Existe uma máxima de que para que uma pessoa tenha uma vida significativa precisa escrever um livro, ter um filho e plantar uma árvore. Se você gosta da parte ecológica dessa máxima e deseja cultivar uma árvore vai gostar das nossas dicas de como fazer o cultivo de mudas.
Para quem pensa que é difícil fazer esse cultivo já começamos dizendo que é bem mais simples do que parece. Você precisa ter paciência e disponibilizar parte do seu tempo para a manutenção da sua árvore.
Onde Obter A Sua Muda de Árvore
É possível comprar a sua muda de árvore ou mesmo conseguir uma gratuitamente nos viveiros das secretarias do meio ambiente da sua cidade. Outra possibilidade para conseguir mudas gratuitamente é procurar pelos pólos do Embrapa e Jardim Botânico da sua cidade.
Passo a Passo Para Cultivar Mudas de Árvores
Passo 1 – Escolhendo A Muda e o Local
Antes de qualquer coisa precisamos alertar que alguns cuidados com as suas mudas de árvore devem ser seguidos para garantir que elas cresçam fortes e sadias. Escolha uma muda que funcione bem para o local em que você vai cultivá-la, quando for escolher lembre-se de que ela permanecerá por muitos anos no mesmo local.
Considere o tamanho e a largura que essa árvore pode atingir com o passar do tempo. Ressaltamos ainda que é necessário ter bastante cuidado com o manuseio da muda, ela deve ficar em pé sem dificuldades dentro do recipiente para que possa ser transportada sem problemas.
Passo 2 – Buraco Para Colocar a Muda
Quando for fazer o transporte das mudas de árvore para o solo cave um buraco de 60 x 60 cm para cada uma das mudas. Tenha atenção também para o espaçamento entre elas, evite que fiquem muito próximas principalmente nos casos de árvores muito grandes. Se o plantio for de larga escala você pode diminuir as medidas para 40 x 40 cm.
Como Preparar A Cova
Depois de cavar os buracos para colocar as suas mudas é necessário pulverizar 1/3 (cerca de 100 gramas) de calcário nas laterais e também no fundo do buraco. Depois misture o que sobrou do calcário e também os adubos a terra da cova. Quem preferir pode trocar a terra por terra vegetal.
Passo 3 – Adubo
Quando cavar os buracos para as mudas reserve a terra retirada, pois ela será usada para fechar o buraco depois de depositar a muda. Porém, antes de colocar a terra para fechar o buraco será necessário misturar a terra com esterco ou com algum outro tipo de adubo orgânico.
Dentre os tipos de adubo que podem ser usados estão farinha de osso e calcário dolomítico que é um composto feito de magnésio e cálcio. Quem preferir pode ir a uma loja de produtos agrícolas e comprar o fertilizante NPK 10 que é ideal para diversos tipos de planta.
Outras Possibilidades de Adubo
Um tipo de adubo que pode funcionar muito bem para o cultivo de mudas de árvore são as cinzas de madeira uma vez que elas possuem uma elevada quantidade de potássio. Isso faz com que as mudas de árvores se tornem mais resistentes a doenças e pragas. O mais interessante é que as cinzas podem ser utilizadas para a adubação em qualquer estágio de crescimento da planta.
Passo 4 – Plantio
O adubo deve ser colocado de forma que preencha metade do buraco que foi feito para acomodar a muda. O restante do buraco deverá ser preenchido com a terra que foi reservada. É importante que o colo da muda esteja no nível do solo. Para ajudar a planta a ficar ereta use um pedaço de madeira como uma estaca para dar suporte.
Dicas de Como Fazer O Plantio
A primeira coisa a ser feita é retirar a muda com muito cuidado da embalagem para que o torrão não se desmanche. Depois cubra o fundo da cova com a terra que foi misturada até perceber que o torrão ficou nivelado com o chão. Em seguida acomode a muda dentro da cova na vertical e observe a altura do torrão relativo ao chão.
Nesse momento você pode colocar a estaca que sugerimos acima para ajudar a dar suporte a muda. Afunde a estaca até chegar ao fundo da cova. Cubra com a terra misturada e pise em volta para que a muda fique mais firme no chão de maneira que o caule não fique coberto com terra.
Ao redor da muda faça uma vala que tenha o mesmo tamanho da cova feita para a muda, isso vai servir para captar água. Uma dica para o caso de a muda estar sendo cercada por insetos é colocar fumo no seu entorno. O fumo não faz nenhum mal para a planta e ainda ajuda a afastar os insetos e pragas.
Amarração da Estaca
Para garantir que a muda não solte da estaca será necessário fazer uma amarração. Para isso use borracha, sisal ou outro material que não machuque o caule da muda, jamais use arame para isso. A amarração pode ser feita de maneira a parecer um oito deitado.
Passo 5
Mantenha sempre em dia a rega da planta, porém, cuidado para não exagerar e acabar encharcando a muda. Água em excesso pode causar problemas como o apodrecimento das raízes.
Cuidados Pós-Plantio
No caso de você plantar a sua muda de árvore num local que esteja sujeito a depredação é importante fazer uso de uma grade de proteção para garantir que a planta permaneça fora de ameaça. Se não chover no local em que você plantou a sua árvore é interessante fazer irrigação de 4 em 4 dias com mais ou menos 20 litros de água.
Cuide Bem da Sua Muda
O crescimento da árvore dependerá de forma direta do seu esforço para mantê-la protegida e bem cuidada. Isso significa que é necessário ficar de olho quanto a irrigação da sua muda além de saber como escolher o melhor local para o seu cultivo. Considere questões como luminosidade, chuvas entre outros fatores. Com os cuidados certos a sua planta poderá crescer muito mais bonita.