Dicas Básicas de Paisagismo e Design

Qualquer intervenção feita pelo homem na natureza é uma mudança que acontece pelo detalhe ou pelo todo. Ou seja, o design de um do jardim é projeto de criação, o qual é feito em etapas que não podem ser puladas. O estudo do solo adequado às preferências do cliente, a função que terá o espaço no dia a dia da casa e os cuidados exigidos pelas espécies de plantas selecionadas são processos fundamentais em um belo jardim. É muito comum que sejam compradas casas que com jardins já desenvolvidos, mas que estão com deficiências aparentes, como por exemplo plantas doentes, já mortas ou apenas danificadas ou, ainda, que não agradam ao novo morador. Esse é um bom momento para remodelar o jardim e dar vida nova a área verde da casa.

A jardinagem é uma técnica milenar, porém o paisagismo como profissão foi intensamente desenvolvido ao longo do século vinte, promovendo a expansão e popularização dessa área da arquitetura. Em especial, a educação técnica de design de paisagens tem origem nas milenares tradições de técnicas de moldagem da natureza, combinando habilidades de horticultura e de floricultura a meios já imersos na natureza ou completamente urbanos.

O grande trunfo da técnica do paisagismo é que ela evoluiu sempre em função de desenvolver áreas ao ar livre as quais se destacam não somente pela natureza, mas também pela integração daqueles que irão conviver nesse espaço com a natureza moldada ao redor. Por esse motivo é que os mais importantes elementos que compõem um projeto paisagístico são inseridos da forma mais natural possível, ou seja, transformam a aparência do local sem modificar as linhas do terreno.

Visto que a reforma e restauração de casas e jardins virou uma tarefa popular e muito bem vista, idéias de projetos paisagísticos estão sempre presentes em publicações da área de edificações com propostas que atendem a todos os gostos e bolsos. Se você estiver pensando em remodelar o seu jardim ou criar um novo em algum espaço pouco utilizado, é preciso seguir algumas dicas válidas para todos.

O primeiro passo é observar como é o terreno original do espaço que receberá o novo jardim, avalie o que de novo pode ser inserido de acordo com a função que você pretende dar ao seu jardim, podendo ela ser unicamente decorativa ou ser um espaço de contemplação e integração social. se por exemplo você tiver apenas uma pequena área que também serve de garagem, a dica é fazer paredes verdes com arbustos e estantes de vasos floridos, tendo cuidado para se assegurar de como ficará essa parede verde quando as plantas estiverem completamente desenvolvidas.

Vale lembrar o paisagismo apenas deve ser um meio para valorizar os espaços da sua casa, evite criar ambientes verdes que prejudiquem a circulação de pessoas ou fazendo com que você tenha um espaço a menos para curtir na casa. Procure planejar bem como será o seu jardim, pensando sempre em como as plantas ficarão quando estiverem completamente desenvolvidas, ou seja, quando estiverem adultas.

Se você não tem essa habilidade com plantas e muito menos paciência em jardinagem para não ter erros e gastos financeiros e de tempo à toa, a dica é contratar os serviços de um paisagista. O paisagista é quem vai planejar  com os devidos cuidados a área externa de construções tanto residenciais como comerciais. Esses espaços externos são, por exemplo, jardins, piscinas, churrasqueiras, caminhos de entrada até a porta principal de uma casa, áreas esportivas, entre outros. O serviço, é claro, é feito sempre em acordo com os projetos de engenheiros e arquitetos para o caso de edificações construídas do zero. Quando o serviço do paisagista é apenas uma reforma em uma edificação já pronta, nem sempre é preciso haver o dialogo entre o paisagista e esses outros profissionais.

Vale lembrar ainda que áreas verdes requerem manutenção periódica para que a proposta inicial do projeto paisagístico seja mantida. Portanto quando for planejar o seu jardim, explique ao paisagista quanto tempo você terá disponível para fazer a manutenção do jardim. Assim o profissional saberá que escolher dentre as plantas que mais se adaptam ao terreno, quais também melhor irão se desenvolver com os cuidados que você estiver disposto a fazer.

Links Interessantes:

• A sala é um tipo de ambiente feito para a família e os amigos de modo intimista e aconchegante. Para isso ocorrer de fato, uma sala deve ser confortável tanto pelo toque dos elementos quanto pelo visual. Já pensou em tornar um elemento aconchegante através de flores e quem sabe até árvores? Existem várias espécies de árvores as quais se adaptam muito bem a iluminação e ventilação do interior de uma casa, desde que o ambiente possua condições mínimas para a sobrevivência da planta. Confira algumas dessas espécies na lista escrita no link logo abaixo:

http://www.cliquearquitetura.com.br/portal/dicas/view/uma-arvore-em-sua-sala/115

• Você sabe o que é um gazebo? Similar a um quiosque ou coreto, como o utilizado em praças e parques, esse elemento charmoso integra-se facilmente à natureza e pode ser utilizado para a prática do ioga, para a leitura de algum livro ou estudo de um prova importante, para namorar, para dormir ao céu aberto. Enfim, essa é uma excelente escolha para quem tem uma área livre no jardim e quer ter um motivo a mais para freqüentar esse espaço da casa. Confira dicas de decoração com essa proposta:

http://www.cliquearquitetura.com.br/portal/dicas/view/gazebos/111

• Confira no link a seguir as mais recentes e modernas tendências sobre o paisagismo que foram apresentadas na última Casa Cor:

http://www.bbel.com.br/galeria-fotos/tendencias-de-paisagismo-sao-apresentadas-na-casa-cor.aspx

• Sabe qual foi o Melhor Projeto de Paisagismo Casa Cor 2013 do Rio Grande do Sul? Não? Então acesse o link a seguir e confira esse belíssimo e premiado projeto:

http://www.solariumrevestimentos.com.br/blog/melhor-projeto-paisagismo-casa-cor-rs-2013/

• Um paisagista renomado e muito bem conceituado no Brasil é Luiz Carlos Orsini, um mineiro que possui escritórios em Belo Horizonte e em São Paulo numa sociedade com a também famosa paisagista Leda Franco de Sá. Formado na Espanha, Orsini possui um site pessoal com projetos de paisagismo feito em diversas propostas. Vale conferir os trabalhos acessando o link logo abaixo:

http://www.lcorsini.com.br/composicoes-botanicas/

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • TENO UMA CASA NO CONDOMINIO MORADA DA PRAIA QUADRA 37 LOTE 18,
    GOSTARIA DE UM ORCAMENTO PARA UM JARDIM NA FACHADA

    OBRIGADO
    JOAO R FERNANDES 11 99973-2578

    JOAO R FERNANDES 22 de outubro de 2013 1:05 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *