciar sua horta. Apesar de as raízes do morango serem frágeis, basta que a planta seja alimentada com bom adubo para crescer forte, bela e saudável. O ideal é que se mantenha mesmo um sistema com hora marcada para irrigar a terra e que ela cresça de forma mais livre, ou seja, na terra e não no solo.Por sua fácil adaptabilidade em diversos tipos de solo, o morango pode ser plantado em sítios, hortas, jardins e até mesmo potes e vasos. Contudo, todos esses lugares devem ser bem drenados. Caso contrário, as plantas não se desenvolverão perfeitamente.Para criar morangos em jardins, basta que o solo recolha bem a água e o adubo utilizados.
Além disso, uma pequena elevação no terreno também colabora para o melhor aproveitamento do local. Procure manter uma distância de 60 centímetros entre cada fileira de morango. Isso evitará que lesmas e caracóis espalhem suas cascas de ovos partidas, aos pés da planta.Outro bom lugar para criar morangos é em pequenos vasos e potes. Novamente prestando bastante atenção na drenagem das plantas. Alguns recipientes são próprios para o cultivo de morangos. Procure se informar na floricultura. Procure colocar no fundo desses potes duas camadas de cascas de pinheiro, isso facilitará a alimentação da planta.Em todos os locais, porém, um cuidado em comum deve ser observado: a irrigação. O morango é uma planta que exige muita água, principalmente perto da época do colhimento. Para que tudo corra bem, procure um bom especialista no assunto antes de iniciar o processo.