Como Plantar Em Bandejas

Muitas pessoas possuem o habito de cultivar plantas em suas residências, sejam essas casas ou mesmo apartamentos. Esse hábito é bastante saudável, pois as plantas trazem vida a um ambiente, alem de auxiliarem na liberação de oxigênio melhorando o ar do local e também auxiliando a reduzir a temperatura e refrescando o local.

No entanto, com a modernidade, os espaços para cultivar plantas estão cada vez mais reduzidos, pois além das casas e apartamentos estarem cada vez menores, não existem mais quintais como antes, por isso o aproveitamento dos espaços exige cada vez mais soluções criativas.

Atualmente, podemos ver a existência de jardins verticais, plantas cultivadas em bandejas e outras formas variadas. Tudo isso, são maneiras criativas criadas pelas pessoas para que possam cultivar as suas espécies vegetais.

Produzir mudas das mais diversas espécies vegetais é uma atividade relativamente simples, no entanto são necessários alguns cuidados para que as plantas se desenvolvam de maneira adequada para que consigam gerar uma nova espécie vegetal.

As mudas podem ser produzidas realizando o aproveitamento de embalagens (exemplos: garrafas pet, caixas de leite, latas, potes, bandejas de plástico e etc.). esse cultivo acaba sendo uma forma sustentável de aproveitamento dos materiais no auxilio do cultivo das espécies vegetais.

Neste texto, esclareceremos tudo com relação ao cultivo de espécies vegetais em bandejas.

Cultivando Espécies Vegetais Em Bandejas

Atualmente, nas lojas especializadas existem bandejas de isopor apropriadas para o cultivo de sementes. No entanto, esse tipo de material apresenta um grande numero de divisões ou células – a maioria é acima de 100 (cem) células – sendo apropriadas para o cultivo em fins comerciais.

Raramente é encontrada, nas lojas especializadas, esse tipo de bandeja adequada para o cultivo em âmbito residencial e doméstico. Contudo, com o uso da criatividade e a utilização de alternativas mais simples, podemos desenvolver bandejas alternativas que podem ser usadas na própria casa.

Uma forma alternativa de cultivo é utilizar bandejas e colocar as espécies vegetais formando mudas em outros recipientes. Essa maneira acaba sendo uma adaptação das bandejas criadas para o cultivo de plantas para fins comerciais.

É necessário apenas cuidado com o tamanho dos recipientes, pois estes precisam estar adequados ao tamanho que a planta precisa crescer para que a muda seja transplantada de maneira adequada.

A grande vantagem do cultivo de sementes de espécies vegetais em bandejas, é que as mesmas podem ser transportadas com extrema facilidade, o que permite que a pessoa que cultive modifique sempre o local, para que as plantas recebam a quantidade de luz, água e nutrientes ideal para o bom desenvolvimento.

Outra vantagem é o controle sanitário e nutricional, de forma que reduz a quantidade de mudas perdidas.

A Semeadura Em Bandejas

O processo de cultivo de sementes em bandejas precisa ser feito com muito cuidado e cautela. A semeadura necessita ser realizada com o solo ligeiramente úmido, não podendo estar muito seco e nem muito molhado.

É interessante que seja colocada um pequeno grupo de sementes em cada espaço da bandeja, de forma que as sementes consigam germinar e gerar novas espécies vegetais. De uma maneira geral, não são todas as sementes que germinam, mas em caso de varias sementes conseguirem germinar em um mesmo espaço, é indicado a realização do desbaste – uma espécie de descarte de plantas através de processo seletivo, geralmente se elimina as plantas mais fracas – de forma que fique uma planta em casa espaço da bandeja.

Tenha cuidado com a profundidade do solo para realizar o cultivo adequado das espécies vegetais. No caso de sementes grandes, faça uma linha conforme a profundidade recomendada pelos especialistas. Depois basta colocar as sementes no espaço e coloca a terra por cima com cuidado. No caso de cultivo de sementes pequenas uma das dicas é deixar o solo separado, sendo suficiente para fazer a cobertura das sementes, com uma fina camada de solo sobre as sementes.

Para que a semeaduras em bandejas logre êxito, é necessário que esta seja regada de forma correta. No período inicial a semeadura deve ser bem regada, no entanto a aplicação de água deve formar uma pequena lamina de água. Não jogue água forte e nem em jatos de água, pois irá remover a terra do lugar e impedir que a semeadura logre êxito.

O Local Para Deixar a Bandeja Da Semeadura Guardada

A bandeja deve ser colocada em um ambiente que apresente pouca luz, no entanto cuidado para que não fiquem em um lugar que o sol apresente incidência plena e direta. É interessante que o local tem há uma temperatura fresca para o bom desenvolvimento das sementes cultivadas.

Caso as bandejas que estejam sendo utilizadas, sejam feitas de isopor, não deixe essa bandeja apoiada em um local liso, pois essa condição vai impedir que a água escoe de maneira correta e adequada. O local ideal para que a bandeja fique localizada, é sob um suporte em um altura média de 30 centímetros acima do solo.

É indicado que a adubação seja feita com um produto chamado vermiculite.

A rega precisa ser feita de maneira regular, pois a terra colocada na bandeja tem a tendência de secar com rapidez. Apesar disso, não pode ser colocada água em excesso, causando o encharcamento da terra, pois isso iria mexer na estrutura do solo contido na bandeja e provavelmente iria derrubar as plantas frágeis e de tamanho menor que tenham emergido ou germinado.

Depois disso, basta permitir que a bandeja fique descansando, até que as plantas consigam germinar e atingir uma determinada altura (variando de 05 a 10 centímetros).  Essa situação leva em média um período de 10 a 20 dias, pois quando é passado esse tempo, as plantas geradas terão força suficiente para que sejam tiradas da bandeja e plantadas em uma outra horta ou jardim.

A altura das plantas aptas a serem transportadas ou transplantadas para outro local deve estar discriminado nas embalagens das sementes que foram adquiridas para o plantio. É importante que a pessoa observe a questão do tamanho e do tempo para que a sua espécie vegetal não atrofie e logre êxito em sua transferência.

Concluído este passo, a muda dessa espécie vegetal estará pronta para ser cultivada em seu canteiro definitivo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *