Não é necessário morar numa casa com jardim ou um quintal para conseguir cultivar temperos, hortas e flores. A dica? Optar por aquelas qualidades que sejam ideais às condições de seu apartamento ou sua casa.
Então, a primeira coisa a se fazer é analisar se no local incide a luz solar, se há pouco ou muito vento ou se há apenas sombra durante todo o dia. Muitos de nós temos o hábito de comprar flores e demais mudas antes de procurar saber se a mesma se adaptará ou não ao lugar. Todos podemos ter plantas em casa, porém, não é qualquer tipo de planta que está adaptada a ser cultivada no interior de uma casa.
Conforme especialistas, todo tipo de planta necessita de mínimas condições para crescer, porém, uma variedade grande admite que tenhas seu pequeno jardim no interior de sua residência. Há diversas espécies para os mais espaços mais diversos. Pode-se até cultivar uma planta, por exemplo, no banheiro.
Outra valiosa dica é buscar os espaços com mais claridade. Flores como antúrio e lírio-da-paz, por exemplo, podem ser cultivadas longe do sol e se dão dentro de casa. Mas o importante é deixá-las num espaço mais claro, próximo de portas e janelas. Aquelas plantas que não necessitam do sol, quase sempre, possuem uma coloração mais verde na folhagem ou verde e branca, variegada. Quanto mais colorida for a folhagem, maior deverá ser sua exposição ao sol.
Para que você possa cultivar adequadamente sua planta, tome nota de alguns preciosos cuidados e veja quais são os lugares perfeitas para cada tipo de planta:
Cozinha
Toda mulher sonha em ter sua própria horta com todos aqueles deliciosos temperinhos e assim poder cozinhar. Então, para realizar esse sonho é necessário que tenha determinados cuidados. Aquelas ervas de hortas, como cebolinha, hortelã, manjericão, alecrim, dentre outras, necessitam de aproximadamente 04 horas diárias de sol. Além do mais, algumas delas precisam ser cultivadas em vasos diferentes.
Alecrim e manjericão, por exemplo, têm um maior crescimento e necessitam de um vaso maior, com mais ou menos trinta centímetros de altura, enquanto que a hortelã desenvolve brotos através das raízes e invade as demais, por isso precisa ter um cantinho só dela.
Outro dado importante é a rega, que precisa ser diária, entretanto, sem exageros. Também é importante salientar que essas plantas contam com um curto período de duração. Com isso, use sempre quando ainda estiverem bonitas.
Banheiro
Caso tenha um pouco de claridade, é um ambiente legal para o cultivo de violetas, que apreciam a umidade. Outras excelentes plantas para cultivo nesse ambiente são: a árvore da felicidade ou a rafis. Uma importante dica importante é jamais deixar a plantinha perto demais do chuveiro em razão do vapor quente.
Sacada
Esse ambiente pede plantas que sejam resistentes com vento, que tende a ressecar as folhas. Dentre as espécies mais recomendadas estão: pitangueira ou jabuticabeira, que se dão bem quando cultivadas em vasos; pleomele ou flor-de-coral. A precisa ser feita durante uma vez ao dia, no fim da tarde ou no início da manhã.
Sala
Para proporcionar um ambiente mais florido e verde, pode-se optar por tipos mais resistentes de plantas, como, por exemplo, a orquídea borboleta, que se adapta com facilidade em lugares fechados e até mesmo no ar condicionado; ou ainda pela orquídea sapatinho, que prefere a sombra.
Dicas de Cultivo
- Terra: Opte pela terra vegetal, que foi previamente processada e, por isso, está livre de bactérias e fungos, e ainda de possíveis ervas daninhas. Tal produto pode ser livremente encontrado em floriculturas, lojas de jardinagens e supermercados.
- Vaso: Prefira aqueles que têm furos na parte de baixo para que a água possa escoar. Aqueles de barro apresentam maior porosidade, e ajudam também a deixar as raízes arejadas. No caso das samambaias, os melhores são aqueles de fibra de coco. Em lugares onde venta demais, como nas sacadas, use os vasos de plástico, que retém mais a água.
- Adubo: Os líquidos que têm diluição em água e aqueles que são em grãos precisam ser usados de 03 em 03 meses, de acordo com a quantidade apresentada pelo fabricante.
- Rega: Sempre ao final da tarde ou no inicio da manhã. Jamais regue a planta quando o está quente o sol. Antes de regar, verifique se a terra já está úmida, e somente depois regue novamente. Caso esteja úmida, aguarde mais um dia para regá-la ou coloque menos água.
Maiores Informações
Veja se o vaso ou recipiente que será usado tem tamanho adequado para receber a planta, pois todas elas precisam de espaço para se desenvolver. Uma das melhores maneiras de se fazer morrer uma planta é deixar as raízes apertadas demais. Quando sobrevivem, ficam presas.
A temperatura deve ser mantida a um nível agradável. Caso esteja sentindo frio, saiba que as plantas estão também. Por isso, procure não deixá-las em lugares gelados demais.
Consinta que a luz chegue até a planta, então, coloque-a o mais próximo possível de portas e janelas que tenham entrada de sol, assim elas crescerão bem. Caso tenha em casa um espaço ensolarado e quente, aquele é o ambiente perfeito para que ela seja colocada. Caso perceba que a planta está murchando e afinando na direção da luz, aproxime-a mais.
Regue direito as suas plantas. É neste quesito que pessoas agradáveis e dóceis tornam-se verdadeiros assassinos de plantas. Elas costumam regar de menos ou demais. Para saber quando e quanto regar, coloque o dedo na terra a aproximadamente dois centímetros longe da planta. Em grande parte das situações, deve-se regar caso o solo esteja um pouco seco, e a água deverá ter quantidade suficiente para sair um pouco pelos buraquinhos do vaso.
Adube a planta. Grande parte dos cultivadores de planta usa alguma forma de fertilizante, e isso varia de cada um. Caso opte pela adubação, faça uma visita a uma estufa e procure saber qual o melhor fertilizante e a quantidade mais adequada.
Dicas:
Caso não saiba o quanto de água e nem quantas vezes a planta deve ser aguada, adquira um hidrômetro. Eles podem ser encontrados em lojas e hipermercados, sempre na parte de plantas. Nada mais é que uma sonda de metal que se finca a terra em volta da planta. O medidor apontará se ela está molhada demais ou seca.
Para se garantir que a planta que você deseja cultivar irá crescer com saúde e beleza, existem diversos detalhes que devem ser observados. Cada variedade de vegetal tem suas próprias particularidades, que devem ser pesquisadas e cuidados específicos a serem seguidos para um melhor resultado final. Veja aqui algumas das coisas mais importantes para garantir que sua planta crescerá devidamente:
- Espaçamento ideal: Seja em vasos ou na terra, cada espécie exige um espaçamento próprio entre as mudas e sementes para garantir o crescimento. Se você plantá-las muito próximas, elas exaurirão o solo e matarão uma a outra na disputa pelos nutrientes.
- Tipo de solo: Existem plantas para os mais diversos tipos de terra. Enquanto um cacto vai exigir um solo arenoso, por exemplo, o arroz deve ser plantado encharcado. Os diferentes nutrientes e tipos de adubo e solo devem ser checados com antecedência.
- Pragas e insetos: Verifique quais as pragas mais comuns e prepare-se para evitá-las.
- Água e Sol: Cada tipo de planta precisa de uma quantidade específica de sol e água e podem morrer tanto pela falta quanto pelo excesso destes elementos. Verifique com cuidado para garantir a saúde de sua muda!