Os gramados ajudam bastante a compor um ambiente por mais imperceptíveis que eles pareçam. Ter um espaço com grama pode ser eficiente pelos mais variados motivos, podendo ajudar a cobrir um terreno, por exemplo, a formar um campo ou apenas para finalidade ornamental. Quem olha de cima pode pensar que toda grama é igual, mas existem diversos tipos diferentes de grama e saber escolher a certa para formar o seu gramado compromete totalmente o resultado.
Vamos então conhecer esses diferentes tipos de grama e saber como formar um lindo gramado para a sua casa.
Grama Esmeralda
A grama esmeralda possui folhinhas bem estreitas e de tamanho médio. Ela é chamada assim porque a sua cor é bem semelhante à tonalidade da pedra esmeralda. Ela é ótima para ser cultivada em ambientes onde não precise de tanta manutenção porque ela é bem resistente tanto à falta de cuidados como também à infestação de plantas daninhas ou pragas.
Essa grama é biologicamente chamada de Zoysia japônica e recebe outros nomes populares como Grama zóisia, Grama zóisia silvestre e Zóisia. A sua origem é da Ásia, tendo a maior incidência na China e no Japão. Quando bem cultivada ela pode chegar até 15 centímetros de altura. É a grama mais indicada para ser cultivada em jardins de casas, condomínios e empresas, também para campos de esportes e playgrounds.
Grama São Carlos
As folhas desse tipo de grama já são um pouco diferentes, sendo mais largas, com uma estrutura lisa e sem pelo. Ela não cresce tão rapidamente, mas sua formação é bem densa o que dá pra fazer uma bela forração. Cientificamente ela recebe o nome de Axonopus compressus e tem a sua origem da América do Sul, onde a maior incidência é aqui no Brasil. Devido a diversidade de seu uso, também vai ser conhecida pelos nomes populares: Grama curitibana, Grama missioneira, Grama sempre verde e Grama tapete.
Quando bem cultivada ela pode chegar até 15 centímetros de altura. Você vai encontrar essa grama mais facilmente em regiões onde o clima é mais frio, pois é onde ela se desenvolve melhor. Para forração, ela é mais indicada para jardins tanto de casas urbanas como de campo, áreas industriais e jardins de visitação.
Grama Batatais
A grama batatais tem folhas mais lienares e bem alongadas. Se você for comparar essa espécie com as duas anteriormente citadas ou outros tipos de grama, com certeza vai sentir que ela não é tão delicada e possui uma aparência é mais grosseira. Isso se dá ao fato da grama ser bem rústica e destinada mais à solos pobres. Cientificamente ela recebe o nome de Paspalum notatum e popularmente também é conhecida como Grama da Bahia, Grama de pasto, Grama forquilha, Grama mato grosso e Gramão. Ela tem origem na América do Sul e sua maior incidência é do nosso país.
Grama Coreana
Essa é o tipo de grama bastante delicada. Ela é muito rasteira, tem folhas bem macias e finas, por isso não suportam pisoteio. Biologicamente a grama coreana recebe o nome de Zoysia tenuifolia e tem a sua origem na África, onde a maior incidência acontece nas Ilhas Mascarenhas. Ela também recebe outros nomes populares como Grama japonesa, Grama mascarenha e Grama veludo. Como citamos mais acima a grama não suporta pisoteio, então evite plantar em lugares que existe uma circulação grande de pessoas ou animais.
Grama Bermuda
Biologicamente essa grama recebe o nome de Cynodon dactylon e se você busca uma grama que cresça muito rápido, essa é a melhor opção para você. Originalmente da África, a grama bermuda também vai receber outros nomes populares como Erva gramilheira, Escalracheira, Escalracho, Grama seda, Grama tifton e Pé de galinha. Ela possui uma estrutura muito macia e mesmo aparentando fragilidade, ela é bem resistente, principalmente a pisoteio. Caso seja danificada consegue se reestruturar muito rapidamente. Esta é a grama que mais vemos em playgrounds, campos de futebol e outros esportes como polo e tênis.
Agora que vocês conheceram algumas das mais populares gramas, vamos ver como formar o nosso gramado.
Como Plantar Um Gramado
Até chegar aqui, com certeza você já escolheu o tipo de gramado que deseja ter em casa, então o processo vai ser bem simples. Primeiro Limpe bem o terreno antes de colocar qualquer semente de grama. Retire todos os entulhos e as pedras para que sua grama possa crescer bonita.
Depois você deve fazer o nivelamento do terreno, pois isso evita que a sua grama cresça desigual. O ideal é que você plante a sua grama a 5 centímetros abaixo do nível da sua calçada para que não exista nenhum tipo de desnível.
Pronto! Agora sua grama está plantada e você só precisará cuidar para que ela cresça bem e permaneça bonita.
Irrigação
Como qualquer planta o seu gramado vai precisar ser irrigado, essa ação deve ser feita a cada 15 dias no verão e a cada 60 dias no inverno, fazendo as regas preferencialmente pela manhã. Evite encharcar a sua grama, pois você favorece o aparecimento de fungos e algumas pragas.
Adubação
A grama também precisará ser adubada temporariamente e você pode fazer isso usando adubo orgânico, que pode ser com húmus de minhoca, esterco e restos de vegetais em decomposição. Esse tipo de produto deve ser aplicado somente nas primeiras fases do plantio, enquanto a sua grama ainda não está com as raízes completamente fixadas à terra.
O ideal é você usar 2kg de húmus por metro quadrado de grama e depois que ela estiver enraizada você vai fazer esse processo duas vezes ao ano, preferencialmente no início da primavera.
Poda Da Grama
A maioria das pessoas esquece da poda das gramas por achar que elas não crescem demais ou que já se alinham naturalmente e isso é um equívoco dos grandes. Cada espécie vai ter um tamanho base de crescimento, mas a maioria está entre os 15 e 20 centímetros de altura. As podas devem ser feitas logo após a sua grama ultrapassar os 2 cm de altura. A partir daí faça a poda sempre que ela chegar ao tamanho máximo ou ideal para o seu campo.