Como Plantar Salsa

A salsa, cujo nome científico é Petroselinum Sativum é uma planta aromática pertencente à família (umbelíferas) Apiaceae e é originária do continente europeu. Ela foi trazida para o Brasil por portugueses na época da colonização, e desde então é muito comum aqui. Atualmente, ela é utilizada em todas as partes do mundo. A salsa é uma erva muito usada na culinária.

Principalmente na preparação de receitas salgadas tais como: bolos salgados, carnes, tortas salgadas, sopas, peixes e saladas. Apesar de ela ser encontrada com facilidade, tem muita gente que gosta de ter a salsa plantada em casa. O que representa uma boa medida, porque assim terá essa erva fresquinha sempre que quiser. Para ter a salsa plantada em casa é bem simples, porque se você não tiver um lugar para fazer um canteiro (uma horta), pode até plantá-la em qualquer vaso desses comuns (com furos no fundo para a drenagem). Basta observar alguns detalhes.

Quando Plantar a Salsa:

  • -Nos meses de março a agosto é um bom período para plantar a salsa onde no inverno a temperatura não é muito baixa.
  • -Em locais onde a temperatura é temperada e onde podemos encontrar clima ameno a salsa pode ser plantada o ano inteiro. Porém, em regiões que apresentam frio intenso no inverno, não convém plantá-la nos meses frios.

A salsa se desenvolve melhor quando é plantada em regiões onde o clima é ameno. De preferência quando nessa região a temperatura fica entre 8º C e 22ºC. Temperaturas mais baixas que essa (8ºC) atrapalham o seu desenvolvimento retardando-o. Enquanto que a temperatura alta (acima de 22ºC) faz com que as flores da planta surjam antes da hora. A salsa também não suporta geada, precisa de muita luminosidade e não gosta de ficar encharcada. 

Tipo de Solo Mais Adequado Para o Plantio de Salsa

A salsa se desenvolve melhor em solo que contenha areia e argila, que seja bem drenado e que possua muita matéria orgânica.

Como Fazer o Plantio da Salsa

Seja qual for a sua escolha, horta ou vaso, você pode melhorar o tempo de germinação das sementes. Para isso, basta deixar as sementes de salsa imersas em água por 24 horas. Esse procedimento ajuda na germinação mais rápida porque, a água amolece a primeira camada da semente que é muito dura. Passadas as 24 horas, escorra a água com cuidado, pode ser através de um coador de papel. Depois, pegue as sementes e coloque-as para secar, espalhando-as sobre um papel toalha, levemente, sem pressioná-las. 

Plantio de Salsa em Canteiro

Se você quiser fazer um canteiro de salsa em sua horta, saiba que pode semear as sementes de forma definitiva. Observe os seguintes procedimentos:

  • -Escolha um local com bastante luminosidade, o ideal é no mínimo quatro horas diárias de sol
  • -Para preparar o solo para plantá-la, saiba que ela prefere o tipo de solo que possui textura areno-argilosa, ou seja, um solo que contenha uma mistura de areia com argila.
  • -No espaço reservado para o canteiro de salsa, faça fileiras continuadas e nelas abra sulcos com aproximadamente 0,5 cm de profundidade. Feito isso, faça a semeadura.
  • -A salsa leva em torno de 12 a 13 dias para germinar se o solo estiver com temperatura entre 25ºC e 30ºC e demora mais ainda, se o solo estiver com 10ºC de temperatura. Nesse caso, a germinação demora cerca de 30 dias.
  • -Quando as mudinhas estiverem com aproximadamente 5 cm de altura e com duas folhinhas, se você quiser pode fazer um espaçamento maior em seu canteiro. Esse espaçamento pode ser feito retirando as mudinhas mais fracas e deixando as outras com no mínimo 10 cm de distância entre umas das outras e entre as fileiras, um espaço de 25cm.
  • -Para melhorar o solo, você pode fazer a adubagem orgânica 30 dias depois de ter feito o processo de semeadura. Para isso você pode utilizar: torta de mamona fermentada, esterco de galinha ou estrume, bem curtido, de boi (curral).
  • -Dependendo de como estiver o solo, é que você vai dosar a quantidade que usará de adubo orgânico (maior ou menor). Nos solos arenosos, é necessário usar mais adubo orgânico.
  • -Não se descuide com a irrigação. Ela deve ser feita todos os dias. Porém, não deixe a terra ficar encharcada.
  • -Deixe sempre afofada a terra que fica em torno das plantas. E, enquanto afofa a terra aproveite para retirar todas as ervas daninhas do canteiro. Quando ela já estiver com tamanho suficiente para ser cortada, basta saber que você não deve pegar só as folhas. Quando for cortar, pegue o galho inteiro e deixe no solo a parte da planta que contém a raiz com cerca de um dedo de altura.

Como Plantar Salsa em Vasos

Pegue um vaso com aproximadamente 20 cm de altura, com furos no fundo para a drenagem. Encha-o até o meio com uma mistura especial de terra para plantar, um pouco de areia (argila, se puder), estrume de curral. Misture bem, molhe um pouco a terra. Espalhe sementes de salsa sobre a terra, afunde-as na terra, com cuidado e coloque sobre elas um pouco de terra. Coloque o vaso em um local com luminosidade. Ele deve receber luz do sol por no mínimo 4 horas diárias. Você pode plantar salsa em vasos em qualquer mês do ano. Porém, procure evitar fazer o plantio em dias de muito frio ou de calor intenso. Faça uma leve irrigação todos os dias.

Observe para que a terra não fique seca e nem encharcada. Porque, se a terra ficar molhada demais possibilita o aparecimento de fungos. Quando as primeiras folhas aparecerem, você deverá escolher as mudas mais fortes e eliminar todas as outras. Retire também todas as ervas daninhas que estiverem no vaso. Retire as primeiras flores que aparecerem, porque elas impedem que os ramos cresçam fortes.

Você pode utilizar as flores que retirou deixando cair suas sementes suavemente sobre outro vaso, espalhando e preparando assim  outro vaso de plantação de salsa. Quando você for colher a salsa, não o faça depois que o sol estiver quente. A melhor hora do dia para isso é na parte da manhã. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *