Como Plantar Ervas Aromáticas Em Casa

Ter plantas aromáticas em casa é uma ótima opção por diversos fatores e os dois principais é o aroma que elas deixam em seu jardim e também a utilidade, já que quase todas são utilizadas como tempero. Assim como todas as plantas, elas precisam de cuidados especiais e saber um pouco mais sobre tais, vai fazer com que elas cresçam ainda mais cheirosas e eficientes.

Então para ajudar você nesse processo, mais abaixo você encontrará um pequeno direcionamento sobre como cultivar as suas ervas aromáticas em casa e também algumas dicas de plantas que podem ser cultivadas sem dificuldade.

Onde Comprar As Ervas

Você pode cultivar ervas a partir de sementes ou mudas, dependendo do tipo de planta. Indicamos sempre o cultivo por mudas por ser mais prático e rápido. Essas mudas podem ser compradas em diversos supermercados ou lojas de jardinagem. Algumas são vendidas apenas no segundo lugar por serem mais delicadas e pedirem uma atenção maior.

Como elas já estão um pouco crescidas, é importante você observar a qualidade da planta e se certificar que não está comprando uma planta doente ou com qualquer tipo de problema. Se a sua experiência com jardinagem já o deixa seguro de cultivar a planta do zero, basta se dirigir à uma loja de jardinagem e comprar as sementes da erva que você desejar.

Plantando Mudas

Plantar uma erva aromática a partir de suas mudas é tão simples que até uma criança pode fazer. Inclusive se você quer ensinar jardinagem para seus filhos esta é uma ótima opção. Vamos aprender em um passo a passo rapidinho como plantar qualquer espécie.

Passo 1: Retire a muda da erva aromática que você escolheu do saco e faça a primeira poda manual retirando todas as folhas machucadas ou secas. Se você já comprou no vasinho, basta seguir para o passo 2.

Passo 2: Coloque a sua planta em um lugar sem muito sol. O ideal sempre é a janelinha da cozinha. Elas também devem ficar longe de correntes de ar nessa primeira fase.

Passo 3: Faça uma base para sua planta. Pode ser um prato pequeno com água. Sempre que for regar a sua planta, faça isso pela base e nunca por cima da sua planta. As regas devem ser feitas todos os dias nessa primeira fase e com menos água. Cuidado com o excesso para não matar a sua planta.

Passo 4: Depois de 2 ou 3 semanas mantendo essa rega, mude sua planta para um vaso maior, pois ela já precisará ter espaço para crescer.

Veja algumas espécies que podem ser cultivadas em casa

Cebolinha

Apesar de receber o nome de cebolinha, essa planta não é igual à cebola tradicional que conhecemos. Ela é uma planta bem bulbosa com as folhas bem verdes. Seu gosto é um pouco apimentado e são uma excelente fonte de vitaminas A e C. Está entre os temperos mais utilizados em saladas e para dar sabor em carnes e sopas.

Para cultivar você precisa deixar o solo bem rico em nutrientes e sempre ao sol. Elas geralmente encerram o seu ciclo de vida no outono quando podem ser retiradas da terra para consumo.

Coentro

O coentro é um condimento muito utilizado na cozinha brasileira e tem um gosto todo especial. Ele é cultivado como um arbusto e possui folhas recortadas. A planta gera lindas flores brancas que são bem delicadas. Ele também é muito bom para a saúde por diversos compostos encontrados em sua estrutura. Vamos encontrar óleos essenciais e ácidos orgânicos em abundância nesta planta.

O cultivo dessa planta deve ser preferencialmente durante o mês de abril porque é quando as condições de clima favorecem o crescimento da espécie. A terra deve ser bem solta e com boa permeabilidade. Evite deixar a espécie totalmente exposta ao sol, mas ela também precisa dessa luz para crescer bem. Se você cultivar direito, no outono já poderá colher e deixar suas comidas bem mais saborosas.

Erva Cidreira

A erva cidreira é um arbusto muito utilizado para chá e essências. Ela tem um aroma bem semelhante ao limão e tem um gosto muito agradável. O seu valor nutricional é extremamente elevado, sendo possível encontrar na composição da planta óleos essenciais citrolenal e citral, também taninos, saponinas e timol. Estes últimos possuem propriedades antissépticas.

Ela vai precisar de um local com bastante sol e a terra também precisa ser bem solta.

Hortelã

Outra erva muito conhecida de todos nós brasileiros e que pode ser utilizada tanto para chás como para sucos e em saladas. É uma planta perene, o que significa que você sempre terá folhinhas de hortelã brotando em seu jardim. Ela tem uma ótima resistência e o aroma é muito delicioso. Existem diversas variedades de hortelã mas a hortelã pimenta é a mais conhecida pelo seu gostinho de menta delicioso.

Essa planta é rica em óleos essenciais e possui uma ampla propriedade terapêutica, especialmente para o tratamento de perturbações digestivas, inflamações, espasmos e dores gerais.

Manjericão

Esta planta é muito perfumada. Se você cultivar em seu ambiente pode ter a certeza que o aroma do manjericão toma de conta e todo mundo gosta. Ele tem um sabor extremamente agradável também vindo de suas folhas e quanto mais jovem elas forem, mais forte será o gosto.

Para a saúde ela também apresenta alguns benefícios, sendo encontrados em sua composição alguns óleos essenciais como o estragol, cânfora e linalol, contém ainda ácidos orgânicos e vitaminas C e A. O uso dessa planta na culinária pode ser feito para saladas, que é o mais comum de todos, mas o seu consumo não deve ser em excesso.

O manjericão é uma planta que gosta de muito sol em seu cultivo. A terra precisa estar bem nutrida e ter uma boa capacidade de permeabilidade. Se na rua região acontecem geadas, mantenha a sua planta protegida, pois ela apresenta baixa resistência. Ela deve ser replantada de 4 em 4 anos para que a sua estrutura seja completamente renovada. O cultivo é feito por sementes, mas você encontrar muitas mudas de manjericão no mercado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *