Os pepinos podem não agradar a todos os paladares, mas quem gosta sabe como é o sabor de um pepino cultivado em seu próprio jardim. O Cucumis sativus, de origem indiana, é melhor cultivado em estacas, cercas ou canteiros unitários, já que a planta costuma invadir o espaço vizinho, sufocando as plantas próximas.
Deve-se escolher locais ensolarados, pois a planta do pepino não suporta tempos frios, geadas ou climas com temperaturas abaixo dos 15ºC. Seu cultivo se dá a partir de sementes e o solo ideal deve ser areno-argiloso, fértil, rico em matéria orgânica e sem acidez acentuada. Para grandes plantios, é importante observar a correção do pH do solo para 5,8 ou 6,8.
Inicialmente, a planta deve ser irrigada com frequência, já que necessita mais de água na fase inicial de crescimento. Quando observar o fruto em formação, a quantidade de água deve ser reduzida e, quando o fruto atingir um tamanho médio de vinte centímetros, mais ou menos de 50 a 60 dias do plantio, e com a cor da casca verde-clara, já estará pronto para a colheita. Claro que os aspectos mudam conforme o tipo de pepino plantado. Geralmente, quando se quer fazer picles, são colhidos menores por causa da aparência.
Importante lembrar que o pepino é um legume de baixa caloria, rico em vitamina C, potássio e vitamina A, contida em sua casca.