Cultivar plantas pode ser um trabalho para um bom jardineiro, já que ele poderá ficar mais focado em seu trabalho, tendo mais experiência no ramo. Mas, quem realmente ama cuidar de flores e plantas de um jardim, pode ser mais do que um mestre jardineiro. Afinal, com amor e carinho se faz grandes coisas, não é? Este é o caso dos “orquidófilos” de plantão, aqueles que realmente amam cultivar orquídeas. Muitas dessas pessoas ainda não sabem qual a forma correta para plantar essas lindas plantinhas, mas lendo este artigo elas logo irão aprender. Portanto, não deixe de conferir!
As Orquídeas
Essas plantas conhecidas como orquídeas são plantadas e cultivadas em todo o Brasil, por serem muito adaptáveis a diversos territórios do país. Segundo muitos fãs dessas plantas, elas são realmente dotadas de um ótimo perfume e bela aparência, sendo plantas delicadas, místicas e possuindo uma beleza rara.
Para cultiva-la da melhor maneira possível, é preciso tomar alguns cuidados e precauções, já que esta espécie é bastante exigente. Mesmo assim, quando cultivada da maneira que lhe convir, pode se tornar bastante bonita em muito pouco tempo, enfeitando bem qualquer ambiente, seja ele externo ou interno. Os cuidados para preservar a saúde da planta são diversos.
Há uma enorme variedade de gêneros de orquídeas para se cultivar, que acabam se distinguindo quanto ao formato das flores, combinações de cores entre as pétalas e as suas folhas, entre outros detalhes bastante incomuns. Cada tipo diferente de orquídea também possui um período do ano no qual floresce com mais intensidade e isso depende muito das suas variedades existentes. É por este e tantos outros motivos que as orquídeas precisam de muita atenção e carinho por parte dos jardineiros.
Orquidários em Casa
Dependendo da boa vontade e da paixão dos jardineiros pelas orquídeas, nada melhor do que montar um orquidário dentro de casa e estar cada vez mais próximo da natureza. É uma proposta interessante para quem quer cultivar várias variedades de orquídeas e também para quem tem tempo para trata-las. Não deixe de verificar todas as condições que as suas orquídeas necessitam e prestar bastante atenção na saúde delas durante o desenvolvimento.
Dicas de Cultivo
Para cultivar orquídeas, antes é preciso prestar atenção em diversos aspectos e considerar todas as exigências dessas pequenas plantinhas. Confira abaixo quais são as maiores necessidades das orquídeas e de quebra, veja algumas dicas de como cultivar estas espécies tão queridas.
Fator Luminosidade
O mais importante no cultivo de orquídeas é saber qual a luminosidade ideal para que ela se desenvolva bem. Algumas variedades de orquídeas, como as cattleyas, podem ser cultivada debaixo de telhados ou expostas ao sol, mas para se desenvolverem melhor, precisam de uma certa intercalação entre este dois tipos de luminosidade. Porém, a maioria das espécies de orquídeas preferem um sombreado em torno de 60%. Uma dica muito bacana neste caso é sempre verificar como a sua orquídea está crescendo, tanto em sombra quanto expostas a lux do sol. Veja em qual dos dois casos elas estarão mais bonitas, vistosas e muito mais saudáveis. Um outro conselho que os especialistas dão é sempre colocar a frente da planta ou do broto novo para a direção do sol das 8:00 da manhã. Esta é a posição mais correta para uma melhor vegetação da sua orquídea.
Regas das Espécies
As orquídeas são plantas que necessitam de regas regulares e que podem ser prejudicadas com grande excesso de água em suas raízes. Por isso, é necessário muita moderação em relação as suas regas constantes. Quando o substrato estiver seco, é aconselhável que o jardineiro comece a regar a sua planta, até porque é praticamente impossível sabe ro quanto é necessário colocar de água nas orquídeas. Realmente não há como prever uma medida para esta quantidade ideal.
Para o caso de generalizar as variedades de orquídeas, fica claro que se secar a cada 2 dias por exemplo, é preciso molhar as plantas a cada 2 dias a mais. Porém, se demorar 5 dias para secar, é necessário molhar apenas quando estiver realmente seca.
O ideal é não colocar as suas plantas onde demorem muito a secar no substrato. Isso é um indicio de que o local que estão suas plantas estão sendo cultivadas possui muito pouca ventilação, podendo gerar algumas doenças relacionadas à esta característica em particular. As orquídeas adoram locais onde ela possa respirar com bastante espaço e folga.
Adubação
Este é um fator muito importante para qualquer planta, mas para as orquídeas, é preciso prestar muita atenção às adubações. Muitas pessoas variam muito a adubação das plantas, mas elas são obrigatórias para o crescimento das mesmas. Existem jardineiros que praticam o ato apenas de mês em mês e outros que preferem fazer de 15 em 15 dias. O ideal mesmo é conhecer muito bem o comportamento da orquídea nos seus primeiros meses de crescimento para adapta-la a sua adubação preferida.
Para adubar a sua planta da forma mais correta, deixando o cultivo ainda mais simples e rápido, siga os passos a seguir:
- Primeiro, utilize um desses adubos foliares que são fabricados em sua forma líquida e que se encontram na seção de jardinagem de todos os supermercados
- Em seguida, basta adicionar algumas gotas singelas à água com que será feita a vaporização da sua orquídea, uma etapa muito importante das regas, afinal, para o caso de se utilizar pulverizadores menores.
- Para terminar a adubação de forma correta, procure deixar a parte inferior das folhas da sua orquídea bastante úmida, pois é onde se encontram os pequenos estômatos da planta, onde ela costuma armazenar água. Eles absorvem água e nutrientes para se desenvolver ainda melhor.
Vídeo
Quer saber mais ainda como cultivar as suas orquídeas, independente das variedades que existem no mercado? Não deixe de assistir o vídeo que está logo abaixo, clicando no link. Descubra novos truques e necessidade destas espécies que vem encantando jardineiros de diversas partes do mundo.
http://tv.estadao.com.br/videos,veja-dicas-para-cultivo-de-orquideas,147027,275,0.htm
Dicas
As dúvidas quanto ao cultivo ideal das orquídeas são muitas, mas muitos sites e demais locais de informação trazem as formas corretas de se plantar as mudas e cuidar das mesmas até os períodos de florescerem.
Em um primeiro momento, é fundamental que o arejamento das plantas seja muito bem feito, já que a base de plantio são sempre os xaxins, ou mesmo as fibras de coco com substratos específicos ao crescimento das orquídeas. Os vasos de cunho cerâmico são também as melhores opções de plantio, já que possuem furinhos nas laterais, contribuindo para a respiração das plantas.
Depois de floridas e grandes, as orquídeas podem ser levadas para dentro de casa, contudo, sempre para lugares arejados e com muita ventilação, como perto de janelas, local ideal para as mesmas. Os raios de sol são importantes para sua beleza, mas não muitos fortes, apenas no período da manhã, e não podem ser expostas totalmente a eles.