Como Desidratar Um Buquê de Noiva

Existem várias maneiras de desidratar as flores de um buquê de noiva. A escolha de uma ou outra deve ser feita levando em consideração qual é a flor.

A Seguir, os Procedimentos Gerais, que Servem Para Todos os Tipos de Flores:

  • O tempo de secagem varia também de acordo com a planta escolhida.
  • Não espere que as flores desabrochem para cortá-las, elas ainda abrem enquanto secam.
  • Os melhores dias para colher as flores são aqueles secos e espere que o orvalho fique seco. Faça escolha pelas flores em bom estado e descarte as pétalas secas e as folhas.
  • Os cabos das flores devem ser cortados quando as flores não forem para serem secas ao natural.
  • Caso a ideia seja desidratar as flores para usar em arranjos, deixe 3 centímetros de cabo.
  • Só é possível fazer a desidratação do buquê inteiro se as flores estiverem nas mesmas condições. Caso não seja possível, faça fotos do buquê, seque uma por uma e depois usando a imagem, refaça o buquê.
  • Uma boa maneira de não errar com o buquê “original” para desidratar é fazer um teste com outras flores algumas semanas antes de usar o “original”.
  • O silicagel usado para fazer a desidratação do buquê pode ser reaproveitado. Para isso é necessário o usar o forno convencional para retirar a umidade.
  • Na técnica da areia é preciso que a areia seja sem sal, seca, bem fina e limpa. Use uma peneira para lavá-la bem e depois deixe secar ao ar livre. O forno deverá ser usado para retirar a umidade. Você também pode colocar uma camada fina de verniz sobre as flores depois de desidratada.
  • As flores desidratadas devem ser guardadas em recipientes bem fechados ou sacos plásticos.

Veja os Vários Métodos Para Desidratar um Buquê de Noiva!

1- Ao ar livre

Esse é o método de desidratar um buquê de noiva mais simples e além disso, não altera as cores das flores.

E essa técnica para ser concluída precisa de pelo menos duas semanas e o tempo varia de acordo com o local e a umidade das flores. Retire as folhas da ponta do cabo, em seguida, monte pequenos maços e pendure de cabeça para baixo, escolha um lugar seco.

Saiba que não é ideal colocar as flores nos seguinte lugares quando se usa essa técnica: varandas, garagens e porão. Outra dica: NÃO deixe o buquê perto da parede.

No caso das rosas é necessário cortar o cabo, faça isso delicadamente e use um arame de florista para segurá-las. Depois deixe o maço pendurado e as flores devem ter espaço entre elas.

2- Usando o método da Glicerina

Ele funciona trocando a água das flores do buquê pela glicerina. Esse método costuma demorar mais ou menos 3 semanas.

Esse método só pode ser usado com flores sadias e bem hidratadas e no caso das folhagens, com eucalipto, por exemplo.

A mistura deve ser feita de uma parte de glicerina e duas partes de água. A absorção é feita de maneira mais eficiente com água morna.

Depois de retirar a mistura, pendure o buquê de cabeça para baixo. Deverá ficar assim por alguns dias porque só assim a glicerina chegará nas pontas.

Essa mistura poderá ser usada outras vezes. Também pode ser colocado corante de alimento nela.

3- Usando o método de prensagem

É um dos métodos fáceis de desidratar um buquê de noiva e costuma ser muito usado para plantas e flores que foram coladas em cartões ou quadros. O tempo para a conclusão dura cerca de 2 a 4 semanas.

As flores devem ser colocadas em papel absorvente e deve ser feito um sanduíche. Depois eles deverão ser colocadas entre duas madeiras planas e coloca um peso.

4- Bórax ou areia

Para usar esse método é necessário retirar o cabo da flor. Em seguida, use uma camada de areia, que deverá ser colocada no fundo de um recipiente, entre 2 a 4 centímetros. Em seguida, faça uma pressão, leve na areia para que a flor fique firme.

Use uma colher ou com a mão mesmo, preencha os espaços entre as pétalas. Parte da parte externa e procure manter a forma original. A flor deverá ser coberta por inteiro. Depois é só colocar o recipiente em um lugar seco e quente. O tempo de espera deve ser de 2 semanas.

A areia pode ser substituída por uma parte de bórax e fubá. Além disso, deve ser acrescentado 3 colheres de sopa de sal, mas sem iodo. Essa medida é para cada xícara da mistura que for usada.

Importante é saber que as flores do buquê que forem desidratadas com areia ficam muito frágeis. Para retirar a areia que fica entre as pétalas, devido a fragilidade, use um pincel.

5- Silicagel

Siga os mesmos passos usados para desidratar um buquê de noite com a técnica da areia. As flores devem estar completamente cobertas e pode ser feito em uma vasilha de plástico que se feche bem.

Use fita crepe para vedar e em seguida, a vasilha deverá ser colocado dentro de um saco plástico. Desse saco, tire o ar e depois o lacre.

Com a umidade da flor sendo absorvida muito rápido, fica mais fácil preservar a sua cor. Essa técnica dura normalmente entre 36 e 48 horas para ser concluída.

Esse produto é usado para retirar a umidade de objetos e ambientes. Ele tem a aparência de sal grosso e pode ser comprado até mesmo em lojas de fotografia.

6- Parafina

Só use esse método se as flores forem frescas. A parafina deverá ser derretida e a técnica aplicada em uma flor de cada vez, segurando pelo cabo.  Depois de mergulhar a flor na parafina e retirar o excesso da cera, coloque-a na geladeira para endurecer.

Veja Também Como Desidratar as Folhas Verdes

  • Aplique a técnica somente em folhas vem firmes, de árvores grandes e com muitas nervuras. As folhas pequenas são muito sensíveis.
  • Faça a desidratação em uma pena de metal que pode ser jogado fora depois do uso.
  • Você vai precisar de soda cáustica em pedra ou líquida usada para limpeza.
  • Vai precisar de pinça e pincel macio e pequeno.
  1. As folhas devem ser bem lavadas antes de usá-las.
  2. Coloque dentro do recipiente.
  3. Cubra as folhas com a soda cáustica.
  4. Retire a folha com a ajuda da pinça e lave em água corrente.
  5. Com o pincel retire as marcas verdes que podem ficar.

O método demora entre 1 ou 2 dias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de mas explicações p a desidratação das flores de um buquê de noivas…
    Por favor pode passar no meu e-mail as medidas por não entendi muito bem…
    Obrigada

    Fernanda Oliveira 22 de abril de 2015 17:36 Responder
  • no metodo de ar livre as rosas irao ficar inteira como se tivessem frescas ? depois de proto como colar no quadro?
    e no metodo de prensagem as pETALAS VAO FICAR SECAS? AR LIVRE E PRENSAGEM AS PETALAS VAO CAIR OU NAO?

    kelly 28 de abril de 2015 0:44 Responder
  • Gostaria de saber como você tinge as flores, procurei em alguns lugares e vi que um método usado é a tinta de tecido em água quente, mergulha a flor e consegue o aspecto desejado, mas tenho um pouco de receio, sera que não acaba estragado os botoes e as flores?

    Bruna ALéxia 26 de maio de 2016 22:01 Responder
  • vcs tem video para que eu possa entender melhor

    maria das graças 16 de abril de 2018 3:13 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *