As cenouras são vegetais versáteis e nutritivos, amplamente empregados nos pratos tradicionais brasileiros. Quem possui um pequeno espaço em casa e deseja cultivar esta espécie vegetal para consumo próprio, pode conferir abaixo os materiais necessários para o canteiro e também um passo a passo do cultivo e manutenção desta hortaliça tão apreciada.As ferramentas são necessárias para cultivar e cuidar do canteiro, e podem ser encontradas facilmente em lojas especializadas em produtos de jardinagem e lojas agropecuárias. São rastelo, enxada, ancinho e adubo. Serão necessários esterco (de codorna, ave ou bovino) e adubo químico (4-14-8 é o mais fácil de encontrar, e sinaliza respectivamente a quantidade de nitrogênio, fósforo e potássio). É preciso calcário (ou cal de construção) e sementes. O melhor tipo para plantio doméstico é o Chantaney, pois é possível aproveitar as raízes e folhas para consumo. Além disso, pode ser cultivado tanto em regiões frias quanto quentes.
Passo a Passo
Definir o canteiro: O canteiro deve ser definido para que os trabalhos possam ser iniciados. O tamanho ideal é de 1×2 metros, para que a produção seja satisfatória.
Preparar o terreno: O solo deve ficar bem fofo, para que a raiz da cenoura pode se fixar bem. Use o rastelo.
Polvilhar calcário: O calcário é usado para corrigir a acidez do solo. Ele deve ser polvilhado levemente sobre o canteiro previamente preparado. Se for usar a cal, use luvas para evitar queimaduras.
Misturar a terra: Revolva a terra com o rastelo para misturar a cal.
Adubar com esterco: A quantidade de adubo varia de acordo com o tipo usado. Confira a quantidade necessária, considerando um terreno com o tamanho indicado acima (1×2 metros):
- Codorna: 1 kg de esterco
- Aves: 2 kg
- Bovinos:5 kg
Cuidado para não espalhar uma quantidade maior, pois excesso de esterco pode prejudicar a planta. Ao terminar de espalhar o esterco, revolva a terra para misturar bem o esterco.
Adubar com o adubo químico: A quantidade do adubo 4-14-8 é de 400 g para o espaço indicado. Revolva a terra novamente para misturar todos os componentes.
Fazer os canteiros: usando a enxada, abra sulcos na terra, deixando entre eles o canteiro em que serão plantadas as cenouras. Com o auxilio do rastelo, elimine torrões e alinhe o canteiro, que deve ter em média 40 cm de altura.
Riscar: Com o cabo da enxada, faça riscos espaços do canteiro, na transversal.
Preparar o pote de vidro com as sementes: Faça três furos na tampa do pote de vidro, e encha o pote com as sementes.
Semear: Com o auxilio do pote, vá jogando as sementes nos riscos espaçados feitos com o cabo da enxada. Não é necessário exagerar na quantidade de sementes.
Cobrir os riscos: Use a parte de trás do rastelo para cobrir os riscos suavemente com terra.