Conselhos Para Ter Plantas Aromáticas em Casa

Quando se fala em perfumar a casa, muitas pessoas pensam imediatamente em algo artificial, mas que tal aromatizar a casa com plantas?

As Plantas Aromáticas

Há séculos as plantas aromáticas, as tão famosas ervas, vêm sendo utilizadas de várias maneiras diferentes. As plantas dão sabor aos nossos alimentos, podem perfumam nossas casas e corpos, também decoram nossos jardins e curam nossas doenças. De uma forma ou de outra, as ervas entram em nossas vidas e não saem nunca. Podemos cultivar em casa os condimentos (ervas aromáticas), como o tomilho, o orégano, a salsinha, o manjericão, a hortelã que usamos todos os dias para temperar nossas comidas.

Onde e Como Plantar?

Podemos plantar dentro de casa, no jardim, numa varanda, na janela da cozinha, numa parede, e assim conseguiremos plantar vários tipos de condimentos, e logo estaremos desfrutando de seus sabores, de suas propriedades de forma natural sem conservantes. Para ter sua horta de condimentos você só precisar seguir algumas dicas e assim poderá ter em casa varias plantas aromáticas.

As ervas aromáticas não requerem muito espaço para florir, assim podemos plantar as ervas em vasos, em floreiras, em qualquer vasilha (lata, garrafas pets, etc.), podemos utilizar vasos de plástico, os de barro são os melhores. Também vamos precisar de cascalhos ou seixos rolados, terra, húmus de minhoca ou adubo orgânico ou torta de mamona, sementes ou mudas das ervas desejadas. Você pode usar qualquer vaso, de qualquer tamanho, apenas observe que seu tamanho precisar ser suficiente para acomodar as plantinhas. 

Plantando os Aromas em Casa

O solo adequado para plantar as ervas deve ser fofo, leve e poroso, precisa ser arejado e drenado, para poder facilitar a  circulação da água e do ar, também precisamos misturar areia e matéria orgânica a terra comum do jardim, é recomendado usar essa mistura nos nossos vasos, (terra comum, adubo orgânico,areia lavada), coloque no fundo do vaso ou da sua jardineira uma camada de cascalho para assegurar a drenagem antes de colocar a terra. Você pode plantar vários tipos de ervas no mesmo vaso, basta observar as características semelhantes.

Saiba que algumas ervas podemos semear direto no vaso ou no seu jardim, no local definitivo, mas tem as que precisam ser semeadas em sementeiras, onde forma a muda que depois será transplantada. Procure usar sementes de qualidade que tenha grande poder germinativo. Com os vasos semeados, precisamos cuidar, regar com frequência e de acordo com as necessidades das ervas, também precisamos adubar, observe a posição do sol tanto de manhã como de tarde, e ainda precisamos ter o cuidado de limpar, observar se não tem pragas, se necessário mudar a posição dos vasos, e também observar o desenvolvimento das plantinhas.

Você pode organizar os vasos, coloque juntos, inclua vasos de plantas ornamentais para mudar o aspecto do seu jardim. Você também pode multiplicar suas ervas por meio de estacas de caule ou por touceiras, para isto procure uma planta-mãe sadia, que não tenha pragas ou doenças. 

Para Regar

Saiba que a maior parte dos condimentos pode ser prejudicada pelo exagero de água, por isso é melhor regar suas plantinhas somente quando estiverem secas. Rege apenas para umedecer a terra, nas sementeiras a água serve apenas para a semente germinar, saiba que muitas plantas morrem por causa do excesso de água ou por sua falta.

Como vimos as plantas aromáticas podem formar um belo jardim, perfumado e também útil alem dos benefícios que ele nos traz, pois podemos aproveitar suas propriedades na área medicinal e também na culinária. Manjericão, erva doce, alecrim, sálvia, a salsa, hortelã, são algumas ervas que podemos plantar e é muito importante conhecer  suas exigências e também seus benefícios: 

Algumas Ervas Que Você Pode Ter em Casa:

  • Alecrim: muito recomendado no tempero de carnes (carneiro, porco), tem um sabor doce, podemos utiliza-los na decoração de pratos, seu cheiro é estimulante. Estimula o funcionamento do fígado, auxilia a circulação sanguínea, é antioxidante, combate o cansaço físico e mental.
  • Manjerona: pode ser usado no tempero de carnes, molhos, sopas, no tempero de azeite, óleo, vinagre, nos pratos a base de queijo, nas omeletes, é considerado afrodisíaco,
  • Dill ou Endro: muito usado em arroz, saladas, em peixes, tem um sabor suave e também agradável, acredita-se que a erva aumenta a força física. Facilita a digestão, é também indicado para problemas de insônia, soluços, diarreias, para distúrbios respiratórios e também menstruais.
  • Manjericão: é muito utilizado na culinária italiana, é um ingrediente imprescindível na preparação de pizzas, carnes, molhos de tomate, em peixes, nas sopas, nas massas e nas saladas. Combate as cólicas intestinais, diarreias, vômitos, ativa os rins, alivia o ardor ao urinar, alivia a tosse, a rouquidão, as dores de garganta
  • Salsa: é uma erva usada no preparo de carnes, de aves, em legumes, em peixes, sopas, molhos, em cremes etc. é diurética, alivia os sintomas de bronquite, da asma, das cólicas menstruais, na formação de gazes, e no tratamento de cálculos renais.
  • Coentro é um excelente tempero para aves, peixes, saladas, carne de porco, é anti-inflamatório e também antibacteriano, combate a fadiga e alguns tipos de enxaqueca.
  • Hortelã: é usado para temperar saladas, legumes, sopas, peixes, carnes de carneiro e porco, é uma erva descongestionante, sua infusão é ótima para gripes, evita a azia e a má digestão. Suas folhas fornecem vitaminas A, B, C alem de cálcio, fósforo, ferro e potássio.
  • Estragão: podemos usa-lo para temperar peixes, saladas, molhos, azeites, vinagres. Ajuda o aparelho digestivo, previne doenças do coração, e tem ação diurética.
  • Orégano: apresenta um sabor forte e fornece óleo essencial e vitamina C, usamos em saladas, molhos de tomate, carnes, peixes, em massas, em guisados e em pizzas, estimula as funções gástricas, enjoos,arrotos estomatites, também é diuréticos, expectorante, e ameniza dores.
  • Salvia: usamos no preparo de sopas, feijão, molhos de tomate, com queijos, batatas no tempero de carnes, de marinadas é anti-inflamatório, reduz flatulências e é anticarcinogenica.
  • Tomilho: tem o odor parecido com a hortelã, contem vitaminas do complexo B, vitamina C e também magnésio, é digestivo, antiinflamátorio,expectorante ajuda a limpar as vias respiratórias,usado no preparo de aves, molhos, saladas, sopas e é um ótimo substituto do sal.
  • Cebolinha: é usado em vários pratos, pode substituir o sal, é antioxidante também ajuda na digestão, na circulação sanguínea, usamos para aromatizar sopas, vinagretes, molhos, carnes, peixes, omeletes, tem sabor picante, e devemos adicionar ao prato no momento de servir, contem vitaminas A e C.

Para conservar as ervas devemos secar, embora podemos utilizá-las frescas podemos armazenar secas ou congeladas, para secá-las pendure os galhinhos voltados para baixo, depois coloque em sacos e guarde em local seco e escuro ou em vidros fechados. Agora que você já sabe como cultivar e cuidar das ervas que oferecem aromas para a sua casa, não perca tempo e faça sua mini-horta e aproveite tudo o que elas podem lhe oferecer.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *