Como Fazer Composto Orgânico

Antes de explicarmos como fazer o composto orgânico, vamos falar exatamente do que se trata. O composto orgânico é feito com a compostagem que nada mais é do que pegar a matéria orgânica e transformá-la em um produto que possa ajudar as plantas no seu processo de crescimento. A compostagem é feita com um processo de decomposição e os agentes responsáveis por ele são os micro-organismos. Quando usamos composto orgânico nas plantas estamos cultivando-as com mais energia, mais fortes e saudáveis. Um modo de fazê-las crescer bem sem ter que usar os produtos químicos chamados fertilizantes.

Produzindo o Composto Orgânico: Espaço

Muitas pessoas gostariam de produzir o composto orgânico para uso próprio e acabam não fazendo porque pensam que é necessário dispor de um grande espaço para isso. Na verdade, não é bem assim, basta que você tenha 1 metro cúbico para colocar uma pilha de composto orgânico e dá para fazer. Se o espaço for menor, você até pode tentar, porém, o calor necessário que deve acumular não será o bastante, faltará energia e o resultado final não será o que é esperado. Outro detalhe importante é que nesse processo o uso de esterco não será necessário.

Falando do uso do composto orgânico, vale ressaltar que na hora de usá-lo, para uma horta, basta pouco para deixá-la mais saudável. E pode ter certeza, que fará toda a diferença, o resultado não seria o mesmo sem a ajuda da matéria orgânica que dá mais energia ao solo.

Quando você cobre o solo com o composto orgânico você está dando a ele matéria orgânica, que desenvolve e estimula bons micro-organismos para a terra. Eles soltam nutrientes no solo que são ótimos para as plantas e fornecem a elas exatamente o que elas precisam.

Outro detalhe importante sobre fazer e usar o composto orgânico é que esse faz alterações na estrutura do solo, ele fica mais permeável, com uma boa capacidade de reter água e também arejado. Proporcionando um ótimo ambiente para que as raízes possam crescer bem, aliás, elas também ficam mais fortes com o uso do composto orgânico.

Por exemplo, quando aplicado ao solo argiloso, que é pesado, ele fica mais permeável. O mesmo se dá quando o solo é arenoso e não é fácil reter água nele, mas com o composto orgânico aumenta a retenção e mais nutrientes são aproveitados.

O Que Aproveitar Na Hora De Fazer Um Composto Orgânico

Quando você vai fazer um composto orgânico pode aproveitar várias coisas, como: restos orgânicos de animais, vegetais e fúngicos. Todos eles podem ser usados na compostagem. Alguns fazem a decomposição mais rápido e outros são mais lentos. Uma vez que são usados misturados se obtêm um bom equilíbrio entre eles e não pense que é difícil alimentar os chamados – decompositores – não tem nenhum segredo.

Esses micro-organismos que são aqueles que darão mais energia as plantas porque são cheio, para crescer e para mantê-los é necessário “alimentá-los” com proteínas (nitrogênio) e carboidratos. Então, vejamos alguns exemplos para ficar mais fácil de entender o que terá que fazer parte desse composto orgânico!

Tudo aquilo que for verde é uma excelente fonte de proteínas, precisa estar fresco e tenro, alguns exemplos: cascas de frutas, restos de comida, grama apenas roçada e brotos. Você também pode acrescentar a essa lista: torta de soja, de mamona e de algodão. Já para se obter nitrogênio, o material que vem dos animais é bem melhor, anote: os estercos, a farinha de sangue, o chifre, os ossos. Se preferir, dá para fazer um composto orgânico sem colocar alimentos de origem animal usando somente aqueles vegetais.

Saiba que os restos mais ricos de energia, normalmente, são os alimentos fibrosos e secos, porque contém muita lignina e celulose, que comparando, são os carboidratos de origem vegetal chamados de complexos. Eles são acima de tudo ricos em carbono, veja alguns exemplos: galhos, serragem, folhas secas, palhas, apararas, papel, entre outros.

http://www.youtube.com/watch?v=-2cR8m0_eiM

Como Fazer Um Bom Composto Orgânico: Dicas

O segredo de um bom composto orgânico é o equilíbrio entre os alimentos usados. Claro, que além disso, todos devem ser ricas fontes de nutrientes. A proporção deve ser nitrogênio, que são as proteínas, somados ao carbono, que são os carboidratos complexos. Então, na hora de fazer o composto orgânico faça a relação carbono/nitrogênio, que para alimentar e desenvolver bem os micro-organismos deve ser de: 30/1, uma parte de nitrogênio para 30 partes de carbono. Depois os micro-organismos usarão 3 partes de carbono e 2 delas serão eliminadas fazendo com que o composto tenha a seguinte relação: 10/1. Se você usar uma proporção superior a essa indicada, o processo de decomposição serão muito lento e quando se usa menos do recomendado, o nitrogênio pode acabar poluindo porque se perde no meio ambiente.

Para se ter uma ideia melhor, saiba que uma pilha de serragem é bem demorada para se decompor porque faltam proteínas. Já uma pilha de grama faz o processo de decomposição rapidamente porque a relação nitrogênio e carbono e de 1 para 30. Porém, ficam faltando as fontes de carbono que são os materiais que dão energia. Outro detalhe importante, é que grande parte do que sobra de nitrogênio é liberado sob forma de amônia, na prática, significa que a sua pilha de compostagem ficará com um cheiro ruim.

Experimente o Teste Abaixo Para Saber Se o Seu Composto Orgânico Está Feito Como Se Deve

Pegue uma pequena mostra do seu composto orgânico e coloque-a sobre a palma da mão, com a outra mão vá jogando água, bem pouco cada vez, até que se forme um “bolinho”. Aperte-o bem com a mão em que ele está e depois com as duas vá esfregando, faça um movimento como se tivesse um sabonete entre as duas mãos. Depois abra as mãos e confira:

  • Se as suas mãos estiverem limpas, significa que o seu composto orgânico está cru.
  • Se as suas mãos estiverem um pouco sujas, significa que o seu composto orgânico está quase cru.
  • Se as suas mãos estiverem com uma cor preta e brilhando, significa que o composto orgânico está quase no ponto para usar.

Se Ainda Tiver Dúvidas, Lave Bem As Mãos Em Uma Bacia e Observe a Cor Da Água:

  • O composto está cru quando a água está levemente amarelada.
  • O composto está quase cru quando a água está de amarelada para marrom.
  • O composto pode ser usado quando a água fica preta.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *