Cuidados Com As Plantas No Outono

O novo período chega ao outono. Plantas e jardins em vasos podem ficar pressionados durante o verão. Por este motivo precisa se recuperar no sentido de enfrentar transformações chegadas de dias frios e ventosos. Especialistas dizem que outono representa período ideal para fazer duas tarefas de jardinagem: Adubação e limpeza.

Adubo: Momento de preparar a terra para adubação. Nas jardineiras e vasos utiliza ancinho no sentido de resolver o solo de maneira superficial. Quando estiver com tempo disponível pode optar por usar ingredientes orgânicos para adubar: Farinho de osso, torta de mamona e húmus de minhoca.

Cuidados Com As Plantas No Outono

Cuidados Com As Plantas No Outono

Faxina Geral: A dica está em fazer faxina geral para obter limpeza completa. Faça a eliminação dos insetos e ervas-daninhas que podem invadir vasos e canteiros durante o outono. Galhos secos e folhas precisam ser eliminados com técnicas básicas para podar. Os rastelos fornecem assistência na tarefa da limpeza.

Este pode ser momento ideal para aproveitar e realizar a manutenção dos canteiros que estão sendo formados ou completos. Escarifique que a terra pode favorecer o sentido de aeração ou oxigenação nas raízes. Por este motivo se faz necessário evitar utilizar pá ou enxadas. Especialistas indicam que este trabalho precisa ser feitos por sacho, ferramenta com a capacidade de permitir acesso de espaço entre as plantas sem danificar.

Cuidados Com Podas: Plantas No Outono

A flora pode ser prejudicada em consequência das podas que foram realizadas em plantas que evoluem no inverno ou começo da primavera.  São recomendadas podas do tipo educativo, ou seja, àquelas direcionadas ao crescimento de folhas de maneira constante e saudável. O correto está em podar no sentido de limpar, retirando o excesso de folhagem amarelada e galhos secos e contando com favorecimento na penetração do sol entre os galhos da planta.

Cuidados Com Podas: Plantas No Outono

Cuidados Com Podas: Plantas No Outono

Para podar sem risco de erras se faz necessário utilizar tesouras que possuem pontas finas o possível para chegar às áreas com acesso dificultoso nos arbustos. Para não mastigar os caules é preciso utilizar ferramenta pontuda e adequada.

Em termos gerais procure utilizar as ferramentas de maneira afiada e evite ao máximo danificar a estrutura da planta. Para fazer a poda das folhas molhas os especialistas indicam fazer corte limpo na extremidade do pecíolo, em exato no local em que a haste da folha entre em encontro com os ramos.

Apoio Extra Para Plantas No Outono

No outono os vegetais possuem chances de obterem perdas consideráveis das folhas, fato que favorece para verificar as condições da estrutura das plantas que demandam espécies de suportes, treliças e tutores. Não se esqueça de verificar as condições gerais e aproveito para corrigir o tamanho dos ramos que devem evoluir no verão.

Procure verificar as condições gerais que existem nos apoios e corrija a condução do crescimento dos ramos que evoluem com a chegada do verão. Evite cortes e podas para corrigir. Elimine apenas ramos que apresentam problemas sérios, como ataque maciço de pragas ou insetos, por exemplo.

A geração da umidade das plantas possui relação com o não excesso de água nas regas. Com a chegada do final da época quente acontece diminuição do calor. Por este motivo que a quantidade de rega deve ser diminuída, visto que durante o outono a evaporação acontece em níveis inferiores.

Entretanto, plantas podem ficar ressecadas porque passar por período de queda das chuvas.  Medida indicada por especialistas está em incorporar ao solo elementos que ajudam a absorver e mante os níveis de umidade na quantidade ideal, caso da minhoca, que possui a capacidade de cumprir a função e adicionar nutrientes extras.

Cuidados e Plantas No Outono

Durante o outono as espécies precisam de maior nível de água para os nutrientes. Estes são messes que demandam maior cuidado por parte da saúde do vegetal. Ao longo do ano as planta são preparadas para entrar no conhecido estágio da hibernação, que acontece de maneira típica nos meses mais frios do ano. Mesmo quando estão em descansos necessitam de cuidados necessários para manter a sobrevivência em vida intensa à primavera e o verão.

No outono a natureza pode passar por grandes transformações e se livrar do desnecessário para preservar o que importa. As temperaturas médias ficam mais baixas e antecedem as principais características climáticas no inverno.

Especialistas dizem que antes de idealizar a montagem do jardim interno ou externo representa ponto indicado colher informações com as pessoas que possuem o mesmo tipo de planta desenvolvida com qualidade. O conteúdo informativo pode ser colhido também nas floriculturas com o mesmo tipo de planta a venda.

De qualquer maneira se faz necessário conhecer de maneira profunda as características e necessidades existentes em cada planta. O cultivo floral e folhagens precisam ser condizentes nas estações do ano, do contrário os traços estéticos do ambiente podem ser abalados de maneira considerável.

O cultivo precisa estar condizente com a estação do ano para as espécies não ficarem comprometidas. Projetos paisagísticos de qualidade têm preocupação adicional com os aspectos sazonais, isto é, encontram maneiras de retirar o proveito das características existentes em cada estação do ano. Durante o outono a natureza se prepara à chegada do inverno rigoroso ou ameno. Isso acontece porque plantas precisam guardar energia a ser gasta na primavera.

Não de pode ignorar o fato de que a necessidade de limpeza durante o outono pode ser mais intensa do que nas outras estações do ano. Com o excesso de ventos as folhas possuem maior tendência de ficarem secas e cobrirem a região do gramado. O excesso da folhagem por prejudicar a paisagem que demorou longos anos para ser formada. Galhos secos e ramos murchos devem ser removidos no momento da limpeza.

Montar Jardim De Outono

Interessante notar que cada espécie floral requer processos especiais e singulares para evoluir. Necessário saber todas as informações referentes com as condições de ventilação, adubo, umidade e luminosidade. Durante o outono a natureza se apresenta com timidez, de maneira principal quando espécimes evoluíram durante o verão passado e se encontram com energia quase esgotável.

Tenha em mente de que o outono não combina com as plantas tropicais. O efeito ressecado e queimado fica evidente quando chega o inverno.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *