Como Plantar Cenoura?

Embora sejam divertidas e fáceis para fazer o cultivo, plantadores precisam ter em mente de que existe a necessidade de ter paciência não apenas com o processo de crescimento como também aos problemas que podem surgir no caminho.

Tipos Distintos e Condições do Solo

Cenouras de cores laranjadas, padrão tradicional, mas você pode tentar crescer branco, amarelo, vermelho ou até cenouras roxas de pele. Mais importante do que a cor, no entanto, é escolher o tamanho da raiz direito e forma de acordo com seu solo. Tamanho e forma da cenoura varia de acordo com o tipo, e há cinco categorias principais. Algumas com formas em blocos que podem lidar com o solo pesado ou superficial, enquanto outras precisam de profundidade e terra solta. Todos os tipos estão disponíveis em cultivares precoces e tardios, doenças podem prejudicar o processo. Alguns catálogos não descrevem cenouras por tipo, mas gostaria de salientar que as cultivares fazem o melhor em solo pesado ou pobre.

Plantio da Cenoura!

Plantio: Para produzir a melhor colheita possível, dê um duplo cavar na sua área de plantio ou construa uma cama levantada. Solo livre de pedra solta é o objetivo. Se você tem o solo pesado, adicione a abundância de composto maduro. Comece a semear essa cultura em três semanas antes da última esperado geada; Plante novamente a cada duas a três semanas depois disso. A maioria das cultivares leva entre 70 a 80 dias para amadurecer, então semeie o último plantio de dois a três meses antes da primeira geada e queda esperada.

Transmita as sementes minúsculas, ou para facilitar a remoção de ervas daninhas, plante em linhas. Coloque uma pitada de cerca de seis sementes por polegada. Elas vão ter de uma a três semanas para germinar (elas germinam mais lentamente no solo frio do que no quente), então misture em algumas de rápido crescimento, como as sementes de rabanete, para marcar as linhas. Cubra com um quarto de polegada de composto blindado, substrato, ou areia em zonas um pouco mais quente e áreas secas para tornar mais fácil para as mudas delicadas a surgir. Água com cuidado para não lavar as sementes para longe; mantenha o solo úmido continuamente para melhorar a germinação.

Diretrizes a Crescer

Linhas finas com uma polegada de distância quando os topos são dois centímetros de altura, e complete, porque quando lotadas produzem raízes tortas. Fine novamente em duas semanas mais tarde para três a quatro centímetros de distância. Como as mudas desenvolvendo, aplicar gradualmente nas folhas para manter um nível ainda mais a umidade e reduzir problemas com ervas-daninhas.

É melhor nunca deixar as plantas de cenouras jovens secarem. No entanto, se o solo secar completamente entre as regas, um encharcamento súbito pode fazer com que as raízes se dividam. Raízes alimentadoras: Esses tipos de planta são facilmente danificados, de modo a não puxar todas as ervas daninhas que empurram através da cobertura morta, ou cortá-las logo abaixo da superfície do solo. Há capas que empurram para cima através do solo à medida que amadurecem, com palha ou terra para impedir de se tornar verde e amargo.

Problemas: Plantar Cenouras

As maiores ameaças são criaturas de quatro patas, como veados, esquilos, marmotas e coelhos. Para controles, consulte a entrada de pragas aos animais.  Tenha atenção com moscas que geram ferrugem, que se parece com pequenas moscas verdes com cabeças amarelas e olhos vermelhos. Seus ovos eclodem em larvas esbranquiçadas que tocam em raízes. Raízes infestadas ficam vermelha escura e as folhas pretas. Infestações ocorrem geralmente no início da primavera, por isso, uma solução é atrasar o plantio até o início do verão, quando o dano é menos provável. Ou plantas de cobertura de linha flutuante para manter longe as moscas.

Não se pode ignorar o fato de que também existem lagartas verdes com listras pretas, pontos brancos ou amarelos e pequenos chifres de laranja. Elas se alimentam de folhagem, mas a fase larval das borboletas andorinha preta, então se você identificá-los em suas cenouras, não tente matá-los. Em vez disso, transfira para as ervas daninhas, como laço da rainha, e preste atenção para crisálidas a formar lindas borboletas! As larvas de besouros, encontrado a partir da costa leste para o Colorado dos Estados Unidos, formam túnel em raízes de cenoura, especialmente em culturas de primavera.

Cuidado com os nematoides, animais vermiformes microscópicos que fazem pequenos grupos ao longo de raízes que resultam em cenouras raquíticas. Gire culturas e aplique bastante composto, que é rico em microrganismos predador. Ferrugem da folha é a doença mais difundida. Começa nas margens da folha, com manchas brancas ou amarelas que se tornam marrons e aguadas. Se crestamento foliar é um problema em sua área de cultivares resistentes de plantas.

Outro fato que não pode ser deixado de lado está no tempo quente e úmido que provoca uma doença bacteriana chamada vegetal podridão mole. Impeça a rotação de culturas e mantenha o solo frouxo. A doença se espalha em armazenamento, por isso não armazene nas estruturas que já se encontram machucadas. Doença causa amarelados em cenoura pálida, folhas e formação de tufos de raízes cabeludas sobre os frutos em desenvolvimento. A doença é transmitida por cigarrinhas, por isso a melhor maneira de prevenir o problema é cobrir novas plantações com linha de cobre e bloquear cigarrinhas.

Colheita da Cenoura!

Tornam-se mais saborosa quando crescem. Você pode começar a colheita, assim que estiver grande o suficiente para comer, ou deixá-las todas para amadurecer para uma única colheita. Faça a coleta e armazenamento do inverno antes da primeira geada em um dia quando o solo está úmido, mas o ar seco. Afrouxe o solo com uma espátula antes de puxar. Molhar antes da colheita amolece o solo e torna o ato de puxar mais fácil. Elas são excelentes para comer tanto frescas como cozinhadas. Note-se que as variedades roxas enraizadas perderão seu pigmento roxo se cozido em água, mas tendem a mantê-lo quando torrado.

Gostou do artigo? Teve alguma dúvida como plantar cenoura? Deixe o seu comentário!

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *