Dicas de Paisagismo Para Sua Casa

Decorar sua casa com plantas e flores é uma tarefa bastante fácil, e que com certeza irá proporcionar ao ambiente muita tranquilidade, harmonia e alegria por causa do contato com a natureza. Qualquer cantinho da sua casa pode se transformar em um canteiro, jardim, jardim de inverno, etc.

O paisagismo é a nova tendência da decoração, e já é possível encontrar plantas decorando todos os ambientes de uma casa, pois aquela imagem de que as plantas eram encontradas apenas nos jardins, na entrada da casa ou nas hortas do quintal, já está um tanto quanto ultrapassada.

As plantas têm o poder de tornar um ambiente acolhedor. Seja a fachada da casa, a área da piscina, a sala e até mesmo a cozinha. Confira algumas dicas de como deixar sua casa mais próxima da natureza.

Tenha uma Mini-Horta na Sua Cozinha

A mini-horta, além de ser um charme, ainda tem grande utilidade na cozinha. Através dela você poderá ter à disposição plantas que são ótimos temperos, como: alecrim, manjericão, salsinha, cebolinha, coentro, tomilho, hortelã, orégano, etc. E o melhor, elas estarão sempre frescas para o uso.

Para montar sua mini-horta você precisa de um vaso ou jardineira de pouco mais de 20 cm de altura, o vaso pode ser de plástico, ou qualquer outro material que combine com a decoração da sua cozinha. Escolha uma área em que o sol bata em pelo menos uma parte do dia ou que tenha bastante claridade. Plante as mudas que escolher em terra adubada e regue sempre suas plantinhas, mas sem exageros para não afogar as mudas.

Espere que as mudas cresçam e você além de trazer um pouquinho da natureza para sua cozinha, ainda terá temperos deliciosos para dar aquele toque especial para as suas receitas.

Plantas Dentro de Casa

Não é apenas a sua cozinha que pode contar com plantas na decoração. Você pode distribuir vasos pela casa ou até mesmo criar um pequeno jardim de inverno. Mas, é necessário ter certo cuidado na hora de escolher as espécies das plantas, que devem ser próprias para cada tipo de ambiente, com as condições de calor, umidade e iluminação adequadas.

Na hora de escolher o vaso, prefira os de cerâmica, pois eles evitam que a planta fique excessivamente úmida e permitem que as raízes respirem através dos poros que esse tipo de vaso tem.

As plantas mais indicadas para interiores são: pacová, zamioculca, rafis, lavanda, azaléia, peixinho, lanterna chinesa, arundina, etc. Essas plantas não necessitam de muita luz para crescerem, aliás, a zamioculca, por exemplo, não deve ser exposta ao sol para que suas folhas não amarelem. A rafis é ideal para quem não tem muito tempo disponível para cuidar das plantas, pois não necessita de muitos cuidados.


Por Heloisa Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *