Algumas plantas se reproduzem através de mudas e outras, mesmo sendo por sementes ou outras formas de multiplicação, ainda devem ser mantidas as mudinhas para comércio por ser mais prático e eficiente na jardinagem. Isso se dá porque existem espécies que pedem um cuidado mais especial na hora de germinar sendo preciso congelamento, resfriamento ou outras técnicas para que a semente gere uma planta mais bonita e até mais saudável.
As mudas também são uma boa opção para cultivo, porque elas podem ser extraídas das plantas independente da sua idade, bastando apenas uma técnica com mais atenção para que você tire de uma planta adulta, aquele pedacinho que irá gerar uma nova árvore ou um novo arbusto em seu jardim. Como nem todo mundo sabe fazer isso e muita gente até pensa ser um processo muito complicado, que vamos ajudar bastante você. Mais abaixo você encontrará um pequeno tutorial de como extrair mudas de plantas adultas e ainda algumas dicas para que isso seja feito de uma forma muito eficiente.
O Que São Mudas
Todo mundo acha que sabe na verdade o que é uma muda e a maioria ainda define como sendo uma “miniatura” da planta, ou uma planta recém-nascida. Em alguns casos podemos sim dizer que uma muda é uma planta recém nascida, pois muitas vezes ela é originária de sementes que brotam, mas e quando elas são retiradas de plantas já adultas como é o caso dessa nossa conversa?
Uma muda é uma planta jovem, brotada que é produzida para que posteriormente ela seja plantada e dê origem a uma espécie. As mudas vêm em um torrão adubado como se fosse solo este é devidamente preparado para que a planta sobreviva até chega ao seu local definitivo.
Esse Processo Pode Ser Feito Com Qualquer Planta?
Sim, você pode tirar uma muda de qualquer espécie de planta já na fase adulta, porém nem todas são garantia de gerarem uma nova planta saudável. Na verdade nenhuma espécie lhe dará essa garantia porque tudo depende da forma de cultivo e principalmente do local de cultivo. O processo da retirada da muda de outra planta também conta bastante, porque como é algo que deve ser feito com muito cuidado, um simples errinho pode danificar a sua muda e consequentemente a sua futura planta.
Como Tirar Mudas De Plantas Adultas – Passo a Passo
Fazer uma muda de uma planta adulta não é complicado, como já citamos mais acima. Siga o passo a passo para ter sucesso nesse processo.
Passo 1 – Primeiro comece analisando a planta de onde você irá tirar a sua muda. Saber exatamente do que a sua planta gosta como água, adubo, areia e outros itens importantes para que a planta sobreviva é muito importante nesse processo de replantio.
Passo 2 – Prepare um vasinho para onde vai a sua nova muda com adubo, terra em pH ideal para a espécie que será replantada e tudo o que uma planta necessita para crescer bem. Como você vai tirar uma parte de uma planta já adulta, terá que tomar cuidado quanto a isso porque a sua muda pode morrer com muito mais facilidade.
Passo 3: Observe o lado da sua planta que está mais “cheio”. Esse detalhe é importante para que você não tire um pedaço da sua planta para replantar e deixe aquele espaço na planta adulta dando a aparência de uma planta mal cuidada ou estragada. Tendo feito essa observação, com uma tesoura de jardinagem, um podão ou uma faca.
Passo 4 – Retire um pedaço da sua planta com a raiz. Tire o pedaço inteiro com a raiz exatamente como está na terra e também com uma parte da terra de onde a planta está fixada.
Passo 5 – Naquele vasinho que você providenciou antes, coloque a parte da planta que você recortou e faça uma caminha de terra já adubada. Fixe bem a areia para deixar a sua nova muda muito bem presa a terra.
Passo 6 – Regue bem essa nova muda, tanto a areia como as folhas da planta e mantenha esse processo diariamente até que a sua nova muda comece a se desenvolver no novo vaso.
Pronto, agora você já tem uma muda de planta adulta e pode aumentar o cultivo daquela espécie que você gosta tanto sem a necessidade de ter que comprar sementes ou uma muda novinha. Mas ainda assim existem alguns cuidados importantes que você deve ter com a sua nova planta.
Dicas
Mesmo com a sua muda feita a partir de uma planta adulta, ela é frágil que nem uma planta mais novinha então é importante tomar alguns cuidados para que a sua nova muda não morra. Cuidados com rega e adubagem é leis e jamais devem ser esquecidos, independente da idade da espécie que você cultiva.
- Se você não conhece muito bem ainda a espécie que vai cultivar, e isso acontece muito com aquelas pessoas que retiram mudas de plantas de parentes e amigos, o ideal é você comprar um saquinho de areia já devidamente preparada com toda a quantidade de adubo e fertilizante que a sua muda vai precisar. Você pode fazer em casa? Sim e deve fazer, mas somente se conhecer bem a espécie. Lembre-se que a muda precisará ser bem cuidada para que a raiz penetre no solo novamente e dê origem a uma nova planta.
- Jamais troque a areia da sua nova muda se ela não tiver totalmente em desenvolvimento. Profissionais sempre indicam que devemos fazer a troca da areia onde as nossas plantas estão em cultivo para “reabastecer” a espécie com mais nutriente, mas caso você faça com uma muda que não esteja totalmente fixada, sua planta vai morrer.
- Atente-se bastante sobre pragas e doenças comuns em plantas. Algumas espécies têm muito mais facilidade de serem atingidas por esses problemas então redobre a atenção, pois por ser uma planta adulta, você deixar a espécie ainda mais favorável à essas pragas. Isso pode não apenas infectar a sua planta inteira como também as outras espécies que você tem em seu jardim.