Para melhorar o ambiente, nada mais ideal do que flores. Elas têm o poder de tranquilizar, pacificar e embelezar os locais onde estão. Tudo isso porque as flores naturais ativam áreas do cérebro ligadas à memória emocional, o que influência bastante no humor das pessoas. Todos sabem que as flores devem ser regadas diariamente, limpas frequentemente e mantidas longe do alcance de animais. A atenção dada às plantas, porém, não começa depois que elas estão plantadas, mas muito antes. Dicas para plantar mudas O primeiro cuidado que deve ser observado é o espaço em que a flor irá crescer. Não se deve plantar mudas em lugares em que elas não poderão crescer sem dificuldades. Se for cultivar um jardim, por exemplo, mantenha no mínimo cinco metros de distância entre o local da planta e os muros ou paredes.
Do mesmo jeito, evite plantas muito perto umas das outras. O ideal é que também não seja um espaço de grande circulação. Use o local apenas para plantar e não como outro qualquer, porque acidentes de fato acontecem e você pode perder todo o processo de plantio. Deixe o local fechado para que as plantas possam descansar e que ninguém as fique tocando enquanto estão em processo de crescimento. Outra dica importante sobre localização que deve ser observada é a rede elétrica. Plantar flores sob fios de alta tensão faz mal para as plantas e evita que elas cresçam saudavelmente. Essas observações sobre espaçamento são importantes para que, no crescimento, uma planta não agrida a outra e todas possam aproveitar os nutrientes do solo.
Tendo definido o espaço em que as flores serão plantadas, é necessário procurar por mudas que se adaptam bem ao clima da região. Algumas flores são sensíveis ao sol forte ou ao frio e, para se certificar sobre isso, é bom conversar com um especialista no assunto. Após encontrar um local com bastante espaço e flores que se adaptem ao clima da região, é importante adubar o solo. Hoje em dia, praticamente todas as floriculturas vendem os produtos necessários para esse trabalho. Depois de escolher o local e o tipo de muda que será cultivada, vem a tarefa de plantar efetivamente. É necessário fazer a cova com cuidado.
Abra o espaço suficiente para depositar a muda sem quebrá-la e faça o trabalho com cuidado. A seguir, cubra a base com terra para que ela fique fixa. Inicialmente, as mudas devem ser regadas de forma suave e com jatos finos de água. Caso contrário, as plantas podem se machucar ou as raízes podem ficar encharcadas, o que impedirá o crescimento delas. Lembre-se que a maioria dos cuidados é diferente de acordo com a espécie da planta. Logo, o ideal é conversar com o especialista e ficar atento a todas as indicações que ele fizer.