Como Plantar Margaridas

A margarida é uma das flores mais populares. E não deixa sem motivo já que é simplesmente a flor mais fofa e delicada que você pode imaginar. Ela combina com a decoração de qualquer estilo de casa, traz alegria e aumenta o astral do ambiente. Ultimamente ela vem ganhando sucesso nas estampas de roupas de marcas famosas. A margarida traz a nostalgia de casa de vó, é aquela florzinha que você encontra nas estradinhas do interior, à caminho da roça.

Essa flor é uma flor muito querida e de fácil cultivo. Muito simples de plantar e de cuidar, pois ela consegue se adaptar aos mais diferentes tipos de ambientes. No verão ou no inverno ela com certeza vai precisar de poucos esforços para crescer e florir. Muito encantadora, charmosa e com significados românticos. Afinal de contas, quem nunca pegou uma margarida e fez a brincadeira do “bem me quer, mal me quer”, mesmo que, originalmente, essa brincadeira não tenha sido criada com a margarida. A margarida está nas novelas, nos desenhos animados, nas estampas das roupas…

Origem e Variações de Margaridas

Sem dúvidas elas são flores muito famosas pelo mundo todo. De acordo com sua origem, ela surgiu na Europa e na Ásia, há mais de quatro mil anos atrás. Sua popularidade hoje é mundial, com certeza, devido ao seu fácil cultivo, mas também pela sua beleza e por seu pequeno porte, que facilita o transporte. Neste artigo iremos conhecer tudo sobre a plantação e o cultivo de margaridas.

Hoje em dia, estima-se que, no mundo, exista mais de milhares de espécies diferentes de margaridas. As variações se devem principalmente à sua popularidade, pois, espalhada pelo mundo todo, as pessoas começaram a fazer cruzamentos que levaram ao aparecimento de diversas variações da margarida. Elas podem medir desde sete centímetros mas podem chegar também até mais de um metro de altura. Apesar da ampla variação de espécies, todas elas possuem uma coleção de flores em disco, protegidas por um pedúnculo que mantém as frágeis pétalas firmes e juntas.

Como Preparar o Solo para o Plantio de Margaridas

O primeiro passo para plantar qualquer espécie vegetal é, claro, preparar o solo. Para cultivar margaridas não é diferente. As sementes deverão ficar dispostas em uma profundidade relativamente rasa em relação à superfície, cerca de meio a um centímetro abaixo desta. O solo deve ser do tipo argiloso ou arenoso, drenável, para absorver água com muita facilidade. Por isso não compacte o solo de maneira alguma, jogue a terra com suavidade.

O tempo para a germinação das sementes pode variar de acordo com o clima, mas pode ocorrer entre a faixa de sete e vinte e um dias. Mas a floração só ocorre cerca de 8 meses depois, mas não desista. Para ajudar a floração, adube a terra com húmus de minhoca e esterco ou adubo orgânico. Poderá também adicionar adubo rico em potássio e fósforo, como por exemplo o NPK.

Temperatura para o Plantio de Margaridas

Apesar de dizer que a margarida é uma planta de fácil cultivo, ela ainda tem suas limitações e exigências. Uma delas é a temperatura. Ela não gosta muito de temperaturas baixas, mas isso não impede seu plantio. O que costuma acontecer é que ela fique dormente no inverno, se você mora em um local de inverno rigoroso. No inverno continue cuidando da margarida normalmente, pois logo que o verão aparecer ela voltará a florir. Mas talvez você tenha que diminuir a quantidade de rega. Regue apenas quando o solo estiver necessitando, sem encharcar, ou então aparecerá fungos nocivos. Mantenha a margarida sempre em um local ensolarado e, se possível, com incidência de luz direta em algum momento do dia (cuidado para não queimar).

Dicas de Cultivo e Cuidados

A margarida precisa de sol, pelo menos, uma parte do dia. Mas cuidado para que o sol não queime a planta. O sol do meio dia pode ser muito forte para a margarida. Escolha um local em que incida diretamente a luz solar de outro horário do dia.

O frio rigoroso não é amigo da margarida. Se você mora em locais com um inverno muito forte, terá que escolher outra planta ou então espere pela dormência da margarida. Você pode também controlar a temperatura com um aquecedor.

Plantio de Margaridas

Plantio de Margaridas

Para a rega, o ideal é que ela seja feita em horários onde o sol não esteja em incidência direta, ou vai evaporar rapidamente e não será absorvido pela margarida. Cuidado para não encharcar o solo, use sempre um vaso com furos, assim você evita o aparecimento de fungos na sua margarida e o aparecimento do mosquito transmissor da Dengue e de outras doenças, o Aedes aegypt.

Instruções para Podar a Margarida

As podas deverão ser feitas. Elas são básicas, basta aparar os galhos velhos e os que estão em excesso, atrapalhando o crescimento e floração. Se não podar, a planta não vai ter força para crescer e florir.

O melhor momento para realizar a poda é entre os meses de junho e agosto. O corte deverá ser feito diagonalmente com tesouras estéreis e afiadas. Depois do inverno a margarida fica com os caules fracos e murchos, por isso é ideal retirá-los. Assim ela consegue florescer com saúde.

Podar Flor Margarida

Podar Flor Margarida

Instruções Para Fazer Mudas de Margarida

Com a poda você consegue fazer com que a margarida produza mudas. Com as mudas você pode plantar novamente a margarida em outros locais. Conforme a margarida vai ficando mais velha, é possível conseguir tirar mudas da sua touceira e cultivar em outros locais, doar ou vender. Mas para conseguir mudas, o ideal é que você tenha terra vegetal adubada com NPK e adubo orgânico.

Para plantar as mudas, você deve colocá-las em um buraco que cubra até a metade do caule da muda. Deverá cobrir com terra e, a partir daí, regar com frequência adequada e esperar a floração. O melhor momento para plantar as mudas é no início da primavera. A muda é uma ótima forma de plantar margaridas e conseguir uma floração rápida. Com as sementes você precisa esperar cerca de oito meses para isso acontecer.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Ola! Meu querido tenho sementes de margarida e quero planta-las em um vaso. Gostaria de saber qual tipo de vaso, adubos, terra, etc. Pois nao entendo nada de plantas e nem como planta-las. Desde ja fico muito agradecida abracos.

    Danielli soares 3 de julho de 2012 21:42 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *