Cultivo de Couve-Flor em Vasos

Que tal ter uma couve-flor fresquinha em casa para preparar aquele almoço para família? Se você acha que isso é impossível porque não tem um quintal grande o suficiente para cultivar a couve-flor vai ver que não é bem assim. Você pode cultivá-la em vasos. Isso mesmo, o cultivo de couve-flor em vasos é possível, é simples e garante um ingrediente fresco na sua cozinha. E vamos deixa de conversa e ensinar como fazer para realizar essa plantação:

  1. Primeiro passo: um bom cultivo seja ele qual for para que seja bem sucedido deve começar com os cuidados com  a terra, o local que será plantado. E não seria diferente no caso da plantação no vaso. Comece fazendo o substrato, que no caso da couve-flor deverá ser o seguinte: duas partes de terriço, com duas partes de turfa, misturados a terra preta que será usada para o cultivo.
  2. Segundo passo: substrato pronto é hora de pegar o vaso adequado (dicas mais adiante) e enchê-lo com a terra que foi preparada, mas é importante, que o vaso tenha aqueles furinhos no fundo que garante a drenagem da água da rega ou chuva.
  3. Terceiro passo: pegue as sementes de couve-flor que podem ser compradas em qualquer loja especializada em plantas e jogue-as dentro do vaso, para cada um, de 2 a 3 sementes. É importante que elas sejam colocadas observando a profundidade de 3 vezes maior o tamanho que será atingido.
  4. Quarto passo: semente plantada é hora de fazer a rega, mas cuidado para não exagerar na quantidade de água.
  5. Quinto passo: o vaso deverá ficar em uma parte da casa que não receba tanta luz solar durante o dia todo. A couve-flor se adapta facilmente a todos os climas, mas não gosta da luz do sol direta por muitas horas.
  6. Sexto passo: não esqueça de colocar aquele pratinho embaixo do vaso para que a água também seja absorvida pela raiz da sua couve-flor. Mas, também fique atento, coloque areia para evitar a dengue. A água parada em pratos de plantas pode se transformar em um foco do mosquito da doença. Faça a troca da água com frequência.
  7. Sétimo passo: ainda falando de rega atenção para não molhar as folhas da couve-flor, isso poderá resultar em fungos e acabar estragando a sua plantação.
  8. Oitavo passo: na estação da primavera é hora de acrescentar ao substrato um pouco de adubo orgânico, isso garantirá uma planta mais forte.
  9. Nono passo: lembre-se que você está plantando algo para ser consumido, por isso, não use produtos agrotóxicos para tratá-las e fique de olho no momento certo de fazer a colheita, quando ela apresentar a cor verde um pouco cinzenta. Quando os botões ainda estão fechados, a couve-flor não está pronta para ser consumida.
  10. Décimo passo: outra dica, deixe para fazer a colheita em dias não muito quentes, ao contrário, a couve-flor que ainda deve crescer sofrerá com a desidratação.

 

Agora que Você já Sabe Como Cultivar a Couve-Flor em Vasos, Veja Como Conservá-la e Outras Dicas:

  • Assim que for feita a colheita da couve-flor, imediatamente, para que ela dure mais tempo antes de ser utilizada, prepare uma vasilha com água e bastante gelo, deixe-a imersa por uns 3 minutos e em seguida, coloque-a na geladeira, bem embalada.
  • Você poderá usar o adubo orgânico logo na hora do cultivo e não poderá esquecer de usá-lo novamente na primavera. O melhor mesmo é usá-lo a cada 40 dias.
  • Faça você mesmo o seu adubo orgânico usando restos de comida, húmus de minhoca, cascas de alimentos, esterco de boi, entre outros.
  • Adubos orgânicos são encontrados facilmente em lojas que vendem produtos para cultivo e custam pouco.
  • É muito importante que a sua couve-flor seja colocada em um lugar que ela receba a luz do sol indireta, tenha circulação de ar, a mesma importância você deverá dar quando estiver fazendo o cultivo. Procurar plantar a couve-flor no vaso em um lugar com as mesmas características.

A Importância de Escolher o Vaso Certo Para Plantar a Couve-Flor

O vaso certo fará toda a diferença para que o seu cultivo de couve-flor em casa seja bem sucedido. Para que a planta desenvolva de forma normal e principalmente para que seja saudável é importante que ela tenha o espaço adequado. Não é que dá para sair plantando cada espécie em qualquer lugar. Tem sempre um vaso adequado para cada uma delas. Claro, que o caminho mais simples é aquele de dizer ao vendedor o que você está pretendendo plantar.

Veja alguns exemplos: quando a ideia é plantar as folhosas o ideal mesmo são aqueles vasos que a altura não ultrapassa 10 centímetros, que podem ser as seguintes: orégano, coentro, salsinha, couve, almeirão, alface, manjericão, hortelã e rúcula.

Quando a altura do vaso fica entre 30 e 40 centímetros, que são classificados como aqueles médios, as hortaliças de frutos se adaptam melhor a esse tamanho, podemos citar como exemplos: pepino, pimentão, tomate, rabanete, alecrim, nabo e berinjela. Já aqueles vasos considerados grandes e estamos falando dos que possuem uma altura que supera os 40 centímetros são ideias para o cultivo das sementes que devem ser plantadas com uma boa profundidade. Exemplo disso, está a nossa couve-flor, por causa da grande raiz. Além dela, podemos citar outros exemplos, como a beterraba, a cebola, o brócolis e a cenoura.

A ideia de manter uma horta em casa é excelente, porém, devemos ter atenção em fazer um cultivo saudável, dispensando os agrotóxicos. E claro, assim como a couve-flor outros alimentos podem ser plantados dentro de vasos ou jardineiras. Porém, para que esse tipo de plantação dê certo é muito importante observar as necessidades individuais da planta. Outro fator que é determinante, além de atender as exigências de lugar, rega, clima, entre outros, é saber qual é o momento ideal para realizar o cultivo. Além disso, é importante saber que não basta cultivar e pronto, é preciso seguir os cuidados específicos do pós cultivo.

Assim como a couve-flor você poderá plantar outros alimentos em vasos e tê-los em casa frescos para hora do consumo. Porém, não esqueça de observar e seguir a regra de cultivo de cada um deles, que poderá não ser a mesma daquela usada para couve-flor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *